21 receitas de mil folhas com texturas diferentes e deliciosas

Por
Atualizado em 23.01.20

Mil folhas é o nome dado a um estilo de massa folhada super fina que normalmente é frita e servida junto com pratos doces, mas que também pode ser utilizada em receitas salgadas, como você vai ver mais pra frente nesta lista.

Publicidade

O preparo das mil folhas em si é bem fácil de ser feito, basta seguir o passo a passo de cada receita e deixar a massa bem fininha para ficar no tamanho ideal e não atrapalhar todo o resto da montagem do prato.

Veja abaixo algumas receitas de mil folhas, desde receitas mais simples até a receitas um pouco complexas e aprenda a preparar essa verdadeira iguaria da gastronomia.

Receitas doces e simples de mil folhas

1. Mini mil folhas de creme: aprenda uma receita muito saborosa para fazer em um lanche da tarde ou até mesmo como aperitivo para a criançada comer depois de um dia repleto de estudo e muita brincadeira. Ela usa o creme tradicional das receitas de mil folhas feito com açúcar de confeiteiro para rechear o doce, fica muito apetitoso!

2. Mil folhas com massa de pastel: nessa receita, você vai aprender a preparar a massa de pastel que pode ser utilizada nesse tipo de prato se for cortada bem fininha e frita na temperatura e no tempo corretos. O recheio fica, na verdade, em segundo lugar, já que o interessante mesmo é aprender a fazer a massa.

Publicidade

3. Mil folhas tradicional: essa é uma receita bem tradicional e super simples de ser preparada para você fazer em uma sobremesa de almoço durante a semana ou no final de semana para toda a sua família. Fica muito gostosa, usa poucos ingredientes e o preparo é bem tranquilo, você vai adorar.

4. Mil folhas com massa folhada pronta: essa receita vai usar uma massa folhada já pronta para fazer o doce. É uma opção muito simples e prática e ela vai depender muito do que você pretende fazer na cozinha já que o recheio pode ser feito de acordo com sua preferência. A receita indica um recheio de baunilha, mas você pode inovar.

Receitas doces e elaboradas de mil folhas

5. Mil folhas de caramelo e crocante de nozes: agora é hora de aprender a preparar pratos bem mais elaborados dessa receita maravilhosa para ser feita em um jantar especial ou até mesmo em um almoço com toda família reunida em um domingo daqueles recheados de alegria e diversão. O destaque desse prato vai para o caramelo e para as nozes.

Publicidade

6. Mil folhas de brigadeiro e caramelo: um prato sensacional que de tão delicioso já vai te deixar de água na boca só de saber quais são os ingredientes e preparos utilizados para que ele fique pronto. Primeiro, porque ele exige um maravilhoso brigadeiro acompanhado por outro incrível ingrediente: o caramelo.

7. Pudim mil folhas de chocolate e baunilha: o chocolate aparece mais uma vez nesse prato espetacular, só que agora na sua forma tradicional e combinado com uma camada de baunilha muito deliciosa. O diferencial do prato é que ele é feito na forma de pudim e usa a massa folhada para dar textura e crocância.

8. Mil folhas de azevia com doce de ovo: um doce bem diferente de tudo que você já viu. Ele é feito com cachaça, doce de ovo com amêndoas, raspas de limão, banha de porco e canela em pó. Um prato diferente, muito gostoso e de um paladar super complexo.

9. Falso mil folhas com doce de leite: essa receita é ideal para você servir como sobremesa em um final de semana muito especial. Isso porque é muito gostosa e usa ingredientes tradicionais que todo mundo ama, além de ter uma apresentação simplesmente impecável.

10. Mil folhas de doce de leite com chocolate: essa é mais uma possibilidade de você usar o doce de leite em suas receitas especiais feitas com essa maravilhosa massa folhada. O melhor ainda é que ele é com ninguém menos que o chocolate, o mais amado entre todos os ingredientes de sobremesa.

11. Mil folhas de doce de leite com conhaque: outra vez você vai poder usar o doce de leite em suas composições, ele é um dos ingredientes brasileiros mais utilizados nesse tipo de receita. Dessa vez, ele vai acompanhado de uma bela dose de conhaque que dá aquele toque final ao sabor desse maravilhoso prato.

12. Mil folhas de tiramisù: aprenda uma receita bem diferente das tradicionais, ela vai precisar de alguns preparos e é apresentada no estilo restaurante granfino de alta gastronomia. Você vai fazer um creme de café com chocolate meio amargo, outro mascarpone com vinho masala e tudo isso ainda vem com cacau em pó para finalizar.

Receitas de mil folhas com frutas

13. Bolo crocante mil folhas com creme de maracujá: agora chegou a vez de fazer as receitas mais deliciosas desta lista e nada melhor do que começar com um lindo e crocante bolo para comemorar o aniversário do seu filho, da pessoa amada, ou até mesmo o seu próprio. Muito gostoso, todo mundo vai amar.

14. Mil folhas de maçã: a maçã é uma das frutas que mais combina com esse tipo de massa em receitas doces e até mesmo em receitas salgadas. No caso dessa, você vai aprender a fazer tranquilamente, porque é muito simples, usa poucos ingredientes, tem processos bem definidos e tudo fica incrivelmente delicioso.

Publicidade

15. Mil folhas de kiwi com morango: agora chegou a hora de você aprender a usar mais de uma fruta no preparo dessa deliciosa sobremesa e a mistura nem é das mais tradicionais não. Você vai usar kiwis com morangos, duas frutas que tem um sabor muito presente, mas que juntas nessa receita conversam perfeitamente entre si.

16. Mil folhas de banana caramelizada: a banana caramelizada é um clássico dos clássicos da confeitaria brasileira, ela pode ser utilizada em muitas sobremesas que todos nós conhecemos por aí e com essa massa folhada ela fica simplesmente sensacional. É para comer até não sobrar nada na travessa para contar história.

17. Mil folhas com coulis de morango: uma receita muito gostosa, simples de ser feita, apesar de ter alguns processos separados que podem trazer complexidade para o preparo e para a apresentação do prato. O principal destaque da sobremesa é mesmo o coulis de morango que dá todo o sabor necessário para que esse prato fique perfeito.

Receitas salgadas de mil folhas

18. Mil folhas de tomate: claro que tem como preparar massa folhada em pratos salgados e é isso que você vai aprender a fazer agora com essa delícia super simples. Ela pode ser servida em diversas situações como um lanche da tarde, ceia, café da manhã e até mesmo como aperitivo acompanhada de uma cerveja gelada.

19. Mil folhas de mandioquinha: agora chegou a hora de você aprender uma receita bem diferente, apesar de ter um nome tão tradicional. As ‘folhas’ dessa vez são, na verdade, pedaços bem pequenos de mandioquinha cortados em rodelas, esses pedaços vão ser recheados depois.

20. Mil folhas com frango cremoso: essa receita é muito gostosa e usa a massa folhada feita a partir do pão sueco, uma verdadeira delícia da gastronomia mundial. Esse pão vem recheado com um frango cremoso espetacular, com muito tempero, sabor e alegria para você comer quando quiser e com quem quiser.

21. Batata mil folhas: essa é outra receita diferente das tradicionais, porque as ‘folhas’ são feitas com a própria batata e não com uma massa folhada comum. Na verdade, a receita é uma verdadeira batata recheada com queijo gorgonzola, bacon, mussarela, champignon, azeite de oliva, requeijão, pimenta do reino e alecrim.

As mil folhas são uma forma de preparar um prato muito gostoso, seja ele doce ou salgado. Além dele, outro prato que você vai adorar conhecer e aprender a preparar é a torta de pão, que além de ser muito simples de ser montada, fica realmente muito gostosa.

Publicidade