15 receitas de molho béchamel que vão te levar para a França sem sair de casa

Escrito por Heloisa Keiko

Muitas pessoas o conhecem, simplesmente, como molho branco. No entanto, o molho béchamel é mais do que isso: alguns historiadores afirmam que ele foi criado no século XIX, na França, por um jovem cozinheiro, outros remetem o nome a Louis Béchameil, assessor do rei Luís XIV, e há, ainda, indícios de que o molho surgiu na Itália e, mais tarde, foi apropriado pela cultura francesa.

Mas o que importa, independente de sua história, é que o béchamel é uma das receitas clássicas mais versáteis e populares hoje em dia e pode ser usado tanto puro quanto como base para outros molhos.

Devido a sua popularidade, o molho béchamel tem diversas variações em seu preparo. Por isso, confira uma seleção de receitas para agradar todos os gostos e paladares. Escolha a sua favorita e saboreie um prato de restaurante francês sem sair de casa!

Molho béchamel clássico

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

1. Molho béchamel tradicional: a receita básica do famoso molho branco leva apenas três ingredientes e é simples de fazer, além de ser muito versátil e delicioso!

2. Molho béchamel com especiarias: além de utilizar a base clássica para o molho, esta receita adiciona temperos que vão dar um toque ainda mais especial ao béchamel.

3. Molho béchamel espesso: se você prefere molhos mais densos e consistentes, essa receita é perfeita para o seu paladar! É possível acertar a espessura do béchamel adicionando mais farinha de trigo no preparo do roux.

4. Molho béchamel leve: use uma proporção com mais leite e menos manteiga e farinha para um molho mais fino. Essa é a opção perfeita para quem acha o sabor do molho béchamel muito forte.

5. Molho béchamel com nata: substituir a manteiga por nata é uma opção diferente e saborosa e pode deixar o seu molho ainda mais delicioso! Essa receita também leva queijo gruyère para garantir um sabor mais refinado.

6. Molho béchamel com queijo parmesão: para os amantes de queijo, é possível adicionar esse ingrediente no preparo do béchamel, deixando o molho ainda mais cremoso e saboroso.

7. Molho béchamel com alho e cebola: para adequar a receita tradicional ao paladar brasileiro, este vídeo ensina a adicionar os temperos clássicos do nosso país no molho béchamel!

8. Molho béchamel de microondas: a receita do béchamel é tão versátil que pode até ser feita no microondas! Agora, até o mais preguiçoso dos cozinheiros vai querer fazer o molho que, além de delicioso, é super prático!

Receitas especiais de molho béchamel

Foto: Reprodução / Fru Fruta

9. Molho béchamel com leite de aveia: se você é intolerante à lactose ou não consome produtos de origem animal, não se preocupe: existe uma variedade de receitas de molho béchamel que não utilizam esses ingredientes. Esta aqui, por exemplo, utiliza leite de aveia e azeite de oliva como alternativa para o leite e a manteiga.

10. Molho béchamel com leite de castanhas: aprenda a utilizar o leite de castanhas de caju no preparo de um molho béchamel vegano que, além de saudável, é delicioso!

11. Molho béchamel com inhame: o inhame é um ingrediente pouco utilizado na cozinha diária dos brasileiros, no entanto, ele pode ser usado no preparo do béchamel como alternativa ao leite de origem animal, trazendo um sabor muito próximo ao do molho tradicional.

12. Molho béchamel com leite de amêndoas: outra opção vegana para o molho béchamel é a utilização de leite de amêndoas e creme vegetal para substituir os ingredientes derivados de animais.

13. Molho mornay: o molho mornay nada mais é do que um béchamel com gema de ovo, creme de leite e queijo. Se você prefere molhos mais fortes, aposte nesta variação do clássico, ainda mais saborosa e diferente!

14. Molho mornay com queijo gruyère: esta versão do mornay leva queijo gruyère, que traz um toque de cremosidade e personalidade ao molho.

15. Molho mornay com queijos gruyère e parmesão: quando o molho tem queijo, fica impossível resistir. Por isso, esta receita utiliza não só um, mas dois tipos de queijo no molho mornay!

O molho béchamel fica especialmente gostoso quando combinado com massas, então, que tal conferir receitas de nhoque, de macarrão e de panqueca para decidir qual delas merece o acompanhamento do molho que você decidiu fazer?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS