11 receitas de massa podre que são curingas para pratos doces e salgados

Escrito por                          

A massa podre é aquele tipo de preparo superversátil, afinal, ela pode ser tanto doce, quanto salgada. Ela cai bem em preparos de pratos principais, lanches e até mesmo sobremesas. Além disso tudo, ela ainda conta com uma textura crocante irresistível. Ficou com água na boca? Então, chega mais e dá uma olhadinha nas receitas abaixo:

1. Massa podre clássica

Quer aprender uma versão clássica francesa de massa podre? Feita apenas com farinha de trigo, manteiga em temperatura ambiente, ovos, sal e um pouquinho de água, essa é uma receita simples. Porém, o tempo de espera não é dos mais curtos, pois a massa precisa passar por dois descansos na geladeira.

2. Massa podre para empadão

Essa receita usa os mesmos ingredientes da receita anterior, só que com quantidades diferentes. Além disso, a manteiga usada nessa opção é gelada. Para quem busca mais praticidade, vale a pena apostar nessa massa, pois ela precisa descansar apenas uma vez na geladeira. O tempo de espera é de 40 minutos.

3. Massa podre pâte brisée

Outra opção francesa, aqui você confere a quantidade ideal para ser usada de sal ou de açúcar. A escolha do ingrediente vai depender se você quer uma massa doce ou salgada. A vantagem dessa receita é que a massa pode ser aberta logo depois que a textura estiver homogênea.

4. Massa podre com margarina

Mais econômica do que as opções anteriores, essa massa é feita com margarina e não com manteiga. Além disso, ela conta com o acréscimo de fermento, o que faz com que ela não fique muito dura. O ponto correto é atingido bem rapidinho e sem dificuldade.

5. Massa podre com leite

Para quem busca uma massa com uma textura um pouco mais macia, vale a pena conferir essa opção. Esse resultado é atingido por causa do uso do leite e do fermento em pó. Além desses ingredientes, você vai precisar ter em mãos farinha de trigo, manteiga ou margarina e ovos.

6. Massa podre com creme de leite

Diferente do preparo tradicional francês, nessa receita, a massa não precisa descansar na geladeira. Além disso, ela fica com uma textura macia por causa do uso de creme de leite com soro. Isso também faz com que ela seja mais fácil de ser trabalhada. Para melhorar ainda mais, o sabor fica incrível. Vale a pena experimentar.

7. Massa podre doce

Curinga, essa é uma massa extremamente simples de ser feita, mas que fica com um sabor muito bom. Para isso, só é preciso misturar com as mãos em uma tigela farinha de trigo, margarina em temperatura ambiente, uma pitada de sal, ovo batido, açúcar e fermento em pó. Esse último ingrediente não é para fazer a massa crescer, mas para que ela fique macia e aerada.

8. Massa podre doce com ovos

Nessa receita, você aprende a fazer uma massa podre com a textura arenosa. Ela é ideal para ser usada como base para recheios com frutas ou cremosos, pois ela absorve menos líquido. Ficou curioso? Então, veja só os ingredientes necessários: farinha de trigo, açúcar, manteiga, gemas, água fria e sal.

9. Massa podre para torta doce

Essa é uma receita em que a textura é crocante, mas sem ficar dura demais. Para atingir esse objetivo, a massa deve ser sovada o mínimo possível. Os ingredientes usados são farinha de trigo, manteiga gelada, açúcar, sal, ovo, óleo e água. Quando a textura estiver homogênea, a massa deve descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira.

10. Massa podre com canela

Quer aprender a fazer uma massa que não precisa necessariamente ser feita a mão? Aqui, você pode optar por misturar os ingredientes em um processador. Isso faz com que o trabalho fique mais simples. Para melhorar ainda mais, a canela entra em cena para deixar o sabor bem aromático.

11. Massa podre pâte sucrée

Essa massa pode ser feita em uma batedeira ou com o auxílio de um fouet. Ela leva manteiga, açúcar de confeiteiro, ovo, farinha de trigo, amido de milho e uma pitada de sal. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, o resultado fica irresistível.

Ficou com água na boca depois de ver todas essas receitas? Agora, fica difícil escolher qual testar primeiro, não é mesmo? Se você ainda está indeciso ou busca por mais praticidade, ainda pode conferir algumas receitas de massa de torta de liquidificador.

PARA VOCÊ