9 receitas de mantecal que são perfeitas para o lanche da tarde

Escrito por    
Em 08.09.20

O mantecal é um biscoito feito com poucos ingredientes e que tem um sabor muito especial. Quem experimenta afirma que derrete na boca e que a goiabada dá o toque extra que deixa o doce ainda mais delicioso. Confira receitas para fazer agora mesmo!

Continua após o anúncio

1. Mantecal simples

Com apenas três ingredientes, a receita é superfácil de preparar e promete deixar todo mundo com água na boca. Tudo que você precisa fazer é amassar com as mãos até obter o ponto da massa e, depois, moldar os biscoitos. O mais legal é que o detalhe de cada um dos deles é feito com o seu dedo.

2. Mantecal com raspas de limão

Aqui, o objetivo é deixar os biscoitos ainda mais gostosos. Por isso, existem dois ingredientes especiais: as raspas de limão e a goiabada, que será colocada por cima do mantecal.

3. Mantecal com pinga e raspas de limão

Chamado de mantecal espanhol, esse biscoito leva alguns ingredientes extras, como a pinga e as raspas de limão. O objetivo é dar um gostinho diferente. Além disso, é prático, porque parte da massa pode ser batida na batedeira. Apenas a finalização é feita à mão, com o acréscimo da farinha.

4. Mantecal com goiabada

Fácil e rápida de fazer, o grande destaque da receita é a goiabada, que dará um toque ainda mais especial para os biscoitos. Você usa apenas três ingredientes e, depois, só precisa moldar as bolachinhas como desejar.

Continua após o anúncio

5. Mantecal com gordura vegetal

Além de usar gordura vegetal, essa dica ensina uma forma prática de moldar os biscoitos. Também recomenda colocar pequenos pedaços de goiabada, que vão derreter na massa durante o cozimento.

6. Mantecal com banha de porco

A banha de porco vai dar a textura perfeita ao biscoito, fazendo que derreta na boca assim que você der a primeira mordida. Para facilitar o manuseio, você pode bater na batedeira, antes de misturar a farinha de trigo para obter o ponto certo da massa.

7. Mantecal com amido de milho e geleia

Se você não gosta de goiabada, aqui, o biscoito ganha um sabor diferente com a geleia do sabor de sua preferência. Além disso, a massa leva alguns ingredientes extras, como o amido de milho e o coco ralado. Você não vai se arrepender de experimentar a receita!

8. Mantecal de feijão-branco

Essa sugestão é bem diferente, indicada para quem deseja testar o biscoito com outros ingredientes que não os tradicionais. No lugar da farinha de trigo, entra a de feijão-branco e, em vez da banha, a manteiga sem sal. Podemos até dizer que a receita ganhou um toque mais saudável. Vem ver como o preparo é fácil e gostoso!

9. Mantecal vegano

Quem segue uma dieta vegana também poderá experimentar o biscoito com goiabada. Em vez de banha, o óleo de coco seco será o ingrediente que vai ajudar a dar forma à receita. Bem simples, leva apenas quatro ingredientes – incluindo o doce de goiaba que vai por cima.

Continua após o anúncio

Agora, você já sabe como fazer mantecal de diversas formas. E se gosta de biscoitos com goiabada, aproveite e dê uma olhada em deliciosas receitas de goiabinha.

PARA VOCÊ