14 receitas de molho branco simples para acompanhar pratos especiais

Escrito por Vanessa Herrmann

O molho branco, ou bechamel, é de origem francesa e a receita original é feita apenas com manteiga, farinha de trigo, leite, noz moscada e sal, mas, hoje, esse molho possui modos de preparo alternativos.

Mesmo com algumas variações, é um molho bem simples e é um ótimo acompanhamento para diferentes pratos, como massas, saladas e carnes. Você ainda pode testar várias receitas e obter texturas e sabores distintos.

Para mostrar como é possível preparar esse molho de diversas maneiras e com diversos ingredientes, confira uma lista com 13 opções de molho branco:

Molho branco

Foto: Reprodução / Panela Terapia

1. Molho branco light: essa é uma receita de molho branco bem prática e rápida. Para que seu molho fique mais leve, a sugestão é usar o leite desnatado.

2. Molho branco com creme de leite: o creme de leite é um ótimo ingrediente para acrescentar ao seu molho se você procura um sabor suave e uma textura mais encorporada. O preparo é bem simples e prático.

3. Molho branco simples: para preparar essa receita, você deve derreter manteiga em uma panela, acrescentar farinha de trigo e mexer até obter uma farofa. Depois disso, basta ir acrescentando leite aos poucos e, por último, temperar.

4. Molho branco com iogurte: essa é uma opção para quem busca um molho branco mais saudável, pois não é necessário utilizar farinha de trigo e a sugestão é usar iogurte desnatado. O resultado é um molho bem leve e com poucas calorias.

5. Molho branco com limão e nozes: esse molho branco é feito com creme de leite, queijo gouda, raspas e suco de limão, sal, pimenta e nozes. Para preparar, você só precisa misturar todos os ingredientes em uma panela e mexer até que o queijo derreta.

6. Molho branco com leite de amêndoas: essa é uma receita que pode ser um pouco demorada, caso você não tenha o leite de amêndoas pronto. Para engrossar o molho, existem duas opções: biomassa de banana verde ou tofu.

7. Molho branco com maizena: para que o molho atinga uma maior consistência, uma boa dica é usar maizena, mas tome cuidado para não acrescentar mais do que a quantidade adequada, pois o sabor desse ingrediente pode se sobressair no seu molho.

8. Molho branco com leite de castanha de caju: nessa receita, antes de aprender a preparar o molho branco, você vai aprender a preparar o leite de castanha de caju. Os dois processos são bem simples e rápidos. Além disso, você pode conservar na geladeira por até 3 dias!

9. Molho branco com leite de castanha: se você não tiver leite de castanha pronto em casa, é preciso deixar o fruto de molho por 8 horas. Para que o preparo fique bem cremoso, a dica é usar biomassa de banana verde.

10. Molho branco com leite de soja: além de ser sem lactose, essa é uma receita que não leva farinha de trigo, e sim maizena.

11. Molho branco com queijo e requeijão: se você quer que seu molho branco fique ainda mais cremoso, uma boa sugestão é usar requeijão. Essa receita é bem prática e usa apenas três ingredientes: requeijão, creme de leite e queijo ralado.

Incluir o molho branco no seu cardápio pode ser uma tarefa simples, já que seu preparo tem um baixo nível de dificuldade e seu sabor combina com diferentes pratos.

PARA VOCÊ