9 receitas de massa de empadão para compor pratos deliciosos

O empadão é um prato gostoso e que faz muito sucesso na culinária. Assim como os recheios, as massas utilizadas para compor o preparo são variadas. Elas podem ser feitas com farinhas diversas e vão desde a podre até a low carb.

Publicidade

Essa massa possui uma textura inconfundível e muito agradável. É uma boa opção para compor tortas gostosas e nutritivas. Confira uma seleção de receitas práticas e gostosas de massa de empadão:

1. Massa de empadão com farinha de aveia e açafrão

Essa receita de massa de empadão é feita misturando farinha de trigo branca, farinha de aveia, sal, açafrão em pó e orégano desidratado em um recipiente. Depois deve-se acrescentar o azeite e, então, a água gelada aos poucos. A massa deve ser levada para a geladeira por meia hora. O preparo pode então ser aberto e recheado.

Publicidade

2. Massa de empadão com gordura vegetal

O preparo dessa receita de massa de empadão começa combinando a farinha, o sal e a gordura vegetal em um bowl. A combinação deve ser amassada e, se não der o ponto, pode-se acrescentar água. Depois, a massa já pode ser recheada e a finalização é feita pincelando uma gema de ovo. É uma versão simples e de textura marcante!

3. Massa de empadão com vinagre

Publicidade

Essa é uma massa de empadão que conta com um preparo rápido e fácil. Os ingredientes utilizados são farinha de trigo e manteiga. O vinagre e a água gelada são utilizados para dar a liga da massa. O recheio pode ser escolhido a gosto e a gema de ovo dá o toque final ao prato. O resultado vai te dar água na boca!

4. Massa de empadão com suco de limão

Aqui, a massa pode é utilizada para compor o empadão. Para preparar é preciso de farinha de trigo, suco de limão, sal e manteiga. A água gelada é usada para dar o ponto da massa. Os recheios podem ser variados. O prato deve ser assado por quarenta minutos. É uma versão que vai deixar os seus convidados pedindo mais!

5. Massa de empadão com creme de leite

O creme de leite é o ingrediente utilizado como diferencial nessa receita de torta de empadão. O preparo também leva manteiga, fermento em pó, sal e farinha de trigo. Tudo é misturado e a massa deve ser dividida em duas partes, uma para ser o “fundo” e a outra para ser a cobertura. A gema é pincelada para finalizar o prato!

6. Massa folhada de empadão

A massa folhada é utilizada para fazer a cobertura desse empadão. O preparo da massa debaixo é feito com farinha de trigo, ovo, manteiga, sal, fermento químico e leite. O recheio pode ser escolhido a gosto e para deixar a torta com um aspecto ainda mais bonito deve-se pincelar gema de ovo.

7. Massa de empadão low carb

Publicidade

Essa é uma versão de massa de empadão para quem não quer sair da dieta. Para preparar é necessário farinha de amêndoas, manteiga, ovo batido e fermento químico em pó. O tempero fica por conta sal e pimenta branca moída. A sugestão de recheio é de frango com catupiry. É uma opção saborosa e nutritiva!

8. Massa de empadão de farinha integral

Aqui a massa de empadão é feita com uma mistura de farinhas integral e comum. Os demais ingredientes usados para compor o preparo são manteiga, água gelada e sal. O preparo deve ser levado para a geladeira por cerca de uma hora antes de ser recheado. O resultado é simplesmente delicioso!

9. Massa de empadão com óleo

O óleo é utilizado para dar a liga dessa massa de empadão. O preparo também leva farinha de trigo, sal e manteiga. A massa deve ser reservada na geladeira por meia hora e, então, pode ser recheada. Antes de assar é preciso pincelar uma gema de ovo, que dá um aspecto brilhante ao prato!

Os preparos da massa de empadão são diversos e mostram o quanto esse é um prato versátil. Os ingredientes que podem ser utilizados para compor a massa vão desde creme de leite até farinhas variadas. É um prato que agrada a família toda e vai te conquistar. Veja também receitas de bolo salgado de frango e torta de frango cremosa!

Publicidade