15 receitas de minestrone para encher a barriga e aquecer o coração

Escrito por                          

Minestrone, como o nome indica, é um sopão de origem italiana. Não tem receita certa ou errada de minestrone, dá para aproveitar o macarrão que sobrou, o feijão que está desprestigiado no fundo da geladeira, os legumes e os embutidos, e transformá-los numa refeição cheia de sabor e calor.

É uma opção que ajuda a evitar o desperdício e a liberar a criatividade. Aqui listamos algumas receitas para motivar você. É ler, se inspirar, abrir a geladeira e criar o seu.

Tradicionais

1. Minestrone de carne, legumes e macarrão tipo ninho: opção perfeita para quem quer uma sopa com muito sabor e sustância. Ótima para aquecer em noites frias e para saciar o apetite em qualquer dia.

2. Minestrone de frango, bacon, feijão branco, legumes e macarrão: a lista de ingredientes pode parecer grande, mas cada um tem seu papel nessa receita. Os pontos altos são o sabor construído pelos temperos, pelo bacon e pelo vinho branco e a textura dada pela combinação dos legumes com o feijão e o macarrão .

3. Minestrone de feijão, bacon e espaguete: a prova de que minestrone fica delicioso mesmo com poucos ingredientes. A combinação de feijão com bacon é sabor familiar para nós brasileiros. O espaguete traz uma textura diferente e, junto com os temperos, transforma essa sopa de feijão num minestrone espesso e delicioso.

4. Minestrone de feijão, linguiça e conchiglie: uma opção rápida para aproveitar o feijão que sobrou da refeição anterior. É só o tempo de refogar a linguiça com a cebola e cozinhar o macarrão e fica pronto. A espessura do caldo vai depender de sua escolha: o feijão cozido é processado e você pode coá-lo para deixá-lo mais liso, ralinho ou pode não coar e ter um caldo denso e consistente.

5. Minestrone de feijão-fradinho, frango, legumes e massa curta: feijão-fradinho, feijão-de-corda, feijão miúdo, independente do nome, esse feijão é muito conhecido e querido pelos brasileiros. E ele cai muito bem num minestrone, mas isso não nos surpreende, né? Escolha os temperos e se delicie com esse encontro da Itália com o nordeste brasileiro.

6. Minestrone espesso de feijão-de-corda com linguiça: legumes, tubérculos, folhas, embutidos, queijo, temperos. Essa receita tem de tudo (até dica: colocar a casca do queijo para cozinhar junto com o caldo para dar um gostinho a mais). Só não tem como ficar ruim!

7. Minestrone de feijão branco, macarrão e legumes : a combinação de feijão branco com bacon, acompanhada da maciez da batata, do gosto do parmesão, manjericão, louro, pimenta. Uma receita para preparar e saborear sem pressa.

8. Minestrone de feijão branco, legumes, bacon e vinho tinto: a lista de ingredientes parece longa, mas cada ingrediente contribui para a cor e, principalmente, para o sabor dessa receita. E o cheiro do preparo já vai fazer você pensar que valeu a pena escolher esse prato.

9. Minestrone de feijão branco, ervilhas e macarrão: nessa receita, o detalhe que faz a diferença são as ervilhas, que dão mais sabor, textura e cor ao minestrone.

Vegetarianos e veganos

10. Minestrone de feijão, batata doce e espaguete: essa receita usa legumes e feijão já cozidos, sobras do almoço, então é fácil de fazer. E o sabor suave e adocicado e a textura macia da batata doce cozida dão um bom equilíbrio ao prato.

11. Minestrone de feijão, legumes e espaguete: sopa de legumes é uma delícia; sopa de feijão é mais ainda. Minestrone de feijão com legumes é o ápice das sopas. Uma receita simples, rápida de fazer e com gostinho de conforto.

12. Minestrone de feijões frescos: cozinhar com feijões frescos dá chance de construir ainda mais os sabores. Se tiver uma oportunidade, já tem uma receita para se inspirar!

13. Minestrone colorido de macarrão com legumes: além dos sabores e nutrientes, os vegetais também podem dar muita cor aos pratos. O laranja vivo da cenoura, o verde da abobrinha e o rosa da beterraba dão o tom a essa receita. E, como as melhores sopas de vegetais, esse minestrone aceita legumes, folhas, tubérculos, frutos,… o que você tiver na geladeira!

14. Minestrone de macarrão com legumes: talvez a mais simples das versões de minestrone, essa receita que fica pronta em 15, 20 minutos e é feita com ingredientes do dia a dia: abobrinha, cenoura, couve-flor, brócolis e macarrão. Uma salvação para dias de pouco tempo – ou de pressa mesmo, né?

15. Minestrone vegano de macarrão, acelga e legumes preparado no micro-ondas: a facilidade do minestrone e os sabores dos legumes preparados com a praticidade e a rapidez do micro-ondas. Muito fácil, rápido e gostoso!

Agora que você já pegou o espírito como de preparar um belo minestrone, aproveite para ver nossas receitas de sopa e se inspirar para criar ainda mais versões!

PARA VOCÊ