20 receitas de maionese de liquidificador para complementar seus pratos

Escrito por                          

O preparo da maionese de liquidificador conquista muitos pela facilidade e acessibilidade que ele apresenta. Os ingredientes principais são óleo, leite e sal, mas podem variar de acordo com os temperos escolhidos.

Sejam as tradicionais, veganas, com cebolinha ou azeitonas, selecionamos 20 versões que estão disponíveis na lista abaixo para você fazer agora mesmo. Confira!

Receitas de maionese de liquidificador clássicas

1. Maionese de leite básica: essa receita é aquela tradicional que funciona de base para outras, para isso você pode adicionar a ela outros temperos como curry, cebolinha ou até mostarda. O processo de preparo é bem simples, basta se atentar a algumas dicas para que ela tenha o resultado esperado.

2. Maionese de leite com limão e alho: bem parecida com a receita tradicional, só que essa tem o óleo como ingrediente principal para trazer liga. Esse ingrediente deve ser despejado constantemente para atingir a consistência desejada. Também é possível brincar com a escolha dos temperos utilizados.

3. Maionese de hamburgueria: ovos, óleo, mostarda, limão e pimenta. Esses são os principais ingredientes dessa saborosa e prática receita de maionese caseira. Corra fazê-la já!

4. Maionese caseira com limão e mostarda: essa receita, feita com mostarda dijon, tem um gosto mais peculiar se comparada às outras. Algumas dicas são importante de serem seguidas: vale a pena misturar óleo de milho ou girassol com azeite, porque os primeiros conferem um sabor mais suave, enquanto o último traz um gosto mais agressivo.

5. Maionese verde: sabe aquelas maioneses consistentes servidas com porções e, principalmente, com hambúrgueres e outros tipos de lanches? É essa aqui! O legal é que você pode substituir os temperos por aqueles que mais te agradam.

6. Maionese verde de pão: já ouviu falar de maionese feita com pão amanhecido? Esse ingrediente é responsável por trazer consistência à receita. A base é bem parecida com as outras: depois de ter todos os itens misturados, basta unir óleo, aos poucos, no liquidificador. Ao final, você terá uma lista com opções incríveis para acrescentar à pasta.

7. Maionese verde de leite: essa receita é um pouquinho menos densa e a dica principal é usar leite gelado e um óleo vegetal que não tenha sabor tão forte. O ingrediente principal é salsinha ou cebolinha, mas nada te impede de usar outras ervas, como manjericão, alecrim e coentro, basta que estejam bem lavadas e secas.

8. Maionese de alho: sabe aquele molho de alho que é um sucesso na maioria dos churrascos? Essa é a receita ideal. Você pode comê-lo acompanhado das carnes, fazer um delicioso pão de alho caseiro ou até usá-lo para temperar saladas.

9. Maionese de leite em pó: o leite em pó não é utilizado apenas nos tradicionais doces e sobremesas. É possível torná-lo ingrediente principal de uma deliciosa maionese, e o mais legal é que ela acaba durando mais do que as outras, cerca de cinco dias na geladeira.

Receitas de maionese de liquidificador diferentes

iStock

10. Maionese de abacate: já imaginou uma maionese vagana? Pois é, ótima notícia para quem não consome alimentos de origem animal. Essa aqui, feita com abacate, limão e azeite de oliva é altamente consistente e saborosa.

11. Maionese de bacon: para os amantes de bacon, não há receita melhor. Essa é feita com o óleo normal e o do bacon, que confere bastante sabor ao molho da maionese. Além disso, vale a penar quebrar fatias crocantes de bacon na mistura para trazer mais textura a essa delícia.

12. Maionese de alho vegana: é difícil encontrar alguém que resista a uma maionese feita com alho, né? A boa informação para os veganos é que é possível fazê-la sem usar nenhum ingrediente que tenha base animal. Receita mais prática e saborosa, não há!

13. Maionese de batata e cenoura: mais uma opção vegana, essa receita é altamente cremosa e tem um gostinho bem diferenciado por conta do leite de amêndoas. Você pode acompanhar com vários pratos e uma ideia é comer acompanhada de palitinhos feitos com seus legumes preferidos.

14. Maionese low carb: a dieta low carb é aquela que reduz ou exclui alimentos com alto teor de carboidrato. E sim, é possível fazer uma maionese dessa maneira. Essa receita é feita principalmente à base de gemas e azeite de oliva. O resultado? Delicioso!

15. Maionese de couve-flor: receita bem mais leve do que as tradicionais por não levar tanto óleo no preparo, e sim apenas um pouco de azeite. A couve-flor traz liga à maionese, além de surpreender pelo sabor diferenciado e sutil.

16. Maionese de manjericão: o manjericão, além de combater várias doenças como câncer, problemas cardíacos e diabetes, é aromatizante e combina perfeitamente com a culinária. Nessa maionese, o acréscimo de queijo gorgonzola resulta em uma receita muito saborosa e com um gosto mais acentuado.

17. Maionese de tofu: o tofu é um alimento chinês feito pela mistura de leite de soja e sal e fica bem parecido com uma coalhada. O legal é que ele combina com tudo e pode ser facilmente substituído pelos queijos tradicionais, devido à sua aparência semelhante. Para fazer essa maionese, basta misturá-lo com azeite, mostarda e limão. Fácil, né?

18. Maionese de castanha-de-caju: atualmente é possível encontrar com mais facilidade esse item em mercados e lojas especializadas, mas ainda sim não é acessível a todas as pessoas. Por isso, a opção de fazer em casa é ótima, já que sai mais em conta e é bem saudável, por não usar nenhum item industrializado. Os pontos mais positivos dessa maionese é que ela tem excelente valor nutricional, além de ser extremamente saborosa.

19. Maionese de inhame: mais uma opção vegana, leve e com pouco uso de óleo, essa receita é ótima para o organismo, já que o inhame é antioxidante, previne o câncer e doenças do coração, além de evitar a anemia.

20. Maionese de azeitonas: as azeitonas pretas são ótimos ingredientes para patês, molhos e maioneses, por terem gosto acentuado e ajudar na consistência. Essa receita é muito prática de fazer e deliciosa, por isso não tem como arrumar desculpa para não fazê-la!

Quantas opções, né? Vão faltar eventos para fazer todas. O legal é que elas cabem como acompanhamento de diversos pratos, basta usar sua criatividade. Se você é apaixonado por essa delícia, acesse essas receitas de salada de maionese que vão arrasar no almoço de família.

PARA VOCÊ