10 receitas de mjadra para explorar os sabores da culinária árabe

Escrito por    
Em 22.06.20

Mjadra é um prato muito comum na culinária árabe e que, basicamente, consiste em uma preparação de arroz com lentilhas e cebola caramelizada. Muito versátil, ele ainda pode levar outros ingredientes e temperos. Ficou curioso e com vontade de experimentar essa delícia? Então, dá só uma olhadinha na lista de opções que separamos para você!

Continua após o anúncio

1. Mjadra simples

Se você nunca preparou um mjadra, então, a dica é começar por esta receita extremamente simples, fácil de fazer que leva apenas três ingredientes: lentilha, arroz agulinha e cebola. Supersaborosa e diferente, esta delícia é perfeita para quem está procurando inovar o almoço do dia a dia.

2. Mjadra com pimenta síria

Gosta de comidas mais apimentadas e com aquele gostinho árabe delicioso? Pois, então, este prato é para você! Muito prático de preparar tanto no almoço, quanto na janta, ele tem um valor nutricional muito interessante por causa da lentilha, ou seja, é a união perfeita entre sabor e saúde.

3. Mjadra com salsinha e cebolinha

Dois temperinhos muito brasileiros, a salsinha e a cebolinha entram em cena para ajudar a compor esta deliciosa opção de mjadra. Por levar arroz e lentilha, ele é uma refeição completa e pode ser acompanhado de uma salada fresca e bem gostosa!

4. Mjadra com masala

Uma explosão de aromas e sabores, a masala é um mix de especiarias moídas, bastante usada na culinária indiana e em alguns países do sul da Ásia. Perfeita para quem gosta de exploras novos gostinhos, ela é o grande diferencial desta receita deliciosa de mjadra ensinada pela querida Irina Cordeiro, ex-participante do MasterChef.

Continua após o anúncio

5. Mjadra com cebola caramelizada

Cebola, lentilha, arroz, sal e azeite são os ingredientes necessários para preparar esta deliciosa versão muito prática e saborosa. Quem não sabe caramelizar cebola vai amar este vídeo, pois, aqui, você aprenderá o passo a passo certinho de como fazer este procedimento tão clássico da culinária.

6. Mjadra com açúcar mascavo e páprica

Além de dar um sabor mais interessante para a receita, o açúcar mascavo deixa tudo com um sabor ainda mais especial. Aqui, ele ajuda a caramelizar a cebola, deixando-a macia e muito saborosa. Outro grande responsável pelo gostinho inigualável desta receita é a páprica que pode ser tanto a picante, quanto a doce.

7. Mjadra com arroz integral

Ótimo para quem precisa manter a dieta em dia ou apenas quer seguir uma alimentação mais saudável, esta receita é feita com arroz integral. Então, lembre-se: o modo de cozimento deste arroz é um pouco diferente do branco. Siga as instruções da embalagem certinho para ele não ficar duro!

8. Mjadra com arroz 7 grãos

Mais sofisticado, esse mjadra é feito com arroz 7 grãos. Perfeito para servir naquele jantar mais especial, ele combina muito bem com um vinho seco. Confira os ingredientes necessários, cada etapa do modo de preparo e corra para a sua cozinha para testar essa delícia!

9. Mjadra com cebola roxa e bacon

Que tal dar aquela incrementada no seu mjadra? Aqui, a cebola roxa e o bacon são utilizados o que dá um sabor superdiferente e ainda mais gotoso para o prato. Atenção: a quantidade de ingredientes deste vídeo é para uma receita grande. Então, se for servir para poucas pessoas, diminua as medidas, ok?

Continua após o anúncio

10. Mjadra com linguiça

Para fechar esta lista com chave de ouro, que tal aprender a preparar um mjadra incrivelmente delicioso e que leva linguiça na sua composição? Os temperinhos responsáveis por aquele sabor a mais são o louro, o alho, o cheiro-verde e a pimenta-do-reino. Vale a pena conferir esta versão e testar ainda hoje.

Com estas receitas deliciosas de mjadra, ficará fácil repaginar o arroz branco do dia a dia, não é mesmo? Para mais delícias árabes, confira estas opções de chancliche!

PARA VOCÊ