20 receitas de macarrão ao molho branco ideais para um jantar leve e delicioso

Escrito por                          

O macarrão ao molho branco é uma preparação tradicional e feita quase sempre da mesma maneira, mas não é por isso que precisa se tornar algo comum e sem graça. São infinitas as possibilidades de ingredientes – carnes, vegetais, queijos e sementes – que podem ser usados para fazer combinações!

Diversos tipos de macarrão também podem servir como base para essas receitas, como o tradicional espaguete, o penne, o conchiglione, o talharim ou o fetuccine. Com beleza, sabor e sofisticação, esses pratos podem ser servidos tanto em jantares mais simples quanto em ocasiões especiais.

Se você está procurando pratos fáceis e deliciosos de macarrão ao molho branco, confira uma seleção de receitas superespecial e aproveite!

Macarrão ao molho branco simples

Receitas de macarrão ao molho branco

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Macarrão ao molho branco sem lactose: nessa versão, o molho branco é feito com um creme bem denso de couve-flor. É uma ótima opção para quem quer uma refeição com baixas calorias. Na hora de servir, o ideal é misturar bem o molho ao macarrão para que ele fique mais cremoso.

2. Macarrão ao molho branco simples: perfeito para os jantares rápidos do meio da semana, esse macarrão ao molho branco segue a versão tradicional da receita. O segredo para o molho não empelotar é colocar o leite aos poucos e mexer bem.

3. Macarrão ao molho branco rápido: para aqueles dias ocupados, nada melhor que uma receita prática e rápida. É o caso desse macarrão ao molho branco supersimples que pode ser feito com ingredientes que você tem em casa, como alho, manteiga e farinha de trigo.

4. Macarrão ao molho branco light: a parte mais difícil das dietas é evitar alimentos mais calóricos, como massas e molhos. Uma alternativa pode ser esse macarrão ao molho branco light. O molho leva apenas leite, creme de leite, amido de milho e alho.

5. Macarrão ao molho branco de forno: para variar o cardápio, esse macarrão de forno é uma ótima ideia. Depois de cozido, o macarrão é colocado em uma travessa junto com o molho branco. Depois, é coberto por queijo e colocado no forno até gratinar.

Macarrão ao molho branco com vegetais

Receitas de macarrão ao molho branco

Foto: Reprodução / Receitas de minuto


6. Conchiglione recheado com tomate seco e ricota ao molho branco: esse conchiglione recheado tem aquele gostinho de comida caseira. Depois de cozido, o macarrão, acompanhado do molho branco, recebe uma cobertura de queijo e é levado ao forno até dourar.

7. Macarrão ao molho branco e cogumelos: essa receita é perfeita para fazer algo rápido em um jantar a dois. O cogumelo é refogado com bastante cebola e, depois, é acrescentado ao molho para dar ainda mais sabor. Para finalizar, pimenta-do-reino, páprica, noz moscada e cebolinha!

8. Talharim ao molho branco de aveia com espinafre e shitake: a dica para esse prato é que o macarrão seja cozido “al dente” para uma textura consistente. O talharim é combinado com um delicioso molho branco feito de aveia em flocos. Então, é misturado com creme de espinafre e cogumelos shitake fritos.

9. Macarrão ao molho branco de amêndoas e cogumelos: o molho branco de amêndoas utilizado neste macarrão é superleve e não tem glúten. Ele é feito com leite de amêndoas, que deve ficar de molho por 8 horas antes de ser usado. Na hora de servir, a castanha-do-pará ralada dá um toque todo especial.

10. Conchiglione de brócolis e mussarela ao molho branco: o conchiglione, além de simples, é capaz de impressionar em qualquer prato. Uma dica é não deixar o molho muito grosso, já que, quando a massa vai ao forno, ele cozinha ainda mais. Os sabores do macarrão e do molho ficam bem suaves e a receita pode ser servida em diversas ocasiões.

11. Macarrão ao molho branco e couve flor: o segredo deste molho branco está no queijo gorgonzola usado para dar ainda mais sabor. A couve-flor cozida é acrescentada em pedaços maiores ao restante do preparo. Na finalização, o macarrão e o molho branco são cobertos por queijo parmesão e gratinados.

Macarrão ao molho branco com carnes

Receitas de macarrão ao molho branco

Foto: Reprodução / Sabor sonoro


12. Macarrão ao molho branco com calabresa, amêndoas e rúcula: o diferencial dessa receita está na mistura do crocante da calabresa com o picante da pimenta. Para complementar, folhas de rúcula e amêndoas picadas são misturadas ao macarrão com o molho branco.

13. Macarrão ao molho branco com frango desfiado e brócolis: esta receita pode ser feita com aquelas sobras de frango e de brócolis do almoço. O molho branco é incrementado com pedaços de brócolis cozido e o frango que acompanha é temperado com chimichurri e pimenta calabresa no azeite.

14. Penne ao molho branco com presunto e queijo: esse penne vai fazer sucesso no seu almoço ou jantar. O molho branco é acompanhado da tradicional combinação de presunto e queijo. Depois de servido, queijo ralado e orégano são salpicados por cima da massa.

15. Macarrão à parisiense: a receita de macarrão à parisiense, além de prática e rápida, é um clássico. O sabor suave do molho branco é complementado por presunto, ervilhas e parmesão. O presunto e a ervilha devem ser rapidamente refogados para deixar a receita ainda melhor.

16. Macarrão ao molho branco e salmão defumado: esse macarrão é aquela receita rápida e fácil para todos os momentos. O molho branco contém temperos como a pimenta-do-reino e a noz moscada que e, depois de pronto, é acrescentado ao macarrão. Na hora de servir, o prato é incrementado com tiras de salmão defumado.

17. Penne ao molho branco com camarão: neste prato, o camarão é levemente refogado com cebola, alho, sal, pimenta-do-reino e salsinha desidratada. Depois de misturados ao molho branco e ao macarrão, são cobertos por queijo parmesão ralado e levados ao forno para gratinar.

18. Macarrão ao molho branco com bacon e palmito: o diferencial da receita está no molho branco que, nesta versão, é enriquecido com o palmito. O sabor é complementado pelos cubinhos de bacon, que são fritos e, depois, incorporados ao prato.

19. Rigatoni ao molho branco com bacon, ervilha e azeitona preta: essa receita é uma ótima alternativa para quem não quer ter trabalho na cozinha. O molho branco é feito com bacon, ervilhas, azeitonas pretas e passas. Depois de pronto, basta misturá-lo ao macarrão. A finalização é feita com queijo parmesão ralado e cebolinha picada.

20. Macarrão ao molho branco com salmão e ervilhas: neste prato, o filé de salmão desfiado é adicionado ao molho enquanto ele ainda está sendo preparado. A ervilha, que é usada na versão congelada, complementa o sabor.

Quando for servir o macarrão, você pode seguir os clássicos e combiná-lo com um delicioso vinho. Para variar as refeições, confira também receitas de macarrão à carbonara e alho e óleo.

PARA VOCÊ