10 receitas de milho cozido que são ideais para complementar seu almoço

Escrito por                          

Existem alguém que não seja apaixonado por receitas de milho cozido? Extremamente fáceis e rápidas de fazer, elas são perfeitas para um lanche especial ou até mesmo para um jantar mais leve. Ainda, apesar da simplicidade, algumas dicas podem deixar seu preparo ainda mais saboroso. Experimente testar essas opções em casa e impressione sua família!

1. Milho cozido básico

Normalmente, é bastante simples preparar milho cozido. Entretanto, existem alguns truques para deixar sua receita ainda melhor. Primeiro, tente deixar suas espigas bem limpas. Depois, coloque-as na pressão com água por 10 minutos. Então, abra a panela, coloque sal e deixe ferver por outros 10 minutos. Sirva com manteiga!

2. Milho cozido perfeito

Aqui, é importante escolher espigas de milho bem novinhas – para saber se a espiga é nova, basta apertar os grãos de milho e verificar se eles estão molinhos. Para cada espiga, utilize 250 ml de água na hora de cozinhar. Ainda, o segredo é colocar uma colher de açúcar na panela para realçar o sabor do milho.

3. Milho cozido com manteiga

Milho cozido e manteiga é uma combinação tipo feijão com arroz: perfeita! Entretanto, normalmente a manteiga aparece na receita depois que o milho já foi cozido. Aqui, a sugestão é colocar a manteiga para cozinhar ao lado do milho na panela de pressão, intensificando o sabor do preparo. Confira!

4. Milho cozido no micro-ondas com guardanapo de papel

Para garantir um milho macio e crocante, escolha espigas mais novas e verdinhas e envolva-as em papel toalha ou guardanapo ensopados em água e leve ao micro-ondas por três minutos. Depois disso, é só retirar o milho de dentro do papel e temperar com sal, manteiga ou qualquer outro ingrediente de sua preferência.

5. Milho cozido no micro-ondas com plástico filme

Em apenas quatro minutos, você consegue preparar milho cozido no micro-ondas! Primeiramente, enrole as espigas de milho em papel filme. Depois, é só colocá-las no seu micro-ondas. Aqui, o tempo de cozimento é de quatro minutos, mas tudo depende da potência do seu eletrodoméstico, então, esse tempo pode variar um pouquinho.

6. Milho cozido no micro-ondas com a palha

Quer aprender mais uma maneira diferente de preparar milho verde no micro-ondas? Aqui, o segredo está em levar as espigas ao micro-ondas ainda envoltas na palha. Além disso, programe seu eletrodoméstico para funcionar em potência máxima nos cinco minutos de cozimento.

7. Milho cozido na panela de pressão

Aprenda a preparar milho cozido na panela de pressão em apenas 15 minutinhos! Algumas dicas para garantir o sucesso do seu preparo são: limpar ao máximo as espigas, retirando os cabelinhos, e cozinhá-las apenas com água, sem sal, já que o sal acaba fazendo com que o milho murche.

8. Milho cozido na panela de pressão elétrica

iStock

Você sabia que é possível preparar milho cozido na panela de pressão elétrica também? Para isso, disponha as espigas dentro da sua panela, cubra-as com água e, ainda, adicione um pouquinho de açúcar para intensificar o sabor do preparo. Além disso, outra dica é colocar a panela para cozinhar na função feijão, assim, o tempo já é preestabelecido.

9. Milho cozido com manteiga de limão e pimenta

Algumas coisas já são maravilhosas em um preparo simples, mas, quando decidimos incrementá-las, elas ficam ainda melhores! Essa receita é a prova disso: enquanto você cozinha as espigas de milho, prepare um creme com manteiga, limão, pimenta calabresa, alho e sal e leve-o para gelar. Depois, é só passar o creme por cima do milho e servir.

10. Milho cozido com páprica defumada

Nessa receita, o segredo fica por conta do uso da páprica defumada, que é responsável por dar um leve sabor de churrasco à espiga de milho. Além da páprica e, claro, do sal, sirva também com manteiga ou com queijo de iogurte. O passo a passo é bem simples: basta separar o número de espigas que você deseja preparar e temperar com os ingredientes sugeridos a gosto.

O milho é um ingrediente bastante versátil e saboroso, então, você pode utilizá-lo também para preparar opções variadas de suco de milho, bolo de milho cremoso e suflê de milho. Aproveite e faça para quem você gosta!

PARA VOCÊ