21 receitas de lasanha bolonhesa para você se sentir na Itália

Por
Atualizado em 08.09.21

A lasanha bolonhesa é uma receita típica da culinária italiana, vinda da cidade de Bolonha, que dá nome ao prato. Seu preparo consiste em uma massa fina intercalada com camadas de um molho de tomate com carne moída. Algumas versões também incluem presunto, mussarela e até mesmo molho branco.

Mesmo tendo sua origem em outro continente, esse é um prato que faz um enorme sucesso na mesa de muitos brasileiros. Por isso, é muito comum encontrar uma lasanha como prato principai do almoço de várias famílias aos domingos.

Com uma popularidade tão grande, provavelmente você conhece alguém que tem uma receita deliciosa, mas que tal conferir as opções da lista abaixo?

Lasanha bolonhesa simples

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

1. Lasanha bolonhesa de frigideira: já pensou em preparar uma lasanha bolonhesa que suja apenas uma panela? Pode até parecer um sonho, já que esse prato é muito conhecido pelo trabalho que dá para ser feito. Mas se você não quer uma grande bagunça na sua cozinha, saiba que seus problemas acabaram com essa receita. E pode acreditar, o resultado fica tão gostoso como o de uma opção mais tradicional.

2. Lasanha bolonhesa fácil de fazer: essa é outra opção de receita para quem busca praticidade. Aqui, a dica é procurar elementos que ajudem no passo a passo, como utilizar um molho pronto e uma daquelas massas que podem ir direto ao forno. Com um pouco de programação é possível preparar uma deliciosa lasanha sem ter que passar horas na cozinha.

Publicidade

3. Lasanha bolonhesa de micro-ondas: quer deixar o fogão de lado no preparo da sua lasanha? Então, basta conferir essa receita, que é feita no micro-ondas. Aqui, tanto o molho bolonhesa, quanto o prato pronto são levados ao eletrodoméstico. Se você não tem preconceito em fazer uma receita tradicional com o uso desse aparelho, pode apostar nessa receita.

4. Mini lasanha bolonhesa: que tal preparar uma lasanha para ser servida em uma porção individual? Essa é uma ótima pedida para quando você está sozinho em casa ou até mesmo para quando você quer surpreender seus convidados com uma apresentação diferente. A montagem é um pouco mais demorada do que se o prato fosse feito em um refratário, mas o resultado final super compensa.

5. Lasanha bolonhesa simples: essa é uma ótima opção para quem não quer muita frescura no preparo da sua lasanha, mas quer que o resultado seja bem suculento e mereça ir para uma mesa de domingo com a família reunida em volta da mesa.

6. Lasanha bolonhesa prática: essa é outra opção que dá algumas dicas para facilitar o preparo da sua lasanha, como o uso do molho de tomate pronto. Além disso, a mussarela e o requeijão entram em cena para deixar seu prato ainda mais gostoso. Então, se você adora cremosidade, não deixe de conferir essa opção e testar na sua casa.

Publicidade

7. Lasanha bolonhesa com dois molhos: essa é uma receita de lasanha em que as camadas são intercaladas com massa, mussarela, parmesão, molho bolonhesa e bechamel. A combinação desses ingredientes resulta em um prato extremamente saboroso. Se você quer uma opção que tenha essa mescla de molhos diferentes, pode apostar sem medo nessa daqui.

8. Lasanha bolonhesa com massa fresca: que preparar a massa da sua lasanha bolonhesa em casa? O processo para o preparo desse prato é bem demorado, mas o resultado é tão gostoso, que vale muito a pena conferir e testar em casa. Então, basta aproveitar aquele dia que você tiver um tempinho sobrando e partir para a cozinha.

Lasanha bolonhesa incrementada

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

9. Mini lasanha bolonhesa com dois molhos: essa é outra opção de lasanha que leva dois molhos: o branco e o bolonhesa, mas aqui, você aprende a como fazer o prato em uma porção pequena. A quantidade de ingredientes usados na receita é suficiente para preparar quatro vasilhas.

10. Lasanha bolonhesa incrementada: que tal preparar uma lasanha que não leva apenas molho bolonhesa? Aqui, as camadas são incrementadas com ovos, molho branco, presunto e queijo. Essa é uma combinação de ingredientes que pode agradar os mais variados paladares, por isso, vale a pena testar em casa e se deliciar com o resultado.

11. Lasanha bolonhesa com molho branco: essa é uma receita de lasanha bolonhesa que leva uma grande quantidade de mussarela e de molho branco, o que é um grande diferencial no seu sabor final. O trabalho de preparar dois molhos é um pouco maior, mas o resultado é tão gostoso, que compensa o tempo extra na cozinha.

12. Lasanha bolonhesa com creme: que tal preparar uma receita que além de levar o molho bolonhesa, também leva o creme alfredo, que é feito com creme de leite, noz moscada, pimenta, queijo parmesão e sal? Com um passo a passo simples é possível dar outro gostinho para um prato tão tradicional. Além disso, essa é uma ótima pedida para quem gosta de uma massa molhadinha.

13. Lasanha bolonhesa com calabresa: se você adora carne, deve parar para ler essa receita que combina a carne moída com calabresa. O gosto da sua lasanha ficará muito mais marcante. Além disso, o trabalho extra na cozinha não é muito grande.

14. Lasanha bolonhesa com peito de peru: que tal preparar uma lasanha bolonhesa simples, mas que é incrementada com mussarela e peito de peru? Essa combinação de ingredientes é coringa no preparo de vários pratos, e aqui, não é diferente.

Lasanha bolonhesa menos calórica

Foto: Reprodução / Panelaterapia

15. Lasanha de berinjela à bolonhesa: quer preparar uma receita bem prática de lasanha de berinjela? Essa é uma ótima pedida para quem não tem muito tempo para cozinhar, mas não quer deixar de lado aquela refeição super gostosa e suculenta. Além disso, também é uma boa escolha para quem quer inovar no sabor.

Publicidade

16. Lasanha bolonhesa low carb: sabia que é possível preparar uma lasanha que não é cheia de carboidratos? Aqui, a massa é deixada de lado e dá lugar para fatias de berinjela. Além disso, a carne escolhida para o molho bolonhesa é o patinho, que é um corte magro, o que faz com que seu prato não fique cheio de calorias.

17. Lasanha bolonhesa com massa de espinafre: já pensou em preparar em massa de lasanha caseira de espinafre? Essa é a proposta dessa receita que dá um pouco de trabalho para ser feita, mas que fica com um gostinho tão bom, que cada minuto na cozinha vale a pena para depois se deliciar com o resultado final.

18. Lasanha bolonhesa light: essa é outra opção que conta com uma massa caseira, mas ela é bem diferente das tradicionais. Isso acontece porque um dos ingredientes usados para o seu preparo é a proteína de soja isolada.

19. Lasanha bolonhesa low carb deliciosa: essa é outra opção que deixa a massa tradicional de lado da lasanha para dar espaço para a berinjela. Porém, aqui os ingredientes usados para o recheio são mais gordinhos, como o requeijão, por exemplo. Mesmo assim, essa é uma ótima pedida de prato para ser acrescentado ao seu cardápio.

21. Lasanha bolonhesa sem glúten/lactose: a dica dessa receita é usar uma massa para lasanha sem glúten, que é feita com mandioca. Além disso, as camadas são intercaladas com um molho bolonhesa e outro branco, que é livre de lactose. Essa é uma opção muito saborosa para que os intolerantes também possam se deliciar com esse prato clássico.

A lasanha bolonhesa é um prato adorado pelos mais variados paladares, por isso, preparar uma das receitas dessa lista na sua casa pode ser uma ótima pedida. Você pode escolher um dia especial ou até mesmo usar aquele dia de semana com um tempinho sobrando para fazer o seu teste e se deliciar com o resultado final!