13 receitas de molho bolonhesa que são cheias de suculência e sabor

Escrito por    
Atualizado em 23.10.19

Versatilidade e praticidade resumem o molho bolonhesa, que nada mais é do que um molho de tomate com carne moída. Um acompanhamento mais que perfeito para macarrão, pães, lasanhas e outras massas. Confira receitas para fazer essa delícia e impressionar a todos!

1. Molho bolonhesa simples

Essa opção é ideal para quem busca a versão tradicional. Simples de preparar, mas com muito sabor, essa receita é feita com carne moída misturada com temperos. São poucos minutos de preparo para você transformar qualquer prato sem graça em um verdadeiro festival de sabores.

Continua após o anúncio

2. Molho bolonhesa rápido

Quer economizar tempo? Aprenda como fazer um molho superrápido que traz uma combinação de ingredientes diferenciados. Temperada com cebola, cenoura e salsão, a carne moída ganha um toque especial junto com cubos de bacon. E para melhorar nem precisa se preocupar com a louça, pois você vai sujar uma panela só!

3. Molho bolonhesa com ervas finas

É possível deixar a carne bem temperada com sal, pimenta e cebola. Mas, se você está buscando um diferencial, as ervas finas podem te surpreender! Elas vão acrescentar um sabor único e deixar tudo muito mais apetitoso. Ideal para incrementar o macarrão de domingo.

4. Molho bolonhesa com tempero baiano

O tempero baiano vai incrementar com gosto o seu molho! Para fazer o seu, utilize também colorau para deixar o sabor e a cor mais intensa. Uma sugestão perfeita para acompanhar um nhoque.

Continua após o anúncio

5. Molho bolonhesa com pimenta

Para quem gosta de comida picante, a pimenta-caiena é ideal para deixar seu molho mais apimentado. Nessa receita, o primeiro passo é dourar a carne, depois reservá-la e reutilizar sua panela para o preparo do molho, sem desperdiçar nenhum sabor. O tempo de preparo leva em média 40 minutos, mas cada segundo vai valer a pena!

6. Molho bolonhesa com trio ternura

Conhecido no Brasil como “trio ternura” a junção de cenoura, aipo e cebola vai trazer uma explosão de sabores para o seu prato. Feitos no azeite com cebola e bacon, esses ingredientes vão formar uma base saborosa e suculenta para o seu molho. A carne é regada com vinho e essa combinação vai impressionar os convidados!

7. Molho bolonhesa com vinho tinto

Para aqueles que amam tomar um bom vinho nas refeições, saiba que essa bebida também é perfeita para ser incorporada nas receitas. Para combinar com o molho bolonhesa, o tipo de vinho ideal para temperar a carne é o vinho tinto seco que deve ser adicionado assim que a carne estiver refogada.

8. Molho bolonhesa com presunto

Se você quer variar na textura e sabor, adicionar presunto é uma ótima opção. Cortado em cubinhos, ele deve ser dourado no azeite, junto com cebola, alho e a carne moída. Para fazer o caldo, utilize tomates picados até que eles derretam e fiquem encorpados.

9. Molho bolonhesa com leite

Continua após o anúncio

                   

Nessa receita, é possível aprender como deixar seu molho mais sequinho, com um ingrediente curinga: o leite. Ele promete deixar a carne mais suave, mas muito saborosa! Essa sugestão combina perfeitamente com o manjericão.

10. Molho bolonhesa original

Quer se sentir na Itália? Essa receita surpreendente vai te fazer cruzar fronteiras! Feito com salsão, cebola e cenoura, esses ingredientes são fundamentais para não deixar o molho ácido. E para não desperdiçar nenhuma gota de sabor, adicione a massa pronta na panela de preparo do molho.

11. Molho bolonhesa vegana simples

Para os veganos, também existe uma opção deliciosa sem utilizar a carne moída. Para trazer textura, é a proteína de soja que entra em cena. Para os temperos, use sal, pimenta-do-reino e shoyu. Os tomates pelados prometem trazer um caldo ainda mais delicioso que os industrializados.

12. Molho bolonhesa vegana de soja

Essa receita é ideal para convidar os amigos e impressionar. Recomendado para quatro pessoas, o prato é feito com proteína de soja como substituta para a carne. Saborosíssimo, ele é temperado com tomilho, manjericão, salvia, louro e outras delícias!

13. Molho bolonhesa vegana de lentilha

E se você é vegano e quer economizar tempo, essa receita é perfeita para você! Feito em apenas 10 minutos, essa versão utiliza a lentilha cozida e levemente triturada para trazer crocância. O molho é feito com tomates, alho e azeite, que juntos vão deixar sua cozinha com um cheirinho especial.

Agora ficou fácil trazer o sabor da Itália para dentro de casa! Com muitas possibilidades, o molho bolonhesa permite explorar novos temperos e ser combinado de diversas maneiras. Ele ainda pode ser congelado e tornar sua rotina mais prática e saborosa. E para acompanhar esse molho nada melhor que uma boa macarronada!