10 receitas de leite de arroz fáceis e baratas para esquecer o leite de vaca

Escrito por                          

Quem é vegano ou intolerante ao leite de vaca pode encontrar dificuldades na hora de fazer a substituição desse ingrediente de maneira simples e barata. Se você deseja preparar uma receita caseira sem gastar muito, o leite de arroz é uma ótima opção e ainda pode ser incrementado com baunilha, tâmaras e canela. Dá só uma olhadinha nas opções abaixo:

1. Leite de arroz sem açúcar

Perfeito para preparar receitas tanto doces quanto salgadas, esse leite de arroz não leva açúcar na sua composição e fica uma delícia! Você pode usar o arroz integral ou o agulhinha, vai da sua preferência. Lembre-se de guardar na geladeira assim que ficar pronto e consumir em até três dias.

2. Leite de arroz cozido

Em uma panela, coloque o arroz com a metade da medida de água e ferva por 15 minutos. Cuidado para não deixar os grãos cozinharem completamente. Em seguida, transfira para o liquidificador e bata por dois minutos com o extrato de baunilha. Coe bem e está pronto!

3. Leite de arroz integral

Para uma receita mais saudável, opte pelo arroz integral. E o preparo é bem simples: basta cozinhar o arroz e bater com água no liquidificador até dar a consistência desejada. Dicas: quanto mais você cozinhar e bater os grãos, mais grosso o seu leite vai ficar.

4. Leite de arroz com tâmara

Aqui, as tâmaras entram em cena para dar um saborzinho a mais para o seu leite vegetal. Então, cozinhe os grãos e bata com o restante dos ingredientes no liquidificador. E sabe aquele resíduo que fica na peneira depois de coar? Você pode aproveitar para assar e fazer uma farinha de arroz caseira!

5. Leite de arroz integral com fava de baunilha

Por ter um sabor neutro, o leite de arroz pode receber outros ingredientes que dão um toque todo especial para a bebida. E a fava de baunilha é a cereja do bolo dessa versão. Lembre-se, ao finalizar, de guardar o leite em um vidro esterilizado na geladeira por até três dias.

6. Leite de arroz com açúcar e sal

Coloque o arroz em um recipiente fundo com água e deixe de molho por no mínimo três horas. Depois, coe e leve para o liquidificador com água filtrada. Adicione o açúcar e o sal. Bata por dois minutos ou até dar a consistência desejada. Para finalizar, coe a mistura novamente e está prontinho!

7. Leite de arroz com canela

A canela sempre dá um gostinho a mais nas receitas, não é mesmo? E aqui, essa delícia é adicionada para deixar o seu leite de arroz ainda mais gostoso! O processo de preparo é semelhante aos outros dessa lista. Mas atenção: a especiaria deve ser colocada na bebida depois que ela já estiver pronta, ok?

8. Leite de arroz cozido na panela de pressão

Com apenas dois ingredientes – arroz e água filtrada – você consegue preparar um leite vegetal fácil, barato e superversátil. E para facilitar ainda mais a sua vida, a dica é cozinhar os grãos em uma panela de pressão. Vale a pena testar aí na sua casa!

9. Leite de arroz com damascos secos

Arroz cozido, água filtrada, damascos secos e essência de baunilha sem álcool são os ingredientes que compõem esse leite vegetal bem fácil e diferente. O preparo não tem segredos: é só colocar tudo no liquidificador, bater bem e depois coar antes de servir.

10. Creme de leite de arroz

Para um creme de leite vegetal muito gostoso e fácil de fazer, aposte nessa versão preparada com arroz. O cozimento é uma etapa muito importante dessa receita (a mistura deve ficar na panela em fogo baixo por pelo menos meia hora). A quantidade de ingredientes rende um litro de creme de leite!

Com tantas receitas gostosas e práticas, fica fácil substituir o leite de vaca, não é mesmo? E para mais receitas sem ingredientes de origem animal, não deixe de conferir essas opções de leite de aveia e sobremesas veganas.

PARA VOCÊ