10 receitas de manteiga de amendoim para um creme caseiro e delicioso

Escrito por                          

A manteiga de amendoim é um acompanhamento bem tradicional da culinária norte-americana e adorado por muitos brasileiros. O que nem todos sabem é que ela pode ser feita em casa de maneiras práticas e baratas. Para incrementar o preparo, pode-se acrescentar inclusive ingredientes como o mel e o chocolate. Confira receitas desse creme delicioso:

1. Manteiga de amendoim simples

Para preparar essa versão básica de manteiga você só precisa de um ingrediente: o próprio amendoim. O alimento é aquecido em uma frigideira por mais ou menos cinco minutos. Depois, é hora de levar o amendoim para bater no liquidificador até ficar com consistência de pasta.

2. Manteiga de amendoim no processador

O processador é utilizado para deixar o preparo dessa manteiga de amendoim ainda mais fácil. O amendoim torrado é batido com o sal e óleo de coco, e o ponto é quando a mistura estiver com uma consistência cremosa. Para dar um toque crocante à manteiga, deve-se adicionar amendoim triturado.

3. Manteiga de amendoim no liquidificador

Essa receita traz a combinação incrível do amendoim torrado e do óleo de coco para compor a manteiga. O preparo é feito no liquidificador e deve-se bater por alguns segundos, mexer com uma espátula e bater novamente até ficar pastoso. Após isso, o prato já pode ser consumido e deve ser guardado na geladeira.

4. Manteiga de amendoim com óleo de coco

O amendoim dessa receita é torrado no forno. O alimento é levado para o processador por aproximadamente dez minutos e, depois, deve-se acrescentar açúcar e sal a gosto. O óleo de coco também é adicionado e deixa a pasta ainda mais cremosa!

5. Manteiga de amendoim com açúcar mascavo

O preparo dessa receita começa colocando o amendoim torrado no processador. O sal marinho e o açúcar mascavo são, então, adicionados e a mistura é batida até ficar com a textura de pasta. A dica é combinar com frutas e chocolate.

6. Manteiga de amendoim com açúcar e sal

Para essa receita, deve-se utilizar o liquidificador para preparar a manteiga. Os ingredientes utilizados são óleo, amendoim torrado sem sal, açúcar e sal. É preciso bater tudo, com a função pulsar, até ficar com a textura homogênea e cremosa. O óleo pode ser de milho, canola ou coco.

7. Manteiga de amendoim com açúcar refinado

O açúcar refinado é o ingrediente diferencial dessa receita. Os demais ingredientes usados para compor a manteiga são óleo de amendoim, amendoim torrado e sal. Para combinar tudo, deve-se utilizar o liquidificador e uma colher pode ajudar a deixar o processamento uniforme.

8. Manteiga de amendoim com mel

O mel dá o toque especial dessa versão de manteiga. O amendoim assado sem casca é triturado no processador e batido com açúcar e sal. Depois, é hora de acrescentar o óleo de canola e o mel. A pasta deve ficar com uma textura firme e o gostinho é simplesmente delicioso.

9. Manteiga de amendoim com canela

O amendoim torrado pode ser processado com ou sem casca nessa receita. O preparo também conta com o uso do sal e da canela para aromatizar a manteiga. Após bater tudo, com ajudar de uma espátula para ficar homogêneo, o prato já pode ser servido.

10. Manteiga de amendoim com chocolate

Essa receita traz o amendoim torrado sem sal batido no processador. Depois, deve-se acrescentar o chocolate em pó e o açúcar mascavo. O ideal é bater bem para a textura ficar completamente homogênea. Uma sugestão é servir com pão, fica delicioso!

Há opções de manteiga de amendoim mais simples e também elaboradas. O preparo pode ser uma boa pedida para acompanhar pães, torradas e até doces, e é um ótimo complemento para o seu café da manhã e lanche da tarde! Veja também receitas de algumas receitas de pasta de amendoim para entender a diferença.

PARA VOCÊ