13 receitas de missoshiro leves, quentinhas e perfeitas para o frio

Escrito por                          

Feitas com uma massa de soja, tempero de peixe e acompanhamentos, como tofu, alga ou macarrão, estas receitas de missoshiro vão te conquistar tanto pelo sabor quanto pela praticidade. Tradicional do Japão, o caldo é perfeito para quem quer se esquentar no frio com o verdadeiro sabor da culinária asiática. Escolha seu preparo favorito e saboreie um prato que aquece o corpo e o coração!

1. Missoshiro simples

Feito apenas com missô, uma massa de soja, hondashi, que é um tempero de peixe, e água, este missoshiro é leve, saboroso e possui o sabor autêntico do prato tradicional japonês. Com um preparo supersimples, fica fácil se aquecer no frio!

2. Missoshiro com cebola

Uma forma simples e prática de trazer mais sabor e textura para o seu missoshiro é adicionando lascas de cebola ao preparo – a crocância e o aroma do ingrediente vão deixar o caldo muito mais gostoso e apetitoso! Além disso, o tempero de peixe também traz um toque essencial para o prato.

3. Missoshiro com tofu

Saboreie uma verdadeira sopa tradicional japonesa com esta receita, que ensina a preparar um delicioso missoshiro utilizando apenas água, hondashi, missô e, depois de pronto o caldo, é só servir com cubinhos de tofu. Para finalizar, a dica é decorar com cheiro-verde!

4. Missoshiro com shiitake

Quem prefere um caldo mais temperado e encorpado pode saborear um missoshiro repleto de ingredientes aromáticos! Feito com alga desidratada, tofu, shitake, tempero de peixe, missô e cebolinha, este caldo vai te esquentar com muito sabor.

5. Missoshiro com macarrão

Dentre as receitas de missoshiro, essa é uma verdadeira refeição, pois além dos ingredientes tradicionais utilizados para o caldo, ainda leva macarrão somen ou bifun – tradicionais do Japão – ao preparo. Assim, a sopa vai ficar ainda mais saborosa e apetitosa.

6. Missoshiro com tofu soft

Uma opção mais suave para quem quer utilizar o tofu no preparo do missoshiro é a versão soft – além de possuir uma textura mais macia, o sabor desse ingrediente vai deixar o caldo ainda melhor. Para complementar, a receita ainda leva wakame e hondashi!

7. Missoshiro com aburaage

O sabor desse missoshiro, que leva aburaage – um alimento japonês feito de tofu frito – é simplesmente irresistível! Além de ser mais forte e saboroso, o aburaage traz textura e consistência ao caldo, transformando-o em uma refeição completa.

8. Missoshiro com ovo

Além do gostinho especial que só o ovo pode proporcionar, esta receita une a leveza do missô com o shoyu e o gengibre em conserva. Outra dica é temperar o ovo ainda cru com furikake para deixar a mistura ainda mais saborosa!

9. Missoshiro com frango

Adicionando uma proteína ao preparo do missoshiro, é possível tornar esse prato uma refeição ainda mais nutritiva, saborosa e que proporciona a sensação de saciedade por mais tempo. Aprenda essa versão com frango e faça em casa!

10. Missoshiro com cenoura

A cor da cenoura vai deixar seu missoshiro muito mais apetitoso e atrativo! Além disso, o preparo ainda leva wakami, tofu, cebolinha e massa de trigo, além do missô e da água. Com diferentes texturas e sabores, este caldo vai te conquistar.

11. Missoshiro com berinjela e enoki

Muito versátil, o missoshiro pode ser servido puro ou com os mais diversos acompanhamentos – basta usar a criatividade e adicionar os ingredientes de sua preferência! Esta receita ensina a preparar o caldo com berinjela e enoki – uma espécie de cogumelo.

12. Missoshiro com salmão e legumes

Quem é fã do sabor do peixe pode aproveitar os restos do salmão para preparar um caldo saboroso e que evita desperdícios! Esta receita ensina o passo a passo do missoshiro feito com cabeça de salmão, inhame, cenoura, tofu frito e cebolinha.

13. Missoshiro com shimeji

Versátil e delicioso, o shimeji pode ser utilizado nas mais diversas receitas! Neste preparo, o cogumelo ajuda a trazer mais sabor e textura ao missoshiro, além de ser outra fonte de nutrientes para quem procura seguir uma dieta saudável.

Já sabe qual das receitas de missoshiro vai experimentar primeiro? Saboreie o melhor que a culinária asiática tem a oferecer preparando também estas receitas de udon e de sukiyaki!

PARA VOCÊ