10 receitas de massa de pizza italiana para se sentir um verdadeiro pizzaiolo

Escrito por                          

Existe um prato, perfeito para o jantar, que praticamente todas as pessoas gostam. Exatamente, estamos falando da pizza! E se for caseira, fica ainda mais saborosa. Para você que quer deixar o prato com um toque tradicional, separamos algumas receitas de massa de pizza italiana. Confira:

1. Massa de pizza italiana simples

Esta é a receita clássica para preparar uma massa de pizza italiana, leva farinha branca, água mineral, fermento seco e sal. Há também um truque, que é o de deixar a massa mais hidratada, para que não fique seca e dura quando for ao forno.

2. Massa de pizza italiana com azeite

A diferença nesta sugestão é o uso da farinha de longa fermentação, mais indicada para a massa italiana. Dentre os outros ingredientes estão: o sal, o fermento biológico, água e azeite, para deixar a massa mais mole e misturar melhor a farinha.

3. Massa de pizza italiana com farinha italiana

Que tal fazer a massa pizza italiana com a farinha também italiana? Os ingredientes são adicionados um a um, começando pela água e o sal, e você deve usar as mãos para misturar. Mais uma receita para quem não está com pressa, já que até a farinha é adicionada aos poucos.

4. Massa de pizza italiana com ovos

Se você deseja preparar uma massa mais completa, com mais ingredientes, e não tem problemas com massas que levam ovos, pode tentar esta sugestão em casa. É fácil de fazer e você precisa também de farinha de trigo tipo 1, sal, fermento biológico, azeite e água. O objetivo é tornar mais fácil a tarefa de deixar a massa bem macia.

5. Massa de pizza italiana com açúcar

Esta receita leva todos os ingredientes da massa tradicional. O que tem de diferente é a adição de azeite (que você já viu em outra sugestão acima) e de açúcar, para potencializar a ação do fermento biológico. É importante deixar o sal por último para que a massa cresça.

6. Massa de pizza italiana com mel

Se seu objetivo é dar um toque diferente ao gostinho da massa de pizza italiana, esta é a sugestão que você deve seguir. O mel substitui o açúcar – que potencializa o fermento – e é adicionado na água para fazer a fermentação, garantindo a massa perfeita.

7. Massa de pizza italiana com óleo

Farinha de trigo, água morna e fermento biológico já são ingredientes conhecidos de quem está fazendo uma massa de pizza. O que tem de diferente nesta dica é o uso do óleo e açúcar, que vai deixar a massa ainda mais macia e menos grudenta.

8. Massa de pizza italiana com semolina

A semolina é o item extra desta receita. Ela vai ser misturada com a farinha, a água morna, o sal e o fermento biológico. O mais interessante é que a massa é toda preparada em cima do tampo da mesa, sem o uso de uma tigela.

9. Massa de pizza italiana com fermento sólido

Além do fermento sólido, a dica especial dada nesta receita é a de peneirar a farinha antes de acrescentar o azeite, a água morna e o sal. Apenas uma parte do azeite deve ser adicionada para moldar a massa e, depois que deixar descansar, se adiciona o resto. Assim, fica mais fácil para moldar a massa e garante que ela não ficará pesada antes de crescer.

10. Massa de pizza italiana com fermento biológico em pó

Nesta última receita o objetivo é produzir uma massa de pizza italiana o mais próximo possível daquela encontrada na pizzaria. Como a versão leva fermento biológico em pó, você vai precisar também de um pouco de açúcar, para ativá-lo. É bem fácil de preparar e todos os itens devem ser adicionados aos poucos.

Depois de preparar uma dessas receitas de massa de pizza italiana é hora de pensar em algum recheio. Então, dá uma espiada nestas receitas de pizza quatro queijos!

PARA VOCÊ