44 receitas de mascarpone capazes de encantar com seu sabor

Escrito por Amanda Comicio

O queijo mascarpone é uma iguaria. Supercremoso, seu gosto adocicado confere uma incrível versatilidade para esse ingrediente.

Diferente da maioria dos queijos, o mascarpone não pode ser armazenado por muito tempo, já que é um ingrediente delicado. No entanto, sua fabricação é simples e pode até mesmo ser feita em casa!

A seguir, você encontra receitas para fazer o queijo mascarpone caseiro e muitas ideias para incorporar esse ingrediente delicioso em diferentes pratos. Confira!

Receitas de queijo mascarpone caseiro

Foto: Reprodução / cozinha legal

1. Queijo mascarpone caseiro simples: essa receita é muito simples e leva apenas dois ingredientes. Usando creme de leite fresco e suco de limão, em 15 minutos o mascarpone está pronto. O queijo tem uma textura cremosa e pode ser usado de muitas maneiras!

2. Creme mascarpone caseiro: também usando apenas dois ingredientes, esse é um método de preparo um pouco diferente. O soro do queijo é retirado usando um tecido, como na produção de queijo tradicional. Podendo ser armazenada por até sete dias na geladeira, essa é uma ótima opção tanto para preparar pratos doces quanto salgados.

3. Creme de mascarpone simples: essa receita detalha como preparar o creme de mascarpone, que pode ser usado em inúmeras sobremesas. Utilizando apenas o queijo e açúcar, o preparo não poderia ser mais simples. Você pode usar essa receita como base e deixar sua imaginação fazer o resto!

4. Mascarpone caseiro clássico: essa é uma receita um pouco mais demorada; No entanto, seguindo esse modo de preparo, o resultado é o queijo mascarpone em sua textura original. Esse é um ótimo jeito de baratear receitas normalmente muito custosas!

Receitas com creme de mascarpone

Foto: Reprodução / eu como sim

5. Potinhos de chocolate e mascarpone: essa sobremesa fácil de fazer combina o sabor do mascarpone com chocolate meio amargo e mel. O preparo é rápido e ela é perfeita para servir em ocasiões especiais!

6. Creme de mascarpone e quark com frutas: quem disse que sobremesas precisam ser complicadas de fazer? Essa receita mostra que, em apenas cinco passos, você pode ter uma receita deliciosa e saudável para servir! O mascarpone deve ser combinado com o queijo quark para fazer o creme e, depois, basta adicionar as frutas em pedaços por cima.

7. Verrine de manga: verrines são sobremesas servidas em pequenos copos individuais. Normalmente, a textura desses pratos é cremosa e delicada, o que torna o mascarpone o ingrediente perfeito para eles. Essa receita ensina a preparar uma deliciosa sobremesa com manga em pedaços, creme de mascarpone e cookies de gengibre. O resultado é sofisticado e delicioso!

8. Pêssego assado com creme de mascarpone: essa é uma sobremesa simples de preparar, mas muito sofisticada. Os pêssegos assados e recheados com creme de mascarpone surpreendem tanto na aparência quanto no sabor. Para incrementar ainda mais, polvilhe castanha-de-caju sobre o creme! Com apenas cinco ingredientes e um preparo rápido, essa é uma opção perfeita para servir aos amigos.

9. Cornetto de mascarpone com calda de morango: essa receita foi elaborada por Gustavo Bicalho, finalista no programa Masterchef. O cornetto é um tipo de biscoito crocante que combina perfeitamente com a textura do mascarpone. Esse prato com inspirações francesas é surpreendentemente fácil de preparar. A receita apresenta um passo a passo simples de seguir, acompanhado de vídeo, para não ter erro.

Bolos com mascarpone

Foto: Reprodução / danielle noce

10. Bolo red volvet com mousse de mascarpone: a combinação de red velvet e mascarpone é um clássico muito amado no mundo da culinária. Essa receita inova preparando um mousse com o queijo para rechear e cobrir o bolo. Além de ficar lindo, é um doce com sabores incríveis. O mousse de mascarpone é preparado com favas de baunilha e o bolo também conta com geléia de frutas vermelhas caseira.

11. Tartelettes de mascarpone e frutas silvestres: essas mini-tortas são simples e precisam de poucos ingredientes. A massa base de cacau é recheada com creme de mascarpone e coberta com frutas silvestres frescas. Com um preparo rápido e perfeita para servir às visitas, você certamente vai se apaixonar por essa sobremesa.

12. Bolo de figo com nozes e recheio de mascarpone com maple: essa receita é supersofisticada, mas muito fácil de fazer. A massa do bolo é feita com nozes pecã, figos frescos e geléia de figos, para um sabor original. Já o recheio é uma mistura incrível de creme de mascarpone e xarope de bordo, conhecido também como maple syrup.

13. Bolo de amêndoas com cereja e mascarpone: a massa desse bolo é preparada com amêndoas e brandy e é muito simples de fazer. No entendo, para o bolo ficar perfeito mesmo, é melhor prepará-lo no dia anterior. O recheio é uma mistura deliciosa de mascarpone com cerejas em conserva e outros ingredientes especiais!

14. Bolo de cereja e pistache com cobertura de mascarpone: a massa preparada com cerejas frescas, pistache e mel resulta em um bolo único e com sabor muito distinto. O preparo é simples e rápido e a cobertura, por sua vez, é preparada apenas com mascarpone, iogurte e licor de laranja. Você, certamente, vai impressionar seus amigos!

15. Bolo frangipane com mascarpone, morangos e maracujá: o frangipane é um bolo sem fermento de origem italiana. A massa é preparada à base de manteiga, gemas e amêndoas. É uma receita que combina perfeitamente com o sabor delicado do mascarpone, que, nesse caso, vem acompanhado de morangos frescos e uma deliciosa calda de maracujá!

16. Bolo esponja de manteiga com recheio de mascarpone e framboesa: essa receita ensina a preparar a famosa massa esponja de manteiga. Muito popular em bolos de aniversário, ela é macia, molhadinha e fácil de preparar. O recheio também é simples, feito apenas com framboesas em compota e mascarpone.

17. Bolo de cenoura com especiarias e lima: esse bolo de cenoura inova nos sabores e conta com deliciosas especiarias na massa. O uso de nozes, canela, noz-moscada, amêndoas e gengibre confere diferentes dimensões ao sabor. Para completar a composição, a cobertura é preparada com queijo mascarpone e lima!

Tortas com mascarpone

Foto: Reprodução / mel e pimenta

18. Semifreddo de castanha e sorvete de mascarpone: o semifreddo é uma sobremesa italiana e trata-se de uma torta servida semi-congelada, com textura aveludada. Essa versão é preparada com mascarpone, chocolate meio amargo e castanhas-do-Brasil. É bem fácil de preparar e o resultado é delicioso!

19. Torta de morango com mascarpone: aqui, você vai aprender a preparar do zero a massa de torta doce, que pode ser usada em diferentes receitas. O recheio é preparado com queijo mascarpone, morangos frescos e baunilha. O preparo é simples e prático e você pode usar o mascarpone caseiro se preferir.

20. Torta de figos com mascarpone: o diferencial dessa receita, além da massa especial com raspas de limão, é o preparo de dois recheios. A primeira camada da torta é feita com geleia de figos caseira e a segunda com um creme de mascarpone mais firme, que leva gelatina. A decoração fica por conta de figos frescos e flores comestíveis!

21. Torta de mascarpone com framboesa: o creme de mascarpone para essa receita deliciosa é preparado com lascas de casca de laranja e dá um toque especial no sabor. O preparo e a montagem são simples, mas o resultado é uma torta delicada e deliciosa. As framboesas são usadas frescas para dar ainda mais sofisticação à sobremesa.

22. Torta de banana com doce de leite: essa deliciosa torta de dois recheios utiliza o creme de mascarpone como cobertura e a receita ensina a fazer a massa do zero. A primeira camada de recheio conta com chocolate com caramelo e café e a segunda é composta por bananas fatiadas e cobertas com doce de leite.

23. Charlotte de mascarpone e morangos: a charlotte é uma receita de pavê típica da Itália. Tradicionalmente, é preparada com chocolate e creme, no entanto, essa versão inovadora incorpora o creme de mascarpone com morangos frescos e rum para conferir um sabor diferente e sofisticado.

Sobremesas com mascarpone

Foto: Reprodução / danielle noce

24. Mousse de mascarpone brulée com morangos marinados: apesar de parecer complexo, o preparo dessa sobremesa é simples. A receita inclusive dá uma dica para quem quer fazer o brulée e não tem maçarico em casa. Os morangos são marinados no limão siciliano e na redução de vinagre balsâmico e o creme de mascarpone é preparado com Cointreau para trazer um toque especial ao prato.

25. Clafoutis de cerejas e mascarpone: o clafoutis é um doce francês que consiste em frutas secas assadas junto com um creme de farinha, ovos, leite e açúcar. Essa versão usa cerejas e substitui a nata pelo mascarpone para dar uma cara nova ao clássico. O preparo é extremamente simples e o resultado é uma sobremesa leve e saborosa!

26. Mousse de mascarpone com frutas: você pode preparar essa receita em uma travessa grande ou em taças individuais. O mousse de mascarpone é acompanhado de uma deliciosa geléia de frutas caseira, à base de mirtilos e limão siciliano.

27. Mousse de mascarpone e cassis: com apenas seis ingredientes, essa receita é um jeito simples, mas inovador de servir o creme de cassis. O preparo do mousse é supersimples e rápido e você pode adicionar figos frescos na hora de servir para incrementar ainda mais a sobremesa.

28. Compota de frutas vermelhas e creme de mascarpone: com uma deliciosa compota de morango, mirtilo e framboesa, essa sobremesa incorpora o mascarpone com um delicioso creme. O creme é preparado com cassis para trazer um toque especial ao doce.

29. Tiramisu com raspas de laranja: não se pode falar de receitas com mascarpone sem citar o famoso tiramisu. Esse mousse clássico italiano de café, mascarpone e baunilha é certamente uma das iguarias mais cobiçadas. O melhor é que ele é simples de fazer e pode ser servido de muitas formas diferentes. Para decorar, a receita sugere raspas de laranja!

30. Tiramisu clássico: essa é uma receita que respeita o modo de preparo original desse clássico italiano. A combinação de mascarpone, café e cacau é centenária, como a receita explica e essa versão utiliza o mascarpone caseiro para garantir a autenticidade.

31. Tiramisu italiano: essa receita de tiramissu é a versão mais popular desse clássico. A adição do creme de chocolate nessa sobremesa à base de café leva o sabor a um novo nível! O preparo continua sendo bastante simples e o resultado é uma sobremesa inacreditável.

32. Sorvete de canela e mascarpone: com apenas cinco ingredientes, essa receita simples de sorvete tem um sabor único e original. A canela em pó dá ao creme de mascarpone um toque diferente e sofisticado e o preparo é muito prático: esse sorvete ficará pronto em apenas três passos!

33. Pannacotta de mascarpone com calda de goiabada: a pannacotta é um versátil doce italiano à base de creme de leite. A consistência é parecida com a de um mousse e, preparada com mascarpone, o sabor é delicado e fácil de combinar com complementos. A calda é feita apenas com goiabada e água, tornando essa sobremesa sofisticada, rápida e barata de fazer.

34. Creme gelado de mascarpone e amêndoas com frutas: esse delicioso creme de mascarpone divide o holofote com uma dacquoise de amêndoas e uma calda de frutas com amareto e mel. As frutas utilizadas ficam à sua escolha e a receita explica direitinho como preparar a dacquoise, uma espécie de farinha de amêndoas. A mistura de texturas torna esse prato uma sobremesa verdadeiramente especial!

35. Rabanada de ruibarbo e mascapone: essa versão moderna e única da rabanada dá uma cara nova para um clássico. Com sabores marcantes, a receita usa ruibarbos, cardamomo, favas de baunilha, laranja e, claro, creme de mascarpone, preparado com mel para deixar tudo ainda mais único.

36. Figos recheados de mel e mascarpone com coulis de framboesa: os figos frescos recheados com mascarpone são uma opção leve e deliciosa para a sobremesa e, com apenas quatro ingredientes, eles são surpreendentemente simples de preparar. O creme de mascarpone é batido com mel de flores e o coulis de framboesa é feito simplesmente com as frutas e açúcar.

Pratos salgados com mascarpone

Foto: Reprodução / segredos da tia emilia

37. Sopa de abóbora com bolinhos al mascarpone: essa deliciosa sopa à base de abóbora é a prova de que mascarpone também combina com pratos salgados. Com ingredientes simples, ela é feita apenas com abóbora, cebolas, maçãs e temperos. O queijo mascarpone é incorporado na hora de servir e dá um toque especial a esta sopa nutritiva!

38. Risoto de alho-poró e mascarpone: o risoto de alho-poró é um clássico conhecido pela sua cremosidade. Nada melhor para incrementar essa receita do que o uso do mascarpone, tornando o creme mais delicado e leve. O preparo é bem simples e o resultado é sublime!

39. Pasta de berinjela com mascarpone: perfeita para servir com aperitivos e canapés, essa pasta de beringela abusa do sabor especial do mascarpone para se tornar única. O melhor é que você pode preparar essa receita apenas com a berinjela, o mascarpone e temperos básicos. É supersimples de fazer e fica uma delícia!

40. Frango com aspargos e molho de mascarpone: o grande diferencial dessa receita é o modo de preparo do frango. Feita ao estilo pochê, a carne fica macia e suculenta. O molho de mascarpone é preparado com tomates e talho, além de temperos que deixam tudo mais especial.

41. Nhoque ao mascarpone e presunto parma: essa receita ensina a fazer o nhoque do zero, com uma receita bem tradicional que leva batatas e manteiga. O grande diferencial é o molho de mascarpone com presunto parma, uma opção simples de fazer e que tem um sabor simplesmente único.

42. Fettucine integral com molho de abobrinha e mascarpone: o mascarpone é um ingrediente muito versátil e que fica perfeito também em pratos salgados. Essa receita explica desde como preparar a massa integral até como fazer esse molho único de abobrinha com queijo mascarpone. O sabor do prato é delicado e sofisticado!

43. Risoto de cogumelos, mascarpone e limão siliciano: esse risoto cremoso de shitake e portobello conta com o mascarpone para ficar ainda mais cremoso e saboroso. O limão siciliano usado como tempero confere um toque de leveza e frescor ao prato!

44. Risoto de camarão com mascarpone: temperado com vinho branco e manteiga, esse risoto de camarão é um prato saboroso e fácil de preparar. O queijo mascarpone confere ainda mais cremosidade e sofisticação à receita, combinado com queijo parmesão para deixar tudo mais especial.

O mascarpone é um ingrediente versátil e sofisticado. O melhor de tudo é que ele pode ser feito em casa, conferindo às receitas um toque ainda mais pessoal e único. Seja em doces ou salgados, o queijo mascarpone deixa tudo mais gostoso! Experimente essas receitas e se surpreenda com esse ingrediente tão especial.

PARA VOCÊ