6 receitas de licor de jabuticaba que vão animar a sua rotina

Escrito por                          

O licor é uma bebida de sabor marcante feita à base de um ingrediente principal – geralmente uma fruta, semente ou especiaria – e aguardente. Ele costuma ser consumido após as refeições, em porções pequenas.

Para preparar o licor perfeito, o processo deve ser dividido em duas partes: no primeiro momento, se prepara a bebida. Depois, ela deve ficar descansando por algum tempo antes de ser consumida de fato, para que atinja o ápice de sabor.

O licor de jabuticaba é uma opção incrível e acessível para começar a se aventurar no preparo de licores. Confira a lista de receitas abaixo e aprenda a fazer esse drink com excelência!

1. Licor de jabuticaba simples

Essa é uma receita simples e rápida, mas que rende um resultado final muito saboroso. Para o preparo, você vai precisar somente de três ingredientes: jabuticaba, açúcar e cachaça. Depois de pronto, o licor deve ficar descansando por, pelo menos, vinte dias.

2. Licor de jabuticaba forte

Se você é apaixonado por drinks especiais e prefere sabores mais intensos, essa opção de licor de jabuticaba é a escolha certa. Antes de começar qualquer coisa, a jabuticaba deve ficar de molho na aguardente por 8 dias – é esse passo que vai acentuar ainda mais o sabor final.

3. Licor de jabuticaba com casca

Foto: Reprodução / Panela terapia

A principal dica, aqui, é acrescentar um pedaço de carvão (que ainda não tenha sido utilizado) na mistura. Dessa maneira, você evita que o licor forme fungos ou acumule bactérias. Para preparar essa maravilha na sua casa, você também vai precisar de açúcar, cachaça não envelhecida e, é claro, bastante jabuticaba.

4. Licor de jabuticaba com cachaça branca

Foto: iStock

A cachaça branca, também conhecida como cachaça transparente, é o tipo mais comum e famoso de cachaça. Ela é altamente recomendada para o preparo de licores, pois tem o sabor mais neutro e permite que o sabor da fruta seja evidenciado. Essa é uma receita deliciosa, fácil e que ainda tem um aroma incrível, por isso, você não pode deixar de testá-la!

5. Licor de jabuticaba na garrafa pet

Para preparar esse licor, você vai precisar de uma garrafa pet de dois litros. O preparo é simples: basta colocar os ingredientes dentro da garrafa e deixar descansar por alguns dias. Essa receita não leva bebida alcoólica – o licor é feito apenas através da fermentação!

6. Licor de jabuticaba incrementado

Essa é uma receita de licor de jabuticaba bem caprichada, que tem um modo de preparo superespecial. O licor é feito com álcool de cereal, que deixa o resultado final com um sabor mais puro. Deixe o drink descansando em um pote fechado, por um mês, em um local escuro.

Agora que você já sabe como preparar um irresistível licor de jabuticaba, não tem mais desculpas para deixar de testar essa maravilha em casa. E se você é fã de bebidas diferentes, aprenda também a fazer uma incrível sangria.

PARA VOCÊ