12 receitas de maionese temperada simples, práticas e deliciosas

Escrito por Giovanna Pedrosa

A maionese temperada é um acompanhamento que coleciona admiradores. E não é por menos: ela combina perfeitamente com um hambúrguer ou churrasquinho e é sempre uma boa pedida, pois é difícil encontrar quem não goste.

Além disso, ela tem uma base mais neutra, o que permite acrescentar e brincar com os ingredientes e alcançar resultados totalmente únicos. O preparo também é bastante fácil, dando quase para fazer de olhos fechados!

Confira uma seleção de receitas de maionese temperada e aproveite o melhor desse prato.

1. Maionese temperada simples

Foto: Reprodução / Cozinha legal

Para preparar essa receita, você vai precisar só de quatro ingredientes: ovo, óleo, limão e mostarda. O segredo para o resultado perfeito está na hora de bater a maionese, pois é preciso ter cuidado para não passar do ponto. Tirando isso, o processo é mega fácil!

2. Maionese de leite temperada

Foto: Reprodução / Panela terapia

Nessa versão de maionese, o tempero fica por conta da salsinha, da cebolinha, do suco de limão, do alho e do sal. O diferencial, aqui, é o leite na massa, que deixa tudo mais leve e harmonioso. Se você quiser, também pode acrescentar cheiro verde para uma corzinha a mais.

3. Maionese verde temperada

Foto: Reprodução / Panela terapia

A maionese verde é uma opção que faz muito sucesso em restaurantes e lanchonetes e parece ser impossível de reproduzir em casa. Essa receita é a prova de que dá, sim, para fazer essa maravilha e é mais simples do que parece. Você vai precisar de pão francês amanhecido, sal, alho e leite. Tempere com mostarda e cebolinha verde.

4. Maionese temperada com alho

Aqui, os ingredientes utilizados são o leite de soja, o alho, o vinagre branco, o óleo vegetal e o sal. Uma dica importante é retirar o miolo do alho antes de misturá-lo, para alcançar um sabor final mais leve. A maionese de alho é um acompanhamento que combina muito bem com carnes assadas, então, você não pode deixar de prepará-la no próximo churrasco!

5. Maionese temperada com mostarda

Foto: Reprodução / Sem medida

A proposta dessa receita é preparar uma maionese simples, feita com gema de ovo, óleo, sal e pimenta, e caprichar bastante na mostarda. O preparo consiste em, basicamente, bater todos os ingredientes em uma tigela até conseguir uma mistura homogênea. Fácil demais!

6. Maionese temperada para hambúrguer

Essa opção de maionese temperada é acompanhada de hortelã, alho, picles e sal. Para preparar e se deliciar com essa maravilha, é só colocar tudo no liquidificador e bater bem até que fique bem cremoso. O passo a passo também ensina como fazer um delicioso hambúrguer.

7. Maionese temperada sem ovo

Foto: Reprodução / Só penso em comida

Os ingredientes principais dessa receita são o leite integral, o suco de limão, a mostarda e o cheiro verde. O leite precisa estar bem gelado para o preparo, podendo até ficar descansando no freezer uns minutinhos antes de começar o preparo da maionese em si.

8. Maionese temperada com maionese pronta

Se você é fã de receitas rápidas e muito fáceis, vai adorar essa opção de maionese temperada. Ela é feita utilizando a maionese já pronta, que você pode comprar em qualquer supermercado. O tempero é feito com apenas dois ingredientes: sal e alho. Se você quiser, pode acrescentar também cebolinha e salsinha e fazer uma maionese verde.

9. Maionese temperada com manjericão

Foto: Reprodução / Lazz gourmet

Essa opção de maionese leva manjericão, ovo, alho, óleo de canola e sal. Para preparar, comece batendo os ingredientes no liquidificador, tomando cuidado para não deixar as folhas de manjericão desmancharem. Depois, é só ir acrescentando o óleo ao poucos e temperar.

10. Maionese de couve flor temperada

A maionese não é considerada uma receita saudável, já que leva uma quantidade considerável de óleo na massa. Essa opção resolve esse problema ao substituir o óleo por um pouquinho de azeite, tornando o prato bem mais levinho. Separe também couve flor, limão, alho e sal.

11. Maionese de inhame temperada

O destaque dessa receita é o inhame, que é o principal ingrediente dessa maionese e deve ser cozido até ficar bem molinho. Depois de cozinhar bem, acrescente azeite, alho, suco de limão e tempere como preferir. Aí é só bater tudo até ficar uma massa homogênea e acrescentar azeite. Mantenha na geladeira e consuma em até quatro dias.

12. Maionese de abacate temperada

Para preparar essa maionese mega levinha e saborosa na sua casa, você vai precisar de abacate, salsinha, mostarda, suco de limão, sal, alho e azeite de oliva. Se você desejar, pode acrescentar outros temperos de sua preferência, dando a sua cara ao prato final.

Se você é do tipo de pessoa que não abre mão de uma refeição supersaborosa, mas detesta passar horas e horas na cozinha, a maionese temperada é o acompanhamento certo para você. Confira também como preparar a salada de maionese perfeita e continue ampliando o seu cardápio e dando um show na culinária.

PARA VOCÊ