14 receitas de manteiga caseira que deixam as industrializadas no chão

Escrito por Giovanna Pedrosa

Além de ser muito mais saborosa do que as versões industrializadas, a manteiga caseira tem bem menos calorias e é livre de corantes e conservantes. Em muitos casos, você vai precisar apenas de um ou dois ingredientes para ter um resultado extremamente cremoso e delicioso.

Apesar de tantos benefícios, é importante consumir com moderação – principalmente se você está seguindo alguma dieta. Mas, desde que desfrutada em porções razoáveis e acompanhada de alimentos saudáveis, a manteiga tem nutrientes essenciais para o nosso corpo e só faz bem!

Confira 14 receitas de manteiga caseira que vão te ajudar a compor lanches leves e gostosos.

Manteiga caseira salgada

Foto: Reprodução / Gourmet a dois

1. Manteiga caseira simples: o único ingrediente que você vai precisar para fazer essa receita é o creme de leite. Utilize a batedeira para prepará-lo, impedindo o creme de talhar. Cubra com um pano, remova o soro e pronto! Mantenha na geladeira e consuma em sete dias.

2. Manteiga caseira fermentada: para preparar essa opção e ter um resultado incrível na sua casa, o ideal é que você aqueça o creme de leite no dia anterior e deixe-o descansando. Feito isso, é só adicionar iogurte e bater a mistura em um processador, retirando o excesso de soro.

3. Manteiga caseira clarificada: também conhecida como manteiga ghee, essa receita é um sucesso entre os brasileiros. Confira o passo a passo e aprenda a prepará-la de duas maneiras: diretamente na chama do fogão ou no banho-maria. Das duas formas, o resultado é delicioso!

4. Manteiga caseira temperada: se você gosta de sabores marcantes e não abre mão de um bom tempero, vale apostar nessa opção. De maneira prática e rápida, a receita te ensina a fazer três versões de manteiga temperada – com limão, com ervas finas e com gorgonzola.

5. Manteiga caseira com sal marinho: o principal destaque dessa receita é o sal marinho, que é utilizado para temperar a manteiga e deixa o resultado mais profissional e ainda mais gostoso. A textura final é incrível e combina muito com um pão quentinho – experimente!

6. Manteiga caseira de nata: a nata, aqui, é utilizada para substituir o creme de leite no preparo da manteiga. Comece o passo a passo batendo-a e retirando, aos poucos, o líquido que sobrar. Para um resultado mais sequinho, escorra toda a água com o auxílio de um pano.

7. Manteiga caseira de azeite: que tal preparar uma versão diferente para acompanhar o seu café da manhã ou lanche da tarde? Essa receita te ensina a fazer uma manteiga feita com azeite que, além de ter um sabor maravilhoso, é muito saudável, não leva lactose e é vegana!

Manteiga caseira doce

Foto: Reprodução / Dani noce

8. Manteiga de amendoim caseira: a manteiga doce também é uma excelente opção para acompanhar pães, bolachas e torradinhas e tornar o seu café da tarde mais gostoso. Confira o passo a passo e aprenda a preparar uma versão de amendoim que reúne sabor e praticidade.

9. Manteiga caseira de amendoim com baunilha: a sugestão dessa receita é adicionar uma porção de essência de baunilha para potencializar o sabor final da manteiga. Se desejar, você também pode acrescentar outras especiarias, como o cravo, a canela e a noz-moscada.

10. Manteiga caseira de amendoim com açúcar mascavo: aqui está outra opção incrível de manteiga de amendoim para integrar o seu cardápio. O preparo dessa receita leva amendoim torrado e açúcar mascavo. Para um resultado mais light, substitua o açúcar pelo adoçante.

11. Manteiga caseira de amêndoas: se você gosta de experimentar novos sabores e se aventurar na cozinha, essa é a escolha certa para você. Em pouco mais de meia hora e utilizando apenas um porção de amêndoas sem casca, você tem um resultado espetacular!

12. Manteiga caseira de avelã: a manteiga ou creme de avelã é uma receitinha que tem um sabor único e agrada os mais diversos paladares. Confira o passo a passo e aprenda a preparar na sua casa uma versão totalmente natural, sem conservantes e muito mais econômica.

13. Manteiga caseira de coco: um ponto de destaque dessa opção é que ela não precisa ser consumida somente no dia do preparo. Desde que seja mantida na geladeira, você pode saborear essa manteiga deliciosa durante um período de dois meses! Acesse e saiba como.

14. Manteiga caseira de semente de girassol: semente de girassol sem casca, mel, óleo de girassol e sal são os ingredientes que compõem essa receita. Utilize um processador para te auxiliar no processo e, depois de finalizada, mantenha a manteiga sempre no refrigerador.

Preparar a sua própria manteiga em casa é uma tarefa bem mais simples do que parece. Com pouquíssimos ingredientes e em poucos minutos, você consegue um resultado delicioso e que deixaria qualquer manteiga industrializada com inveja. Não fique de fora dessa!

PARA VOCÊ