19 receitas de macarrão caseiro para por a mão na massa

Escrito por                          

O macarrão caseiro é bem simples de fazer. Como quase toda massa, usa farinha, ovos e óleo apenas. Porém, as medidas são diferentes ao determinar o estilo de pasta que você deseja ter.

Abaixo você vai ver algumas formas diferentes de preparar essa massa de macarrão, além de receitas especiais que podem ser feitas com esse prato completamente artesanal.

Dá um pequeno trabalho preparar tudo, principalmente na hora de abrir a massa, mas o sabor é incomparável e fica muito melhor que o macarrão já pronto que você compra no supermercado.

Confira abaixo as opções e escolha a que mais te agradar.

Receitas de massa de macarrão caseiro

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Macarrão caseiro com massa de beterraba: uma massa completamente diferente de tudo que você já viu. Ela é feita com beterraba, tem cor de beterraba, gosto de beterraba. Enfim, uma opção muito saudável e divertida para você e sua família.

2. Porção individual: para preparar essa receita, você deverá utilizar um ovo para cada 100 gramas de farinha, sendo uma porção pequena, indicada para quem não está tão faminto! Você pode aumentar a receita, seguindo essas proporções, para cozinhar para duas pessoas, apenas, por exemplo.

3. Macarrão caseiro com ovo: um tipo de macarrão feito com menos farinha de trigo e mais ovos te dá uma opção de massa mais colorida e com menos gosto de trigo. Nessa receita, os sete ovos fazem o papel de deixar a pasta de um jeito diferente.

4. Macarrão caseiro vegano: uma opção vegana para aqueles que não consomem nada de origem animal é sempre uma excelente ideia. No caso dessa massa, ela não vai ovo. Apenas farinha, água, sal e óleo. Fácil e simples de ser feita.

5. Macarrão caseiro tradicional: a massa tradicional do macarrão, mas em tamanho família, do jeito que os italianos gostam. Um quilo de farinha para poder fazer pasta para todo mundo. Precisa de braços bem fortes para conseguir abrir essa montanha de massa. Haja academia!

6. Talharim caseiro: uma receita maravilhosa da massa que vem se tornando a cada dia uma nova paixão nacional. Fácil de fazer, com detalhes no corte para ficar bem bonito e apetitoso.

7. Massa fresca caseira: mais uma ideia bem simples de se fazer uma massa caseira que pode ser utilizada em diversas receitas diferentes, não apenas para macarrão.

8. Massa fresca sem glúten: para quem tem alergia a glúten essa é a melhor opção de massa que você vai encontrar nessa lista. Também é simples de fazer, só precisa ficar atenta aos detalhes para não perder o ponto certo da receita.

9. Massa fresca básica: uma forma bem simples e rápida de fazer uma massa fresquinha para preparar um prato especial e mostrar que você é quase um chef de cozinha.

10. Massa fresca simples: outra receita bem tranquila que leva apenas farinha, ovo e sal. A complexidade fica apenas na hora de preparar a receita e abrir a massa. Mas com certeza você vai conseguir tirar de letra.

11. Massa caseira rápida: uma receita que leva água e um pouco de azeite para facilitar e acelerar o seu trabalho na cozinha. Super fácil de fazer, dando só aquele trabalhinho na hora de abrir mesmo.

12. Massa fresca com ovos: um passo a passo especial para você entender de uma vez por todas como fazer uma massa caseira deliciosa. É só ter atenção e seguir direitinho o modo de preparo.

Receitas com macarrão caseiro

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

13. Macarrão caseiro semi integral orgânico: uma opção de receita super saudável para você comer aquele macarrão sem pensar em sair da dieta. Uma massa semi integral com ingredientes de baixa calorias e orgânicos. Perfeito, né?!

14. Macarrão caseiro com espinafre e molho de aveia: outra possibilidade menos calórica é esse macarrão com espinafre e molho de aveia. Rende entre quatro e cinco porções e tem um sabor inigualável. Bem fácil de fazer. Depois que pegar o jeito, a massa vai sair maravilhosa toda vez que fizer.

15. Macarrão caseiro com carne moída: essa brincadeira feita com os filhos é uma forma bem legal de interagir as crianças em uma cozinha saudável e diversa. A massa é super simples de fazer com um molho que é paixão nacional.

16. Macarrão de crepioca com almôndegas: um macarrão caseiro bem diferente, feito com tapioca para apurar ainda mais o seu paladar. Como molho a escolha foram as almôndegas que combinam perfeitamente com massas como essas.

17. Massa de beterraba com molho de salmão: uma deliciosa receita feita com a massa de beterraba e um maravilhoso molho de salmão cremoso em cima para dar aquele up ao prato. É de repetir mil vezes o prato.

18. Massa com cogumelos e ricota: receita vegetariana, saudável e bem gostosa. Simples de fazer, basta saber o ponto certo dos ingredientes que fica tudo beleza.

19. Massa com molho de legumes: por fim, uma possibilidade bem gostosa com vários legumes em um molho especial para deixar sua massa caseira mais gostosa do que já é.

Fazer o seu próprio macarrão pode até dar um trabalhinho, mas na hora que você vê o produto feito, fresco, com uma qualidade infinitamente superior ao que encontra no supermercado, não vai querer comer outra coisa. Experimente e inove nos modos de preparo para garantir uma refeição incrível.

PARA VOCÊ