12 receitas de maionese de leite para incrementar seus lanches

Escrito por Mariana Bianchini

Você sabe qual a diferença das receitas de maionese de leite para as receitas de maionese tradicional? As de leite não precisam usar ovo para ganhar consistência, já que o próprio leite assume esse papel.

Abaixo, você encontra doze opções de maionese de leite perfeitas para combinar com pães, torradas, lanches, pizzas e outros.

1. Maionese de leite simples para incrementar

Os ingredientes base desta receita de maionese de leite são: uma xícara de chá de leite bem gelado, o dobro de óleo – de milho ou canola – e uma pitadinha de sal. Porém, você pode incrementar com outros itens, como limão, mostarda, alho, salsinha, páprica, curry, tomilho ou molho de pimenta. Experimente!

2. Maionese de leite com mostarda

Bata 200 ml de leite, uma pitada de sal e uma colher de chá de mostarda em um liquidificador. Adicione aos poucos um litro de óleo de soja e espere até encontrar a consistência desejada para a sua maionese. Se quiser incrementar a receita, considere adicionar bacon frito, cheiro-verde ou alho.

3. Maionese de leite com limão e mostarda

Com leite, suco de limão, sal, alho, mostarda e óleo vegetal, você consegue preparar essa deliciosa maionese de leite que rende 240 ml, custa cerca de R$ 2 e dura cinco dias na geladeira. Depois de pronta, a maionese pode ser utilizada para compor sanduíches e lanches variados.

4. Maionese de leite com mostarda e cheiro-verde

Leve e saborosa, essa maionese caseira ganha uma versão verdinha por causa do cheiro-verde. Além deste item, você vai precisar também de meia xícara de leite, um dente de alho, meia colher de sopa de mostarda, uma colher de sopa de suco de limão e uma colher de café rasa de sal para temperar. Conforme for batendo no liquidificador, vá acrescentando um pouquinho de óleo.

5. Maionese de leite com pão francês

Essa receita é muito simples de fazer! Em um liquidificador, coloque um pão francês amanhecido sem casca picado grosseiramente, uma colher de chá rasa de sal, meia colher de chá de alho amassado ou bem picadinho, 100 ml de leite e óleo para dar consistência ao preparo. Se quiser fazer uma versão verde, acrescente cheiro-verde e mostarda.

6. Maionese de leite com vinagre

Em um liquidificador ou mixer, coloque 150 ml de leite gelado e comece a bater. Adicione um dente de alho, uma pitada de sal e uma colher de sobremesa de vinagre. Enquanto continua batendo, vá adicionando óleo de milho, girassol ou canola até alcançar a consistência desejada.

7. Maionese de leite em pó

Já pensou em preparar uma maionese de leite em pó? Essa receita mostra que isso é possível! Com um rendimento de cerca de 400 ml, a receita pede o uso de uma colher de sopa bem cheia de leite em pó, meio copo de água bem gelada, duas colheres de sopa de suco de limão, uma colher de mostarda, 250 ml de óleo vegetal, sal e pimenta-do-reino. Você pode incrementar o sabor da maionese com cheiro-verde, bacon, alho, picles, manjericão, hortelã, páprica ou sriracha.

8. Maionese de leite com bacon e óleo de girassol

A forma mais saborosa de trabalhar com o bacon é assá-lo um pouquinho além do ponto, para que você não sinta, de jeito nenhum a gordura presente na carne. Os ingredientes, aqui, são óleo de girassol, leite, bacon, sal e pimenta-do-reino.

9. Maionese de leite com bacon e óleo de canola

Se você comparar essa receita com a opção anterior, vai perceber que temos duas diferenças: primeiramente, o óleo utilizado aqui é o de canola e não o de girassol; e, além disso, o preparo não leva sal e nem pimenta-do-reino. O processo dessa receita envolve bater todos os ingredientes no liquidificador. Confira!

10. Maionese de leite com bacon e mostarda

12 fatias de bacon, 1/3 de xícara de chá de gordura do bacon, uma xícara de chá de leite bem gelado, uma colher de chá de mostarda, duas xícaras de óleo de milho, sal e pimenta são os ingredientes necessários para preparar essa deliciosa receita de maionese caseira de leite.

11. Maionese de leite com temperos

Essa receita leva ingredientes tradicionais, como o leite integral gelado, o óleo e o sal. Porém, o destaque fica por conta do uso de pimenta-do-reino e de alho, que dão um sabor mais acentuado e presente na sua maionese caseira. Prepare em casa para servir com lanches e petiscos.

12. Maionese de leite com wasabi

Aqui, você vai se surpreender com a presença de um ingrediente bastante especial: o wasabi entra em cena para dar personalidade à receita. Além deste item, leite, sal e óleo vegetal completam o preparo. Utilize também um mixer para misturar os ingredientes.

Existem diferentes tipos de maioneses caseiras que você pode aprender a fazer, então, confira também receitas de maionese de abacate e de maionese de alho. Experimente!

PARA VOCÊ