10 receitas de mandioca frita para aprender de vez a fazer esse prato

Por
Atualizado em 20.05.20

Mandioca, aipim, castelinha, uaipi, mecaxeira… De acordo com cada região do país, os nomes usados para designar essa deliciosa raiz variam.

Rica em carboidratos, ela tem um sabor agradável e muito versátil e, além disso, rende diferentes tipos de receita. A versão frita sempre surpreende o paladar!

Confira essa lista de dez receitas de mandioca frita para você se aventurar na cozinha e adicionar esse delicioso alimento ao seu cardápio.

Publicidade

1. Mandioca frita cremosa

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Essa receita é uma clássica pedida de comidas de boteco. Aqui, é preciso cozinhar a mandioca na panela de pressão até ficar bem macia. Depois, amasse e misture com manteiga e sal para formar um purê. Distribua essa massa em uma forma, leve para congelar e, depois, corte em cubos. Frite esses cubinhos e está pronta!

2. Dadinho de mandioca frita

Que tal incrementar os clássicos dadinhos de mandioca? Nessa receita, eles são recheados com carne seca e queijo parmesão. Atenção: é muito importante congelar os dadinhos antes de fritar, pois eles ficam moles logo após prepará-los.

3. Mandioca frita simples

Publicidade

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Clássica, essa receita vai te surpreender pela praticidade. Se estiverem com casca, limpe as mandiocas e lave em água corrente. Corte em pedaços e leve para cozinhar até que fiquem macias. Escorra bem e deixe esfriar. Depois, é só levar para uma panela com óleo quente e fritar. Está pronta!

4. Mandioca frita sequinha e crocante

Se você gosta de uma mandioca mais sequinha e crocante, então, essa receita é perfeita. Muito simples de fazer, ela fica pronta em poucos minutos e é ideal para acompanhar pratos mais elaborados ou servir como entrada e petisco.

5. Mandioca frita na airfryer

Essa receita é ideal para quem tem a panela que faz frituras sem óleo, a airfryer. E, para preparar essa delicia, você vai precisar de meio quilo de mandioca, sal, alecrim e azeite de oliva. O tempo total de preparo são quinze minutos e o resultado garante mandiocas macias e saborosas.

6. Mandioca frita à milanesa

Publicidade

O primeiro passo para preparar essa receita é cozinhar a mandioca até que ela esteja macia (mas não muito!). Depois, é preciso empanar com farinha de rosca e ovo. Por ultimo, é só levar para fritar em óleo bem quente. Fica muito gostosa!

7. Bolinho de mandioca com queijo frito

Foto: Reprodução / Receita de Minuto

Uma combinação perfeita para petisco é a mandioca com queijo. Nessa receita, os dois ingredientes são usados para fazer esse delicioso bolinho de mandioca, que fica supermacio e saboroso. Vale a pena testar aí na sua casa!

8. Bolinho de mandioca com linguiça frito

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Esse bolinho é uma ótima opção para inovar nos petiscos e nos pratos de entrada. O passo a passo consiste em preparar uma massa à base de mandioca, rechear com linguiça calabresa defumada, passar na farinha de rosca e fritar.

9. Bolinho de mandioca com carne frito

Foto: Reprodução / Gordelícias

Muito simples de preparar, essa massa é perfeita para os mais variados recheios. Aqui, a dica é preparar uma carne moída bem temperadinha para rechear essa delícia. A massa já leva queijo parmesão, o que a deixa ainda mais saborosa e crocante.

10. Bolinho de mandioca com frango frito

Publicidade

A combinação de mandioca com frango é simplesmente irresistível. Essa receita te ensina o passo a passo de como preparar um bolinho de mandioca recheado com frango desfiado que vai surpreender todo mundo na sua casa!

Agora que você já tem todas essas opções para preparar uma deliciosa mandioca frita, é só escolher as suas preferidas e aproveitar! Bom apetite!