9 receitas de mocotó para aproveitar todo o sabor dessa parte do boi

Escrito por                          

O mocotó é um prato que chegou ao Brasil por influência portuguesa, com a colonização e que consiste no cozimento de patas sem casco ou de extremidades do boi.

Você sabia que lá em Portugal esse prato leva o nome de mão-de-vaca? Isso porque é uma refeição de baixo custo e que aproveita sobras e ingredientes variados.

Se você ficou curioso e com vontade de experimentar mocotó, confira algumas receitas e aprenda a fazer em casa!

1. Mocotó simples


Para essa receita, você vai precisar apenas de mocotó (patas de boi), feijão branco, tomate, batata, cenoura e ingredientes para temperar e dar sabor ao prato, como cebola, coentro, pimentão e outros. Não deixe de testar em casa e experimentar!

2. Mocotó com bacon e calabresa

Foto: Reprodução / três em casa


O destaque desta opção vai para dois ingredientes extremamente saborosos que foram acrescentados ao preparo do mocotó: o bacon e a linguiça calabresa. Os outros ingredientes são bem parecidos com os da receita anterior. Você pode servir em cumbuquinhas, como caldo, ou com arroz branco.

3. Mocotó sem gordura


Essa receita é muito especial! Você vai aprender um truque diferente e interessante para separar todo o excesso de gordura do caldinho do mocotó, deixando esse prato ainda mais saboroso e nutritivo. Confira.

4. Mocotó e bucho com farofa


Além de aprender a utilizar e preparar a carne do mocotó misturada com o bucho do boi, você ainda pode conferir como fazer uma deliciosa farofa utilizando esses dois ingredientes. Outros itens também entram em cena para colaborar com o sabor do prato.

5. Caldo de mocotó simples


Uma das variações do preparo de mocotó é o caldo dessa carne, pedida certa para o inverno. Essa é uma versão supersimples do caldo de mocotó, pois, além da carne, leva apenas tomates, alho, cebola, cebolinha, salsinha, coentro, alho, sal e pimenta.

6. Caldo de mocotó com batata


Esse caldo de mocotó conta com a ajuda de um ingrediente especial para deixar o liquido mais grossinho, quase formando um creme. Esse ingrediente é a batata! Além dela, separe cheiro verde, pimenta-de-cheiro, alho, sal temperado, tomate e cebola

7. Caldo de mocotó com sabor de frango


É isso mesmo que você leu! Esse caldo de mocotó fica com um saborzinho de carne de boi misturada com frango. Para isso acontecer, a dica é adicionar dois litros de caldo de frango, ou seja, você vai dissolver o tablete de caldo de frango em água!

8. Caldo de mocotó com colorau


Dois ingredientes dessa receita se destacam e deixam essa receita muito especial: dois tabletes de caldo de carne e o colorau. Aqueça o olho e adicione o colorau. Só depois disso acrescente o mocotó e, por último, aos poucos, coloque também os outros ingredientes.

9. Caldo de mocotó com mandioca


Ao invés de utilizar a batata para dar corpo ao caldo, como outras receitas fizeram, essa opção propõe o uso da mandioca amassadinha para formar um caldo grossinho e suculento. Cebola, pimentão, pimentas, tomate, colorau, alho, sal e extrato de tomate completam a receita.

Se você gosta de receitas que tem partes exóticas da carne de boi como ingredientes protagonistas, confira também receitas de dobradinha e aprenda a preparar esse prato de sabor peculiar e marcante.

PARA VOCÊ