13 receitas de macarrão ave-maria que têm gosto de comida de vó

Escrito por    
Em 31.07.20

O macarrão ave-maria é fácil de fazer e não demanda muito tempo. Há versões só com a massa e poucos ingredientes e outras com carnes e vegetais. De qualquer forma, é um prato que vale a pena manter no menu. Confira uma seleção de receitas práticas:

Continua após o anúncio

1. Macarrão ave-maria simples

Essa receita traz um macarrão feito com poucos ingredientes. Um aspecto interessante do preparo é que você pode saborizar com o caldo que preferir. O azeite e o alho garantem o gostinho de comida bem temperada, e é possível finalizar com queijo e ervas. Saiba como fazer.

2. Macarrão ave-maria com carne moída

O macarrão dessa receita é feito com o molho clássico à bolonhesa. O açúcar é o ingrediente utilizado para quebrar a acidez do extrato de tomate. A carne moída é preparada com azeite, cebola e tempero a gosto. O colorau dá uma coloração mais viva à carne.

3. Macarrão ave-maria oriental

Aqui, o macarrão tem um gostinho inspirado na culinária asiática. A massa é cozida na água com azeite e o molho que tempera o prato é feito com shoyu, óleo de gergelim e gengibre. O vegetal pode ser utilizado em pó ou ralado. Veja o passo a passo.

4. Macarrão ave-maria cremoso

O macarrão ave-maria é combinado com um molho supercremoso nessa receita. A base do preparo é o queijo, a farinha de trigo e o leite. A noz-moscada dá o toque especial do tempero e o prato é levado para gratinar com queijo parmesão. Confira a receita completa.

5. Macarrão ave-maria com creme de milho

O preparo dessa versão é bem prático, já que é feito na panela de pressão. O macarrão é cozido com os ingredientes que compõem o molho e água. Além do creme de milho, o prato leva cebola, molho de tomate, pimenta-malagueta e caldo a gosto para temperar.

6. Macarrão ave-maria com queijo no micro-ondas

Continua após o anúncio

Aqui, o macarrão fica pronto em poucos minutos. A massa é cozida no micro-ondas com água e sal. Depois, é só acrescentar leite, manteiga, queijo mussarela e temperos para compor o molho. A finalização é feita com salsinha, que dá um toque verde ao prato.

7. Salada de macarronese

Esse é o prato perfeito para o almoço de domingo. Os ingredientes usados para dar a textura cremosa característica da salada são a maionese e o requeijão. O toque cítrico fica por conta do suco de limão, e o recheio leva ingredientes como milho, cenoura, queijo e presunto.

8. Macarrão ave-maria com ragu

Aqui, o preparo do macarrão ocorre em apenas uma panela. O refogado que compõe o ragu é feito com azeite, tomate pelado, cebola, alho, ossobuco cozido e pimentão. O tempero é a gosto e deve-se acrescentar água para cozinhar o macarrão direto com o molho. Veja o modo de preparo.

9. Sopa rápida com salsicha e macarrão ave-maria

A sopa dessa receita não vai te dar um pingo de trabalho. O refogado de tomate com azeite, alho, cebola e temperos é o ponto alto da receita. Depois de cozido o macarrão, é hora de acrescentar a cenoura e a salsicha. Para finalizar, deve-se utilizar cheiro-verde.

10. Sopa de feijão com macarrão ave-maria

Sopa de feijão é sucesso na certa para os dias frios. Essa receita traz o grão já cozido e batido no liquidificador para ficar mais líquido. Para agregar sabor, deve-se usar bacon, cebola e alho. O tempero é feito com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde.

11. Sopa de macarrão ave-maria com frango

Continua após o anúncio

Essa receita é uma versão da tradicional sopa de legumes. Aqui, os vegetais escolhidos são chuchu, cenoura, batata e abobrinha. O frango cortado em cubos é utilizado para incrementar o preparo. O cominho e o colorau são diferenciais do tempero.

12. Sopa de legumes com carne moída e macarrão ave-maria

Aqui, o conceito de comfort food é levado ao seu máximo. A sopa dessa receita é feita com uma seleção de legumes e carne moída. O macarrão é cozido com água, abóbora, batata, vagem, abobrinha, ervilha, carne e temperos. O resultado é de comer rezando.

13. Minestrone com macarrão ave-maria

A sopa minestrone tem origem italiana e consiste em combinar legumes cortados com macarrão. Essa versão também leva carne bovina magra e massa de tomate. Os vegetais utilizados são batata, cenoura e abobrinha. Para dar um toque verdinho, deve-se acrescentar salsinha.

O macarrão ave-maria é perfeito para compor pratos básicos ou sopas mais elaboradas. Uma ótima pedida para o dia a dia agitado e também para os dias em que o frio bate na porta. Veja também receitas de sopa de capeletti e macarrão cremoso!

PARA VOCÊ