15 receitas de Maria Isabel que vão te levar direto para o Piauí

Escrito por    
Em 17.12.19

Prato típico do estado do Piauí, Maria Isabel é uma refeição completa feita com base de arroz e, normalmente, carne de sol. Extremamente saboroso, esse prato é a expressão perfeita da culinária nordestina! E graças a sua versatilidade, ele pode ser feito com os mais diversos ingredientes: desde carne de churrasco até diferentes tipos de temperos. Confira:

Continua após o anúncio

1. Maria Isabel do Piauí

Muito saborosa, essa versão é bem simples de fazer e leva ingredientes que, com certeza, você encontra em qualquer mercado. Um segredinho bem legal e que deixa o seu arroz ainda mais cremoso é acrescentar uma colher de manteiga gelada assim que você desligar o fogo. Mexa tudo muito bem e sirva ainda quentinho!

2. Maria Isabel fácil

Para dar uma inovada no arroz branco e sair da mesmice, você pode investir nessa opção maravilhosa e muito fácil de Maria Isabel. Para fechar com chave de ouro e deixar tudo ainda mais gostoso, não se esqueça de fritar um ovo e servir junto com o prato! Não tem como dar errado, não é mesmo?

3. Maria Isabel com manteiga de garrafa

Também conhecida como manteiga da terra, a manteiga de garrafa tem aroma delicado, sabor característico e é um produto típico do Nordeste. E aqui, essa iguaria entra em cena e ajuda a compor uma refeição simplesmente maravilhosa. Se quiser dar uma cor a mais ao seu prato, capriche no colorau!

4. Maria Isabel com açafrão

Tempero de sabor marcante, o açafrão tem potencial antioxidante e anti-inflamatório e é uma ótima pedida para quem quer dar uma incrementada nos pratos salgados. E os fãs desse condimento vão se apaixonar por essa versão incrível de arroz Maria Isabel, que é bem fácil de fazer e fica pronta em menos de uma hora.

Continua após o anúncio

5. Maria Isabel na pressão

Sinônimo de praticidade, essa opção é toda feita em uma panela de pressão! Perfeita para quem não quer sujar muita louça, ela é bem simples de ser feita e fica uma delícia! Dica importante: lave bem a sua carne de sol para retirar o excesso de sal e coloque para escorrer enquanto você frita a cebola e o alho.

6. Maria Isabel picante

Quem gosta de pratos mais apimentados vai se apaixonar por essa receita! Ideal para servir em um almoço ou em jantar com a família, ela leva ingredientes bem acessíveis e que são muito saborosos. Vale a pena dar uma olhadinha no vídeo e testar aí na sua casa!

7. Maria Isabel com pimentão vermelho

Em uma panela, frite a carne e quando estiver douradinha, acrescente o alho, a cebola, o pimentão, o colorau e a pimenta-do-reino. Refogue até a cebola ficar transparente, adicione o tomate e o arroz, e refogue por mais dois minutinhos. Para finalizar, coloque a água e o coentro. Assim que a água evaporar, desligue o fogo e sirva. Bom apetite!

8. Maria Isabel com linguiça

Arroz branco, charque traseiro, água, linguiça de porco, pimenta-de-cheiro, molho de tomate, pimentão verde, pimentão amarelo, tomate, cebola, pimenta-do-reino e azeite são os ingredientes que compõem essa receita simplesmente incrível. Prepare aí na sua casa e esteja pronto para receber muitos elogios.

9. Maria Isabel com pimenta-de-cheiro

Continua após o anúncio

Um tempero pode fazer toda a diferença em uma receita, certo? E aqui, a pimenta-de-cheiro dá um sabor muito interessante ao arroz Maria Isabel. O modo de preparo é bem parecido com o das versões anteriores: dourar a cebola e o alho, cozinhar a carne com os outros ingredientes e, por último, cozinhar o arroz até ele ficar bem macio e soltinho.

10. Maria Isabel com shoyu

Com um gostinho de comida oriental, essa versão de Maria Isabel leva shoyu na sua composição. Então, lembre-se de dessalgar a carne, pois o molho de soja já bem salgado. Sirva com uma jarra de suco natural bem fresquinha e aproveite!

11. Maria Isabel de jabá

O seu almoço de domingo nunca mais será o mesmo depois que você experimentar essa deliciosa receita. Além de ser extremamente saborosa, ela também é prática e fica pronta bem rápido. Para aprender cada passo do preparo e alguns segredinhos, basta conferir o vídeo. Está bem completo!

12. Maria Isabel colorida

Tem pratos que são tão lindos que a gente come com os olhos, não é mesmo? E esse é o caso dessa refeição incrível! Linda, ela vai surpreender todo mundo não apenas pela beleza, mas também pelo sabor intenso, marcante e muito gostoso. Confira os ingredientes necessários e corra para a cozinha para testar.

13. Maria Isabel com sobras do churrasco

Sobrou muita carne do churrasco com os amigos e você não sabe o que fazer? Pois então, você precisa dar uma olhadinha nessa receita extremamente gostosa. Uma explosão de sabores, ela é perfeita para quem quer aproveitar as sobras e ainda preparar um prato bem diferente e saboroso.

14. Maria Isabel com carne serenada

Mais refinada, essa refeição precisa estar naquele seu jantar especial! Atenção para os ingredientes necessários: carne serenada, arroz, alho, tomate, pimenta-de-cheiro, cebola, salsinha, cebolinha, óleo e pimenta dedo-de-moça. Anotou tudo? Então, agora confira o modo de preparo e teste aí em casa!

15. Arroz quase Maria Isabel

Adaptada, essa versão é uma releitura do prato clássico nordestino. Aqui, outros ingredientes são usados, como o bacon, a pimenta-biquinho, a cebola e o pimentão amarelo, o que garante uma combinação de sabores espetacular! Para dar um sabor ainda mais intenso, a dica é preparar tudo na brasa.

Para continuar explorando os sabores incríveis dos pratos típicos brasileiros, confira também essas receitas de arroz carreteiro e de creme de cupuaçu.

PARA VOCÊ