26 receitas de mac and cheese que são um sucesso no mundo todo

O mac and cheese é uma receita típica dos Estados Unidos que, como o próprio nome já diz, combina queijo e macarrão. Além de ter um resultado incrivelmente cremoso e saboroso, ele também é um prato coringa: vai bem nas mais diversas ocasiões e agrada todos os paladares.

Publicidade

O preparo dessa receita não tem segredo algum e conta com uma lista pequena e acessível de ingredientes – você pode, inclusive, aproveitar aquilo que está sobrando na geladeira. Além disso, adicionando outros sabores, você consegue potencializar e dar o seu toque ao prato!

Veja a seleção de receitas a seguir e tenha, na sua casa, um dos pratos mais famosos do mundo.

Receitas básicas de mac and cheese

1. Mac and cheese simples: em uma panela, vá adicionando os ingredientes na seguinte sequência: leite, macarrão, creme de leite, sal, pimenta, queijo gruyere – ou outro tipo de sua preferência – e tomilho fresco. O resultado é uma massa deliciosa e que derrete na boca!

2. Mac and cheese crocante: esse passo a passo te ensina a fazer uma farofinha muito saborosa para acompanhar o macarrão. O preparo leva creme de emmental, queijo cheddar, queijo parmesão, leite, pão de forma, macarrão caracol, manteiga e pimenta-do-reino.

Publicidade

3. Mac and cheese apimentado: essa é a opção perfeita para quem gosta de pratos com sabores mais marcantes. Para alcançar esse resultado, tempere o macarrão com pimenta tabasco chipotle e utilize um queijo mais forte no preparo, como o de cabra ou o de ovelha.

4. Mac and cheese sequinho: se você não gosta da consistência tradicional do prato, vale a pena apostar nessa versão mais sequinha. O passo a passo leva queijo parmesão, queijo melba, farinha, leite, manteiga, orégano, cebolinha, salsinha, noz-moscada e pimenta-do-reino.

5. Mac and cheese com mostarda: que tal adicionar mostarda e dar mais sabor ao prato? Além de ter um resultado delicioso, essa receita é superprática e pode ser feita em uma panela só! Você só vai precisar de penne, leite, alho, mostarda, manteiga, queijo reino e parmesão.

Publicidade

6. Mac and cheese com requeijão: o requeijão é um ingrediente bastante acessível e com um ótimo custo-benefício, por isso, essa opção é uma excelente escolha. O preparo leva macarrão serpentini, leite, manteiga, requeijão, ovo, noz-moscada, sal, pimenta e queijo parmesão.

7. Mac and cheese com cream cheese: creme de leite, limão, azeite, manteiga, cebola, farinha de trigo, cheddar, parmesão, cream cheese e bacon são os ingredientes necessários para fazer essa receita. Se quiser dar ainda mais sabor, utilize a pimenta caiena para temperar.

8. Mac and cheese com cheddar: essa receita é feita somente no micro-ondas e veio para facilitar a sua vida! Em poucos minutos, você tem um resultado incrível para saborear na sua casa. Tudo o que você vai precisar é de cheddar, queijo ralado, pimenta, sal, alho e macarrão.

9. Mac and cheese com gruyère: o primeiro passo para preparar essa opção é derreter a manteiga e a farinha. Adicione o leite e os queijos e misture até que alcance uma consistência lisa. Em seguida, acrescente o macarrão e mexa bem, levando ao forno para gratinar o queijo.

10. Mac and cheese com queijo de fondue: o principal diferencial dessa receita é o queijo utilizado para compor o macarrão – a sugestão, aqui, é utilizar o queijo para fondue. O passo a passo também leva leite, alho, macarrão parafuso, azeite de oliva e pimenta-do-reino.

11. Mac and cheese com parmesão e provolone: essa é uma receita incrivelmente deliciosa e que vai te deixar pedindo bis. O preparo leva macarrão conchinha, queijo parmesão, queijo provolone, alho, azeite, leite e água. Para temperar, aposte na páprica, no tomilho e no sal.

12. Mac and cheese com gouda e gorgonzola: aqui está outra sugestão maravilhosa de preparo para servir uma massa cremosa no almoço. O passo a passo combina três tipos de queijo – gouda, gorgonzola e mussarela – e tem um sabor bem marcante. Experimente!

13. Mac and cheese com alho: queijo cheddar, parmesão, macarrão fusilli e alho frito são os principais ingredientes utilizados para preparar essa receita. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta e adicione queijo ralado, por cima da massa, para finalizar o prato com chave de ouro.

Receitas especiais de mac and cheese

14. Mac and cheese caipira: confira o passo a passo e aprenda a fazer uma versão extremamente saborosa e com gostinho de comida caseira. Você vai precisar de macarrão caracolino, manteiga, farinha, leite, queijo colonial ou meia-cura, mussarela, parmesão e sal.

Publicidade

15. Mac and cheese trufado: essa receita te ensina a preparar uma versão incrível de mac and cheese que leva queijo cheddar, queijo parmesão e trufas negras. Se você está a procura do prato perfeito para servir naquele jantar especial, acaba de encontrar um candidato de peso!

16. Mac and cheese light: perfeita para quem está de dieta, essa opção consegue equilibrar saúde e sabor com excelência. Os ingredientes necessários para o preparo são o macarrão sem glúten, a batata doce, o leite desnatado, o azeite, a cebola, o tomate, a páprica e a salsinha.

17. Mac and cheese nutritivo: aposte nessa opção para compor um resultado mais saudável. O preparo leva macarrão, cúrcuma, castanha, limão, alho, mostarda, azeite e o suplemento Nutritional Yeast. Em poucos mais de meia hora, você tem duas porções generosas e incríveis.

18. Mac and cheese simplificado: se você ainda está começando a se aventurar na culinária ou não gosta de passar muito tempo na cozinha, essa receita é a escolha certa. Tudo o que você vai precisar é de macarrão penne, folha de louro, creme de leite, queijo picado e sal.

19. Mac and cheese com molho bechamel: também conhecido como molho branco, o bechamel é feito com leite, farinha, manteiga, sal, pimenta e noz-moscada e é o destaque dessa versão. A receita também leva macarrão, bacon, água, azeite, sal e queijo cheddar.

20. Mac and cheese com couve-flor: aqui, a sugestão é combinar os sabores do queijo mussarela, do queijo gouda, do cream cheese e da couve-flor. Depois de cozinhar o macarrão, é só adicionar e misturar os ingredientes, temperar com sal e pimenta e levar para assar.

21. Mac and cheese com bacon: o bacon é uma ótima sugestão de ingrediente para incrementar suas receitas sem arriscar muito. Ele potencializa o sabor e deixa o prato muito mais interessante e, aqui, isso não é diferente! Confira e experimente essa opção deliciosa.

22. Mac and cheese com cogumelos: essa receita sugere uma opção bem saborosa de acompanhamento para a sua massa, dessa vez utilizando cogumelos, farinha, cheddar e molho Mornay. Como resultado, você tem duas porções deliciosas para servir em um jantar especial.

23. Mac and cheese com cerveja: a cerveja é um ingrediente que deixa qualquer prato mais memorável. Nessa receita, ela é combinada com os sabores do macarrão, do cheddar, do parmesão e do bacon. Para temperar, aposte na páprica defumada e na pimenta-do-reino.

Publicidade

24. Mac and cheese sem lactose: se você está procurando uma receita mais leve para acrescentar ao seu cardápio, essa é uma opção para prestar atenção. Além de não conter alimentos derivados do leite, o resultado desse passo a passo é incrivelmente delicioso!

25. Mac and cheese vegano simples: com poucas alterações, é possível preparar uma versão totalmente livre de ingredientes de origem animal. Os ingredientes necessários são a castanha-de-caju, a batata, a cenoura, o macarrão sem ovos, a cebola, o alho e o suco de limão.

26. Mac and cheese vegano incrementado: batata, cenoura, mostarda, farinha panko, castanha-de-caju e massa de sêmola são os principais ingredientes que compõem essa receita. Para temperar e dar o toque final, você vai precisar de pimenta preta, páprica e suco de limão.

A massa é uma opção de prato salgado que não tem erro: ela é apreciada em todos os lugares do mundo e sempre deixa boas impressões. Para ampliar o seu cardápio e preparar uma receita tão gostosa quanto o mac and cheese, confira também essas sugestões de capeletti.