15 receitas de macarrão com sardinha para se encantar com o gostinho desse prato

Escrito por Luiz Filipe Santos

A sardinha é um alimento rico em ômega-3 e que pode ser utilizado para compor receitas variadas. Um dos preparos tradicionais que levam o peixe é o macarrão. O macarrão com sardinha é uma opção deliciosa e prática para o dia a dia.

As maneiras de preparar esse prato são diversas e levam ingredientes e molhos diferentes. A massa e o peixe são combinados muitas vezes com tomate, queijos e legumes. É uma boa pedida para servir para a família, já que é fácil de fazer e possui um sabor inconfundível.

Confira uma seleção de receitas nutritivas e gostosas de macarrão com sardinha.

Receitas simples de macarrão com sardinha

Foto: Reprodução / AQUI NA COZINHA

1. Macarrão com sardinha e milho: essa é uma receita rápida e que possui um sabor surpreendente. O preparo consiste em cozinhar o macarrão e combiná-lo com o molho feito com sardinha, molho de tomate e milho. A finalização fica por conta do manjericão, que dá um gostinho especial para o prato. É uma ótima opção para os dias que precisam de uma refeição prática!

2. Macarrão de abobrinha com sardinha: essa é uma receita funcional de macarrão com sardinha. O prato é composto por abobrinha cortada como espaguete, polpa de tomate, cebola, alho, azeite e o peixe. O preparo é finalizado com mussarela de búfala. O resultado é delicioso e essa é uma boa versão para quem não quer sair da dieta.

3. Macarrão com queijo e molho de sardinha: essa receita traz uma combinação deliciosa de queijo, macarrão e sardinha. A massa é cozida, recheada com pedaços de queijo curado e coberta com o molho de tomate e peixe. A finalização do prato, que é coberto por azeite e queijo ralado, é feita no forno. É uma versão apetitosa e que vai conquistar um espaço na sua mesa!

4. Macarrão com sardinha e ovo: essa receita consiste na combinação deliciosa do macarrão cozido com a sardinha e os ovos. O preparo é feito em uma panela e também leva molho de tomate, cebola, tomate e alho. É uma opção de prato que surpreende pela praticidade e rapidez, além de contar com sabor e textura marcantes.

5. Macarrão com sardinha e azeitona preta: o molho composto por tomate pelado, sardinha, azeite, alho e cebola é um destaque especial dessa receita. O macarrão penne é cozido, combinado com a mistura e finalizado com salsinha, cebolinha e azeitona preta. É um preparo prático e que conta com um gostinho de quero mais, uma boa pedida para servir em ocasiões especiais!

6. Macarrão com manteiga e sardinha ao azeite: essa é uma receita bem fácil de fazer e que possui um sabor marcante. Para prepará-la é preciso cozinhar o espaguete e acrescentar a sardinha temperada com azeite e limão. Então, a manteiga é adicionada e o tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. O resultado é surpreendente e vai te deixar salivando!

7. Macarrão com sardinha e molho de tomate caseiro: essa receita é feita com espaguete integral. A massa é cozida e combinada com o molho caseiro, composto de tomate, cebola, pimentão, folhas de manjericão, água, extrato de tomate e azeite. O tempero delicioso fica por conta da manjerona, da salsinha e do sal. É uma opção gostosa e que não demanda muito trabalho.

8. Macarrão ao alho e óleo com sardinha: o macarrão ao alho e óleo é um preparo clássico e nessa receita é incrementado com a sardinha. O prato é feito com espaguete, que é cozido e combinado com o refogado de óleo, açafrão, cheiro-verde, sal, pimenta, alho e o peixe. O preparo também leva suco de limão, que deixa um toque cítrico marcante, além de ser servido com queijo parmesão ralado.

Receitas de macarrão com sardinha para inovar

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

9. Fettuccine com ervilha e filé de sardinha: essa é uma opção nutritiva e deliciosa de macarrão com sardinha. O preparo é feito cozinhando a massa na água com sal e misturando-a com o molho composto por óleo de coco, cebola, alho, tomate pelado, sal, ervilha e o peixe. O prato deve ser servido com queijo parmesão ralado e vai te deixar pedindo mais!

10. Fettuccine com filé de sardinha: essa receita traz o macarrão fettuccine cozido e combinado com um molho feito de filé de sardinha, tomate pelado, azeite, alho e cebola. O tempero é feito com sal e o resultado é um prato de sabor irresistível. Para finalizar deve-se servir o preparo com lascas de queijo parmesão.

11. Macarrão com escabeche de sardinha: o escabeche de sardinha é utilizado como molho nessa receita de macarrão. O preparo leva os seguintes ingredientes: tomate, cebola, salsa, azeite, sal marinho, passata, pimenta-do-reino e o peixe. A finalização fica por conta da farinha panko, que dá um toque especial para o prato. É uma versão apetitosa e que possui um sabor singular!

12. Macarrão com sardinha e vinho branco: essa receita traz um molho especial feito de cebola, sardinha, tomilho, creme de leite fresco e vinho branco para acompanhar o macarrão. A mistura é feita na frigideira, batida no liquidificador, peneirada e, então, deve voltar para a panela. O tempero é feito com sal e suco de limão siciliano. O espaguete é combinado com o molho na frigideira, deve-se acrescentar cebolinha e finalizar com sardinha defumada e broto de beterraba. É uma opção que conta com uma verdadeira explosão de sabores!

13. Macarrão somen com sardinha: essa a versão ideal para quem quer inovar no preparo da massa com a sardinha. Aqui o prato é feito em uma frigideira e reúne macarrão somen cozido, sardinha em conserva, shoyu e sal. O gergelim e a cebolinha são utilizados para finalizar o preparo. A sugestão é acompanhar com um suco de laranja e gengibre.

14. Conchiglione com filé de sardinha e hortelã: o molho dessa receita de macarrão é feito de pedaços de filé de sardinha, tomate pelado e sal. A massa é combinada com a mistura e o prato é finalizado com as folhas de hortelã, as lascas de parmesão e o azeite. É uma opção bem aromática, que possui um gostinho inconfundível e precisa entrar para seu cardápio culinário!

15. Macarrão com queijo, molho de tomate pelado e sardinha: essa receita traz o macarrão rigatoni cozido e recheado com tiras de queijo. O molho utilizado no preparo é composto pela sardinha, tomate pelado, azeite, alho, sal e cebola. A montagem é feita intercalando a massa com o molho em uma travessa e a finalização é feita com queijo parmesão ralado. O prato é gratinado e deve ser servido com um fio de azeite.

Se você também é fã da simplicidade e sabor da sardinha, confira essas receitas de torta de sardinha e de patê de sardinha para se deliciar.

Essas receitas mostram o quanto o macarrão com sardinha é um prato versátil e perfeito para as refeições cotidianas. O preparo pode ser feito de maneiras diversas e o resultado é sempre delicioso. Experimente e sinta todo o gostinho desse macarrão!

PARA VOCÊ