20 receitas do clássico macarrão com queijo que podem te surpreender

Escrito por Beatriz Steck

Quem nunca assistiu a um seriado americano e não se encheu de água na boca ao ouvir falar do tradicional “macarrão com queijo”? Simples, rápida e fácil de fazer, a receita ganhou adeptos no mundo inteiro e pode ser feita de diferentes maneiras!

Para te ajudar a fazer um prato delicioso naqueles dias de preguiça, confira uma seleção de receitas que conta com versões clássicas, com toques gourmet e, para os mais saudáveis, com preparos fitness e veganos.

Veja abaixo 20 alternativas do famoso mac and cheese que vão fazer você se deliciar:

Receitas clássicas de mac and cheese

Foto: Reprodução / Vai Comer O Que?.

1. Macarrão com queijos cheddar, gruyere e parmesão: com apenas 8 ingredientes e menos de 30 minutos de preparo, essa clássica versão do famoso mac and cheese está imperdível. Se preferir, pode alterar o tipo de macarrão ou usar o queijo que couber no seu bolso. Aproveite!

2. Macarrão com queijo de “Todo Mundo Odeia o Chris”: o prato marcou um dos seriados mais famosos dos anos 2000. Se você era criança e morria de vontade de comer o prato queridinho do Chris, essa é a sua hora! Clique e confira a versão de mac and cheese do seriado americano.

3. Macarrão com queijos gouda, gorgonzola e mussarela: rápida e fácil de fazer, essa versão leva diferentes tipos de queijo. Em apenas 35 minutos, você prepara uma refeição incrível para até 4 pessoas. Aproveite!

4. Macarrão com queijo caipira: essa é a alternativa mais brasileira do querido macarrão com queijo. São usados mussarela, parmesão e queijo caipira, queijos facilmente encontrados no Brasil. A receita fica mais fácil, barata e continua igualmente gostosa.

5. Macarrão com queijo e creme de ricota: nessa receita, além dos queijos gorgonzola, gruyere, cheddar e parmesão, é utilizado também o creme de ricota para deixar o molho menos encorpado. Os ingredientes vão juntos na panela e, depois, é só levar ao forno para gratinar.

6. Macarrão com queijo Maasdam: aqui, o ingrediente predominante é o queijo Maasdam. Os cremes de cheddar e emmental estão presentes para complementar o leve sabor do queijo suíço. Uma boa pedida para quem prefere sabores suaves e adocicados!

7. Macarrão com queijo em uma panela só: o prato já é naturalmente fácil, mas essa opção de receita simplifica ainda mais. No vídeo, você vai aprender a fazer o prato com molho de queijo bem cremoso, utilizando apenas uma panela! Fácil né?

8. Macarrão com queijo fácil de fazer: nessa receita, foram utilizados apenas 4 ingredientes principais para a realização do prato: macarrão, queijo gruyere, leite e creme de leite fresco. Você estará com o mac and cheese pronto em pouco menos de 15 minutos!

9. Macarrão com queijo cheddar: simples e rápido, esse passo a passo vai te ensinar a fazer o macarrão apenas com queijo cheddar. É só fazer o preparo e depois levar ao forno para dourar. Aproveite!

Receitas gourmets de mac and cheese

Foto: Reprodução / Gastrolândia.

10. Macarrão com queijo e cogumelos: nada como complementar o tradicional prato com cogumelos e molho Mornay. Nessa versão, a receita é finalizada com queijo cheddar e farinha japonesa para deixar o molho bem crocante. Experimente!

11. Macarrão com queijo, cerveja e bacon: que tal dar o toque final no seu mac and cheese com cerveja e bacon? O prato vai ficar com sabores mais intensos e com uma crocância irresistível.

12. Macarrão com queijo trufado: um prato simples pode se tornar sofisticado com apenas um toque especial. Adicione lascas de trufas negras para transformar completamente o sabor e o aroma do macarrão com queijo. Nesse caso, você pode até servir o prato para convidados, durante um jantar, como acompanhamento ou prato principal.

13. Macarrão com queijo e contrafilé: para os que não deixam uma boa carne bovina de fora de nenhuma refeição, aqui vai a receita de mac and cheese com um saboroso contrafilé. Acrescente também cogumelos shitake, espinafre e gorgonzola para garantir uma explosão de sabores!

14. Macarrão com queijo, tomate e bacon: fácil e deliciosa, essa receita acrescenta tomate e bacon ao tradicional mac and cheese de cheddar e parmesão. Não esqueça de gratinar ao final do preparo, pois esse é o toque especial da receita!

Receitas restritivas de mac and cheese

Foto: Reprodução / Pitadinha.

15. Macarrão com queijo vegano e sem lactose: se você tem restrições alimentares ou é vegano, fique tranquilo, você também pode aproveitar receitas de mac and cheese! Essa versão leva mostarda, castanha do Pará e açafrão.

16. Macarrão com queijo vegano com batata e castanha de caju: mais uma opção para os veganos. A receita leva batata e castanhas de caju e apesar de ser um pouco mais demorada que as versões tradicionais, vale a pena para quem tem um cardápio restrito.

17. Macarrão com queijo sem glúten e sem lactose: sem glúten e sem lactose, essa versão utiliza ingredientes alternativos para substituir os clássicos. Troque a farinha de trigo por farinha de arroz, a massa comum por macarrão sem glúten e utilize queijos sem lactose. Você terá uma versão 100% saudável e deliciosa de macarrão com queijo.

18. Macarrão com queijo vegano com massa de sêmola: os ingredientes dessa receita também são adaptados para um dieta alimentar restrita, mas mesmo quem come de tudo vai aprovar esse prato. Essa opção, que é vegana, foi feita com massa de sêmola, mostarda e batata inglesa.

19. Macarrão com queijo fitness: a versão fitness não leva queijo, mas tem uma textura bem parecida. Utilize couve-flor, batata doce, leite desnatado e macarrão sem glúten e você terá um mac and cheese 100% liberado na dieta.

20. Macarrão com queijo light: clique e assista o vídeo ensinando passo a passo para fazer o famoso mac and cheese em uma versão menos calórica. Escolha leite desnatado e queijos nas versões light e sua receita continuará deliciosa mesmo sendo mais saudável!

Não encontrar ingredientes ou ter alguma restrição alimentar não é desculpa para não provar o mac and cheese. Escolha a sua receita preferida e arrase com uma refeição prática, fácil de fazer e que agrada a todos os gostos e paladares!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS