83 receitas com lentilha para testar e ter sorte o ano todo

Por
Atualizado em 15.03.21

A lentilha é um grão muito especial por diversos motivos. A textura e o sabor dela são incríveis, tem uma história e cultura muito voltada para a superstição, tanto que é um dos pratos que não podem faltar no Réveillon de muita gente. Você pode fazer a lentilha de diversas formas: na salada, com arroz, com carne ou até mesmo em forma de hambúrguer. Confira as melhores receitas de lentilha e escolha a que mais tem a ver com o seu paladar!

Lentilha vegetariana

Foto: Reprodução / Francinha

1. Rocambole com lentilha: essa receita é uma gostosura recheada de especiarias. O mais complexo fica para a montagem do prato, mas você vai aprender rapidinho, basta seguir as orientações. O suco de limão e o cominho dão um toque de sabor sensacional.

2. Bolonhesa de lentilha: deliciosa e simples receita para aquele almoço rápido e saudável que você precisa fazer em um dia de trabalho normal. Você vai cozinhar o macarrão normalmente e depois fazer o molho de tomate com páprica, manjericão, salsinha, cebolinha e outros temperos maravilhosos.

3. Quibe assado com lentilha: esse tipo de quibe assado é simplesmente delicioso e bem simples de ser feito também. Você pode usá-lo em um lanche da tarde ou até para jantar mesmo. Você vai usar o trigo para quibe, proteína de soja, aveia, cebola, hortelã e cheiro verde. Fica muito bom.

Publicidade

4. Quibe de quinoa e lentilha: mais uma receita de quibe só que agora com algumas diferenças bem importantes que vão modificar completamente o sabor do prato. Você vai usar quinoa, batata doce, caldo de legumes caseiro, suco de limão, além de outras especiarias como o cominho, hortelã e cheiro verde.

5. Fetuccine com lentilha: uma receita deliciosa de fetuccine para você repetir o prato algumas vezes. O melhor de tudo é que ela é muito simples de ser feita, já que tem apenas sete ingredientes e metade disso é tempero. Você vai usar o azeite, cebola, a massa do macarrão, a lentilha, sal, pimenta e salsinha picada.

6. Bolinho de lentilha: um petisco delicioso para acompanhar aquela cerveja bem gelada em um encontro com seus amigos na sua casa, ou até mesmo uma festinha que você resolver oferecer para eles. O prato é bem tranquilo de ser feito. Você vai preparar o bolinho com ricota, erva-doce e panko. O molho vai com limão siciliano e alcaparras.

7. Pasta indiana com lentilha: uma pasta bem gostosa para você acompanhar uma torrada ou até mesmo biscoitos de sal diversos. Ela possui muitas especiarias e temperos para deixar o sabor daquele jeito que todo mundo gosta. Vai com cebola roxa, alho, cominho, noz-moscada, coentro, suco de limão, três tipos de pimenta e azeite.

Publicidade

8. Pimentão recheado com lentilha: delicioso pimentão recheado que vai te fazer repetir o prato por algumas vezes sem medo de ser feliz. Ainda mais se você usar os coloridos, que misturam a beleza e o sabor desse produto na sua boca. Os ingredientes são bem simples: alho, cebola, arroz, água, cheiro verde e sal.

9. Lentilha com ovos: para você que ainda não chegou ao estágio de vegano, essa é uma opção com ovos extremamente deliciosa. Você vai fazer esse prato com cebola, alho, tomate sem sementes, azeite, molho de tomate, páprica picante, folha de louro, sal, pimenta e os ovos, claro. Muito gostoso e super simples.

10. Almôndegas de lentilha: mais uma receita deliciosa para fazer com lentilha em um almoço, jantar ou na ceia de fim de ano. As almôndegas ficam tão maravilhosas quanto as originais feitas com carne e você vai querer devorá-las. Isso porque elas vêm com sal, pimenta, cominho, cebola, alho, temperos verdes e molho de tomate.

11. Lentilha com maçã e curry: receita que mistura dois sabores bem distintos, mas ao se encontrarem na boca deixam tudo maravilhoso. É uma pasta feita com maçãs vermelhas, cebola, azeite de oliva, curry em pó, e sal. Pode ser servido com arroz que fica uma delícia. O preparo é muito simples e você vai adorar o prato.

12. Papinha de lentilha e abóbora: uma papinha deliciosa e super saudável para servir às crianças e também para os adultos, não é mesmo? Super simples de ser feita, com pouquíssimos ingredientes e muito saborosa, você usa apenas abóbora, lentilha, sal e água. Cozinhe por um tempo e depois bata tudo no liquidificador.

13. Espaguete com lentilha: mais uma opção de massa para você fazer boas lentilhas recheadas de tempero e sabor. Neste caso é um espaguete com almôndegas feitas com o grão da sorte. O prato vai temperado com alho, cebola, salsinha, cebolinha, alho poró, páprica, sal e pimenta. Fica delicioso.

14. Assado de lentilha: um assado bem simples de ser feito para você preparar no seu café da manhã ou da tarde. Extremamente saudável, ele vai fazer o seu dia render mais com disposição e muita felicidade. Você vai usar alho, pimentão, cebola, molho de tomate, azeite, pimenta do reino, sal páprica defumada e farinha de linhaça.

15. Bolinhos de lentilha e batata: mais uma receita de bolinhos feitos com lentilha para você arrasar nos petiscos para os seus convidados. Muito simples a receita, você vai fazer esse preparo rapidinho. O prato vai apenas com cebola, alho, batata, farinha de mandioca, azeite, pimenta e sal. O sabor é simplesmente sensacional.

16. Curry de lentilha: o curry e as lentilhas combinam muito bem, você vai ver diversas receitas que misturam essas duas iguarias da culinária internacional. No caso desta em específico, além dos dois ingredientes, o prato vai com água, cebola, alho, tomate, abobrinha, azeite, salsinha e sal.

Publicidade

17. Croquete vegetariano de lentilha: mais um aperitivo para acompanhar o seu encontro com os amigos em sua casa. Muito temperado, como deve ser tudo feito com lentilha para dar aquela explosão de sabores dentro da sua boca. Você vai usar folha de louro, pimenta, cheiro verde, semente de coentro, molho inglês e mostarda.

18. Bolonhesa de lentilha com vinho tinto: outra receita de macarrão à bolonhesa de lentilhas para você garantir várias opções na hora de preparar o seu almoço gostoso e saudável. Você vai usar poucos ingredientes, apenas vinho tinto, tomate sem pele, cebola, alho, azeite, sal e pimenta. Aí é só preparar o molho e correr para o abraço.

19. Tomate recheado com lentilha: se teve pimentão recheado, a hora agora é do tomate tomar a frente desse delicioso prato. Você vai usar diversos temperos e especiarias. O alho, a cebola, limão taiti, azeitona, manjericão, cheiro verde, páprica, azeite e sal. A proteína da soja também é importante no preparo.

20. Guisado de lentilha com ervilha: um guisado de grãos delicioso e super simples de ser feito para você preparar aquela comidinha rápida, gostosa e saudável. O prato vai apenas com lentilha, ervilha seca, alho, cebola roxa, molho de tomate, azeite, sal, páprica, curry, pimenta e água. Simples e muito bom.

21. Polenta italiana com lentilha: deliciosa receita bem fina para você apresentar em um jantar especial. Você vai precisar fazer dois processos: o primeiro da polenta com caldo de legumes, sal marinho, açafrão e creme de soja. E depois o ragu que é feito com amêndoas, pimenta biquinho, alho poró e cogumelos.

22. Lentilha com nozes e cebola: outro prato delicioso para você comer e repetir até não sobrar mais nada na travessa. Uma verdadeira mistura de sabores e texturas que vão te deixar louco de vontade de devorar tudo logo. As lentilhas, a cebola frita e as nozes fazem um encontro praticamente perfeito na sua boca.

23. Tomate com lentilha: mais uma opção de tomate recheado com lentilhas, só que agora com sabores bem distintos dos apresentados acima no outro prato. Primeiro porque você vai usar o tomate Deborah. Segundo que ele vem com poucos ingredientes, apenas páprica, cebola, sal e pimenta.

Lentilha com arroz

Foto: Reprodução / Gastrolândia

24. Lentilha com arroz selvagem: uma receita excelente para você fazer na ceia de Ano Novo e trazer muitas alegrias e prosperidade para o próximo ano. Ela é feita com arroz negro, um delicioso tipo de grão que combina perfeitamente com as lentilhas.

25. Arroz com lentilha e linguiça: receita super simples e muito gostosa que mistura dois ingredientes perfeitos para a virada de ano. Você vai usar apenas a cebola, o alho, linguiça tipo calabresa, tomate sem semente, pimentão amarelo, arroz, sal, pimenta e salsinha para decorar no final. Fica muito gostoso.

Publicidade

26. Arroz com lentilha e cebola: receitinha delícia para você arrasar na cozinha com poucos ingredientes e muito sabor. Além das lentilhas e do arroz, ela vai com cebola, azeite de oliva extra virgem, pimenta síria, sal e pignoles tostados. O preparo é bem simples e o resultado é de dar água na boca.

27. Mjadra: esse é um tipo de preparo feito com arroz que vem da cultura árabe e que você vai ver nesta lista umas três vezes, pelo menos. É muito gostoso, simples de fazer e bem parecido com o paladar da culinária brasileira. Você vai usar o arroz agulhinha com um pouco de farinha de trigo e muitos temperos.

28. Arroz com lentilha à moda árabe: outra receita de arroz feita com o preparo típico e tradicional da cozinha árabe, mas com ingredientes um pouco diferentes do prato acima. Você vai usar apenas o arroz, as lentilhas, cebola, alho, sal, pimenta e óleo. O sabor é muito bom, além de muito fácil de ser feito.

29. Arroz com lentilhas: um prato muito bonito e envolvente, só de ver ele pronto já vai te dar vontade de comer até não sobrar mais nada dentro dele. Você vai usar apenas cebola, arroz branco ou integral, água, pimenta síria, cominho em pó, canela, azeite e sal a gosto. Preparo super simples e delicioso.

30. Arroz com lentilhas e cebola empanada: deliciosa mistura das lentilhas com as famosas onion rings, ou cebolas empanadas. Você vai fazer o arroz normal com alho e sal, adicionar as lentilhas com uma pitada de pimenta e preparar as cebolas para finalizar o prato. O sabor é fora do comum de tão gostoso.

31. Mjadra ou arroz com lentilha: mais uma receita do arroz no estilo árabe para você ter opções de sobra e testar todas elas. Afinal de contas, comer é bom demais, não é mesmo?! Essa é feita com apenas seis ingredientes, super rápido, simples e bem apetitoso. Você vai usar somente o arroz, as lentilhas, cebola, alho, pimenta e sal.

32. Arroz com lentilha e lombo salgado: uma deliciosa mistura de sabores para você arrasar em qualquer jantar. O lombo de porco ajuda na explosão de sabores e de texturas que vai tomar conta da sua boca ao experimentar esse prato. Além dele, você também vai sentir os cravos, a canela, a folha de louro.

33. Arroz com lentilha para o Ano Novo: nessa receita, você vai usar arroz branco, lentilha seca, cebola, alho, tomilho, pimenta calabresa, salsa, páprica, óleo, manteiga, caldo de carne e sal. Fica sensacional.

Saladas com lentilha

Foto: Reprodução / Veganana

34. Salada de lentilha com romã: deliciosa salada de lentilha com romã, perfeita para que um novo ano que se inicia seja repleto de saúde, dinheiro e muito felicidade. Ela é feita crua mesmo com as lentilhas, a romã, água, suco de limão, azeite de oliva, sal, pimenta e salsinha. Fica muito gostosa e traz sorte.

35. Salada de lentilha com legumes grelhados: uma receita bem saudável para você preparar quando quiser e ter um dia repleto de energia e vitalidade. Você vai usar como ingredientes o azeite extra virgem, abobrinha italiana, berinjela, castanha-do-Pará, queijo de cabra cremoso, pesto de hortelã, sal e pimenta do reino.

36. Salada de lentilha com queijo e pesto: receitinha deliciosa e bem simples de uma saladinha perfeita para acompanhar no almoço ou no jantar. Você vai usar apenas as lentilhas, tomate picado sem sementes, queijo de cabra em cubinhos, rúcula, castanha-do-Pará, alho, azeite e sal. Super fácil de ser feita e muito gostosa.

37. Salada de grãos: uma receita feita com muitos grãos, para uma dieta bem saudável e super nutritiva. Ela já começa com grãos de trigo e passa pela cevada, lentilhas, alho poró, damasco turco, ciboulette, amêndoas, sal, pimenta moída, vinagre de champanhe ou vinho branco. Uma delícia que você vai adorar.

38. Salada de lentilha com cenouras: a lentilha é um grão muito diverso que pode ser usado nos mais diferentes tipos de receita. Isso porque o sabor dele não é tão forte assim, e o que faz o prato ficar realmente apetitoso são os temperos e acompanhamentos. É o caso desta salada feita com cenouras, pimentão vermelho e cebola roxa.

39. Salada de bacalhau com lentilha: mais uma possibilidade muito gostosa que é simples de ser feita e vai fazer você devorar toda a travessa da salada em poucos minutos. Ela é extremamente deliciosa e com pouquíssimos ingredientes, feita com bacalhau, lentilhas, tomate, ervas e temperos diversos. Algo fora do comum de tão bom.

40. Salada de lentilhas: uma salada de lentilhas bem tradicional, com poucos ingredientes, onde o grão é o verdadeiro destaque do prato. Você vai usar cebolas, alho, cenoura, tomilho, bacon, vinagre ou vinho branco, salsinha picada, mostarda Dijon, óleo de canola sal e pimenta do reino.

41. Salada com lentilha e beterraba assada: deliciosa receita que exige alguns preparos diferenciados para ficar perfeita. Primeiro você vai fazer o azeite de hortelã, depois a beterraba assada e, por fim, a salada de lentilhas para finalizar esse excelente e saudável prato. Entre os ingredientes, o alho-poró dá um destaque especial à salada.

42. Salada com lentilha, cenoura e tomate cereja: receitinha simples e muito deliciosa, porque leva em sua composição um mix de ingredientes que dão água na boca em qualquer mortal: cenoura, tomatinho cereja, alecrim, tomilho, manjerona, alho, sal, pimenta, azeitona, queijo parmesão, vinagre de vinho, azeite e cheiro verde.

43. Salada de lentilha com salmão defumado: uma mistura pra lá de apetitosa é essa feita com lentilhas e salmão para uma saladinha bem saudável. Além dos dois, a receita leva um delicioso molho de limão siciliano com dill. A lentilha usada é a vermelha e o salmão vai defumado em fatias. Use temperos para finalizar o prato.

44. Salada de lentilha com tomate assado e gorgonzola: receita muito gostosa feita com tomate assado, tomilho seco e fresco, azeite de oliva, vinagre balsâmico, cebola roxa, vinagre de vinho tinto, sal grosso moído, alho, salsinha, cebolinha, dill, queijo gorgonzola e pimenta do reino. Só de ler os ingredientes já dá água na boca, não é mesmo?

45. Saladinha de lentilha: opção bem simples para você preparar de maneira rápida para aquele almoço durante a semana que você não tem muito tempo para gastar na cozinha. Os ingredientes são bem poucos, você usará apenas caldo de legumes, cebola, tomate, salsa, azeite, limão taiti, pimenta e sal.

46. Salada com lentilha colorida: agora é hora daquela receita completamente saudável e gostosa que você vai fazer e repetir por várias vezes até enjoar do sabor que é maravilhoso. A salada vai com pimentão amarelo, vermelho e verde. Além de tomate cereja, cebola roxa, cebolinha verde, folha de louro, suco de limão, sal, pimenta e azeite.

47. Salada de lentilha com gorgonzola e cebola: uma salada para fazer você comer o prato inteiro e ainda pedir mais. É assim que vai funcionar ao você colocar a primeira garfada na boca dessa mistura feita com queijo gorgonzola, cebola, lentilhas, vinho branco, amêndoas, pimentão amarelo e diversos temperos.

48. Salada de camarão com iogurte: mais uma possibilidade bem gostosa de você fazer a sua lentilha para algum evento importante, ou encontro de amigos, até mesmo um almoço de domingo com a família. A receita vai com vários ingredientes, mas quem manda mesmo é o camarão e o iogurte com as lentilhas.

49. Salada com lentilha morna: é hora de sair um pouco das saladas frias e partir para uma outra possibilidade bem gostosa que são as feitas em parte no fogão. É o caso deste receita que vai com folhas de escarola, pimentões vermelhos, salsinha, azeite de oliva, vinagre ou vinho branco, sal e pimenta do reino moída.

50. Salada de lentilha com peixe crocante: uma deliciosa e super apetitosa salada feita com peixe grelhado e crocante que combina bem com os outros ingredientes, como suco de laranja, alho, coentro, azeite, sal, tomatinho cereja e muitos outros.

Hambúrguer de lentilha

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

51. Hambúrguer de lentilha tradicional: chegou a hora mais esperada, a daquele lanche bem gostoso e nutritivo que serve para toda a família. No caso deste hambúrguer, ele é muito simples de ser feito e leva em sua lista de ingredientes alho, cebola, cheiro verde, azeite, sal, cominho e farinha de trigo integral.

52. Hambúrguer de lentilha com cebola: mais uma receita para você preparar aquele lanche delicioso e se acabar de tanto comer. Ela é feita com lentilha crua, farinha de aveia ou de arroz, cebola, sal, salsa e óleo vegetal. Muito simples, com poucos ingredientes e especialmente apetitosa.

53. Hambúrguer vegano de lentilha: receita super gostosa, sem ingredientes de origem animal para você que faz uma dieta saudável e que respeita o meio ambiente ao mesmo tempo. Nela vai alho, cebola, salsa, cebolinha, farinha de arroz, polvilho ou farinha de tapioca, farinha de milho, sal e pimenta.

54. Hambúrguer de lentilha com arroz: receita bem deliciosa e super simples para você agradar a toda a família na hora de preparar o lanche da tarde ou da noite. Esta opção é feita com arroz cozido, cebola, alho, cebolinha, páprica defumada, sopa de nutritional yeast, pimenta do reino, sal e óleo para grelhar o hambúrguer.

55. Hambúrguer de lentilha sem glúten: mais uma possibilidade de receita do lanche sem glúten e feito de forma extremamente saudável. Você vai usar o alho, cebola, salsa, cebolinha, alho poró, farinha de grão de bico ou outra que não tenha glúten, outras farinhas, páprica defumada e temperos.

56. Hambúrguer de lentilha com curry: o curry voltou ao seu encontro perfeito com as lentilhas, só que agora em formato de um hambúrguer pra lá de apetitoso. Esse é feito com cebola, alho, azeite, farinha de trigo, sal, pimenta, cominho e páprica além dos dois ingredientes que já são conhecidos por você.

57. Hambúrguer assado de lentilha: para quem quer manter a parte saudável do sanduíche até no preparo, no lugar de grelhar ou fritar, você pode assar o hambúrguer. Você vai usar carne moída, cenoura, salsinha, alho, curry, azeite, pimenta e sal. Fica muito gostoso e nutrititivo.

58. Hambúrguer de lentilha com beterraba: além do sabor sensacional, essa receita é um complexo de boas sensações ao preparar e se deliciar com o prato. O hambúrguer de lentilhas com beterraba é feito com texturas, sabores e cores que vão te dar vontade de comer e repetir por várias vezes. Vale a pena testar essa delícia.

59. Hambúrguer de lentilha com quinoa: para você que gosta mesmo de uma comida bem saudável e nutritiva, essa é a melhor opção de lanche que você vai encontrar. Além da lentilha, ela vai com quinoa, o que gera uma mistura de ingredientes saudáveis jamais vista na culinária nacional e internacional.

60. Hambúrguer de lentilha com páprica: receita bem gostosa, muito temperada, que você vai adorar. Ótima para servir junto com o pão e algum molho da sua escolha para não ficar seca demais. Os ingredientes vão desde a páprica, passando pelo alho, cominho, orégano, sal, quinoa, cebolinha e a farinha usada para formar o hambúrguer.

61. Hambúrguer com folhas de pão: uma opção muito bonita, bem feita e extremamente gostosa. Essa receita é super delicada, um prato de verdadeira alta gastronomia. As folhas de pão deixam o resultado simplesmente maravilhoso. Melhor ainda é ver isso tudo com muito tempero e sabor.

Sopas com lentilha

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

62. Sopa light com lentilha: as lentilhas podem ser feitas das mais diversas formas e uma das mais utilizadas na culinária nacional são as sopas que servem muito bem com esse tipo de grão, que dá textura ao sabor do caldo e deixa tudo mais gostoso ainda. Um exemplo é essa bem light e saudável.

63. Sopa de lentilha com ovo poché: para você que gosta de um ovo com gema bem molinha, essa é a opção perfeita de sopa que você vai encontrar nesta lista. Além dele e das lentilhas, essa receita vai com alho, caldo de legumes, água, sal, bacon e vinagre. Fica muito gostoso e é super fácil de ser preparada.

64. Sopa de lentilha temperada: receita muito gostosa que tem um processo mais complicado, mas nada que você não aprenda já na primeira tentativa. O mix de sabores fica bastante especial e deixa o prato bem apetitoso. Além dos temperos, ela vai com lentilha vermelha e cebolas completamente crocantes.

65. Sopa de lentilha com açafrão: outra mistura que dá super certo nesse tipo de receita é o açafrão com esses deliciosos grãos. Ainda mais quando junto desse encontro vai um bocado de cebola, alho, caldo de legumes, óleo de girassol, salsa, pimenta moída, sal, creme de leite light que vai na finalização, crountons e queijo ralado.

66. Sopa com legumes: receita perfeita de sopa de legumes com lentilha super temperados para você começar a sua dieta com o pé direito. Ela vai com batata, cenoura, cebola, alho poró, cebolinha, espinafre, sal, pimenta, um pouco de óleo vegetal e água para cozinhar essa delícia saudável e muito nutritiva.

67. Sopa de lentilha vegana: uma mistura bem exótica e diferente, mas que você vai adorar depois que estiver pronta e com direito a repetir o prato por algumas vezes. Nela vão as lentilhas laranja, cebola, cenoura, pimentão vermelho, tomate, páprica doce, páprica picante, chimichurri, alho-poró, salsinha, manjericão e outros temperos que você quiser.

68. Sopa de lentilha clássica: agora é a vez de você aprender a fazer uma sopa de lentilhas no estilo mais clássico. Ela vai com poucos e fortes ingredientes como azeite de oliva, cebola, cenoura, alho, lentilha, tomate, caldo de legumes, estragão, vinagre balsâmico, sal e pimenta a gosto.

69. Sopa de lentilha vermelha: mais uma possibilidade de sopa feita com a chamada lentilha vermelha, ou coral – depende da região do Brasil que você mora. Esse tipo de lentilha dá uma cor e um sabor bem especial ao prato. Fica muito bom.

70. Sopa de lentilha com berinjela: pense em uma receita de sopa de lentilhas nutritiva, gostosa, com muita cor, uma apresentação impecável e textura sensacional. Você encontrou esta receita deliciosa feita com berinjela, azeite de oliva, sal, pimenta, sálvia, caldo de falinha ou de legumes, leite e suco de limão.

71. Sopa de lentilha e toucinho: receita deliciosa que vai fazer você repetir o prato até que a panela esteja vazia, ainda mais se você gostar do forte e temperado toucinho de porco. A sopa vai com cenoura, cebola, alho, manjericão, páprica picante e azeite. Muito gostosa, além de ser feita de forma bem simples.

72. Sopa de lentilha com curry e agrião: o curry mais uma vez aparece para provar que ele pode está em todo tipo de preparo com lentilhas, seja em pratos, saladas, hambúrguer, ou em receitas vegetarianas. No caso desta, em específico, ela vai também com o agrião que dá uma textura e sabor especial ao prato.

73. Sopa de lentilha laranja: outra receita feita com a lentilha laranja para você viver uma explosão de sensações ao se deliciar com esse prato maravilhoso. Além dela, você vai usar a cebola, alho, cenoura, batata, pimentão vermelho, água, caldo de frango, extrato de tomate, hortelã, sal, pimenta e azeite.

74. Sopa de lentilha com damasco: essa deliciosa sopa de lentilhas com damasco é uma mistura inusitada, mas que fica realmente sensacional. Além disso, ela possui poucos ingredientes e tem um preparo muito simples, bem tranquilo mesmo. Você vai usar apenas água, manteiga, cebola, sal e alecrim. Fica delicioso.

75. Sopa com grãos: essa deliciosa receita de sopa vem com diversos grãos, temperos e especiarias. Ela vai com lentilha, couve, ervilha, risoni, além de uma linguicinha para dar aquele toque de sabor especial ao prato. Tudo isso feito de forma bem simples. O prato é muito apetitoso, você vai querer comer e repetir por algumas vezes.

76. Caldo de lentilha: este é um caldo mais ralo, com mais água e menos ingredientes, que acaba sendo essencial para você que está fazendo dieta, ou quer perder alguns quilinhos de forma nutritiva e com qualidade de vida e de saúde.

Lentilha com carne

Foto: Reprodução / Simplesmente Delícia

77. Purê de lentilhas: essa receita é uma delícia super simples que você já deve ter feito em casa com outros ingredientes. Um maravilhoso purê feito com manteiga, bacon, folha de louro, sal e pimenta. Você pode usar ainda o paio, ou alguma linguiça de sua preferência.

78. Curry com frango e legumes: o curry como sempre em todos os tipos de prato com lentilhas, não poderia faltar nesta parte da lista. Agora ele vem temperando um delicioso prato feito com frango e bastantes legumes. Cenoura, vagem, batata doce, tomate e temperos como a salsinha, o sal e a pimenta.

79. Lentilha com laranja e bacon: um prato bem saboroso, quase uma sopa mesmo, só que feito com laranja, bacon, cebola, alho, sal e pimenta. Muito simples de ser preparado, com um processo praticamente único e que demora poucos minutos para ficar pronto. Excelente para servir a família e os amigos.

80. Lentilha com lombo de porco defumado: depois do frango e do bacon, é hora de colocar um pouco de lombo de porco defumado nas receitas com lentilha. E no caso desta em específica, a carne vai muito bem temperada e cozida, derrete na boca, gerando uma sensação espetacular. Vale a muito a penas experimentar esse prato.

81. Creme de lentilha com calabresa: um creme super bem feito, delicioso, com textura espetacular e extremamente temperado para você fazer aquela receita de almoço de domingo para todo mundo se deliciar e pedir mais. O prato vai com cebola, alho, azeite, linguiça calabresa, tomate e provolone.

82. Linguiça com lentilhas: a linguiça é sempre uma boa opção de carne para acompanhar as lentilhas. Essa receita é um exemplo disso, uma delícia simples de ser feita e muito apetitosa.

83. Charuto de repolho com frango: um charuto de repolho com frango delicioso para servir de petisco junto com uma bebida bem gelada e gostosa. Ele é feito com folha de uva ou repolho roxo, ou até mesmo o repolho comum. O recheio é de arroz, com lentilha e frango desfiado.

Agora você não tem mais desculpa para não preparar aquela deliciosa e saudável receita com lentilhas para um almoço em família, um petisco com os amigos ou para a tão esperada ceia de Ano Novo. Para a ceia ficar completa, veja também essas opções de sobremesas geladas de Ano Novo.