26 receitas de maionese de batata para incrementar o almoço de domingo

Escrito por Fernanda Fukushima

A batata é um ingrediente versátil que pode ser utilizado de inúmeras formas na culinária. A maionese de batata é uma opção clássica do almoço de domingo na casa da vó. Ela alia a praticidade e o sabor de infância. O preparo é feito geralmente com batata, ovos e maionese, mas existem versões variadas como as com ervas e opções veganas.

O prato não demanda muito tempo, funciona bem para os dias quentes e combina com o churrasco. Além disso, as opções que possuem incrementos vão fazer você experimentar versões diferentes do sabor tradicional. Confira uma seleção de receitas de maionese de batata que vão te deixar com água na boca:

Maionese de batata simples

1. Maionese de batatas fácil: as batatas são picadas em pedaços, sem cascas e cozidas com sal. Logo depois é preciso amassá-las e misturá-las com os demais ingredientes. A dica aqui é substituir o creme de leite por ricota.

2. Maionese de batatas com azeitona: que tal incrementar sua maionese de batatas com azeitona? Nessa receita, além das batatas, você também vai usar ovos, limão, óleo e temperos da sua preferência. Fica uma delícia!

3. Maionese de batata com ovo cozido: os ovos cozidos dão um toque especial na receita. Após cozinhar as batatas e os ovos, pique-os e misture-os delicadamente. Depois disso é só levar à geladeira e servir gelado.

4. Maionese de batata de solteiro: os milhos, ervilhas e cenouras dão um toque especial nessa receita. Após cozinhar as batatas, é só misturar com a maionese e os vegetais que mais gostar.

5. Maionese de batata temperadinha: coloque as cenouras e as batatas para cozinhar sem derreter. Depois, misture-as com maionese, mostarda, cebola e ovos cozidos. Por fim, é preciso levar à geladeira antes de servir.

6. Maionese de batata colorida: nessa receita a diversidade de legumes é grande. Nela, você pode experimentar a maionese de batata com vagens, palmitos, milho, ervilha, uva passa, azeitona e também carnes como o frango. Além dos temperos, como cheiro-verde, pimenta e mostarda.

7. Maionese de batata com cenoura e ervilha: nessa receita todos os vegetais são 100% reaproveitados. Com casca e tudo coloque as batatas e as cenouras para cozinhar. Depois, pique as salsinhas com talo e tempere a maionese.

8. Maionese de batata com cenoura e vagem: depois de cozinhar as batatas, cenouras e a vagem, corte-as em cubos e tempere de acordo com seu próprio gosto. Misture tudo e sirva gelado.

Maionese de batata incrementada

9. Maionese de batata com cebola roxa: essa receita acompanha cebola roxa. Essa espécie é mais doce que a cebola branca e dá um toque de chef na sua salada de maionese.

10. Maionese de batata com mostarda: com as cascas das batatas, coloque-as no fogo
cobertas de água. Quando a casca começar a rachar e as batatas estiverem macias, retire-as da água e corte em cubos. Depois misture com uma colher de chá de mostarda e maionese caseira. Sirva gelada.

11. Maionese de batata com batata palha: ferva as batatas para deixá-las moles mas não desmanchando. Logo após, com as batatas ainda quentes, tempere a maionese com as ervas e com sal, isso faz com que o prato pegue mais tempero. Depois deixe esfriar, coloque a salsinha, as uvas passas e a maionese e misture tudo. Por fim, polvilhe batata palha.

12. Maionese de batata com lentilha: alcaparras, ketchup, lentilhas e bacon são os diferenciais dessa receita. Após cozinhar as batatas, cortá-las e temperá-las, coloque em um recipiente juntamente com as lentilhas cozidas e o bacon frito. Misture tudo e leve à geladeira. Sirva gelada.

13. Maionese de batata e alho-poró: essa maionese de batatas é incrementada com o alho-poró. Depois de cozinhar as batatas e colocá-las na geladeira para esfriar, misture em um recipiente a maionese, o alho-poró, as batatas e os temperos. Mexa com delicadeza.

14. Maionese de batata com maçã: a maçã dá um toque de douçura nessa maionese de batatas. Depois de todo o processo de cozinhar os legumes, cortá-los e deixá-los esfriar, coloque as maçãs picadas em cubo e misture bem. Outro toque legal é usar abacaxi.

15. Maionese de batata e hortelã: essa é uma boa pedida para o verão. A maionese com hortelã é refrescante e vai surpreender seu paladar. O modo de fazer é simples: cozinhe, corte e esfrie as batatas, adicione os temperos, a hortelã e a maionese. Misture tudo e leve à geladeira para esfriar.

16. Maionese de batata francesa: o segredo da maionese de batata francesa é o vinagre de vinho branco. Após fazer o processo de cozinhar, cortar e esfriar as batatas, em uma tigela adicione a maionese, o vinagre e os temperos. Depois junte tudo e misture delicadamente.

17. Maionese de batata alemã: a versão alemã da maionese de batata é feita com o tipo asterix do vegetal. Conta também com iogurte natural, picles e conserva de pepinos. Separe os “secos” dos “molhados”, corte tudo em pedaços, misture tudo e depois junte as duas partes da receita. Leve à geladeira, espere esfriar e sirva.

18. Maionese de batata com wasabi: essa é uma versão oriental da maionese de batata. Além dos ingredientes tradicionais desse prato, nessa receita são adicionados gergelim preto e wasabi. Depois do preparo das batatas, dissolva o wasabi em uma colher de café de água e misture com o gergelim e os flocos de alho. Em seguida, coloque junto as batatas, a maionese e sal. Misture bem e leve à geladeira para servir gelado.

Maionese de batata vegana

19. Maionese de batata baroa: o diferencial dessa receita são os ingredientes que adicionam sabor ao prato. Aqui você precisará de cebolas roxa e branca, cebolinha, pimentão e claro, batata.

20. Maionese de batata e cenoura: depois de cozinhar, picar e esfriar os vegetais desse prato, coloque no liquidificador o leite de amêndoas (para dar cremosidade), vinagre branco e azeite. Por fim, misture os dois passos dessa receita e tempere como quiser.

21. Maionese de batata-doce laranja: aqui utilizaremos a batata-doce. Esse é o mesmo processo da batata inglesa: cozinhar, picar e esfriar. Com a maionese vegana, tempere as batatas com folhas de tomilho, pimenta, cebola, cebolinha, limão e sal.

22. Maionese de 3 batatas: para essa receita você precisará de três tipos de batatas (doce, baroa ou mandioquinha e inglesa). A dica é colocar a salsa por último para ferver, já que o tempo de cozimento dela é menor. No liquidificador bata o tofu, a batata inglesa, azeite, mostarda, limão, alho e sal até que fique um creme homogêneo. Misture tudo delicadamente e sirva gelado.

23. Maionese de batata e castanha de caju: a maionese nessa receita é feita com a castanha de caju. Bata a castanha junto com água, azeite, limão, sal, alho e mostarda. Misture esse creme com as batatas cozidas e cortadas. Faça um vinagrete e monte sua salada. Coloque na geladeira e sirva.

24. Maionese de batatas bem temperadinha: cebola roxa, salsinha, cebolinha, salsão, pimentão, maionese vegana, mostarda cremosa e maçã. Pique todos os ingredientes, cozinhe as batatas e depois misture tudo. Coloque na geladeira e sirva gelado.

25. Maionese de batata e alho: coloque as batatas cozidas juntamente com o leite de amêndoas no liquidificador e bata até formar um creme homogêneo. Depois de esfriar essa mistura, adicione alho, vinagre branco, sal. Leve todo esse conteúdo para o liquidificador e adicione o óleo a fio. Por fim leve a geladeira e sirva.

26. Maionese de batata roxa: a batata roxa é o principal ingrediente dessa receita. Cozinhe o vegetal, corte em cubos e depois misture com os temperos e com a maionese vegana. Leve a geladeira e depois sirva.

A maionese de batatas é um prato simples mas que também tem versões mais elaboradas. A praticidade e a tradição é um ponto alto dessa receita, já que é rápido e pode ser feito em alguns minutos. É um prato ideal para as refeições de domingo. Veja também receitas de maionese de alho para inovar nos preparos desse prato!

PARA VOCÊ