11 receitas de molho chimichurri que vão elevar o sabor dos seus pratos

Escrito por                          

Acompanhamento clássico em algumas regiões da América do Sul, como Argentina e Uruguai, o molho chimichurri é feito com uma combinação de temperos que pode deixar seus pratos muito saborosos. Ele combina muito bem com carnes, mas também pode ser usado em saladas e outros pratos que você preferir. Quer aprender a fazer essa delícia em casa? Então, é só conferir as receitas abaixo:

1. Molho chimichurri original

Para fazer esse molho em casa, primeiro, é preciso misturar orégano, pimenta-calabresa, tomilho seco, cebola desidratada, páprica doce, água morna e vinagre tinto. Depois, essa combinação deve ir para um pote de vidro, onde ainda são adicionados os seguintes itens: alho picado, salsinha fresca e óleo de girassol. Para finalizar, basta mexer bem.

2. Molho chimichurri argentino

Salsinha fresca, azeite, vinagre de vinho, sal, alho, orégano, limão e pimenta são usados nessa receita. Para o toque picante, você pode optar entre a versão fresca ou desidratada. Para o preparo, basta picar os ingredientes e misturar tudo.

3. Molho chimichurri com cebola roxa

Os temperos escolhidos para essa receita são a salsinha, cebolinha, cebola roxa, alho, pimenta e alho. Aqui, a dica é que todos eles sejam frescos, ok? Quando eles estiverem bem picadinhos, é hora de adicionar orégano, pimenta-calabresa, suco de limão, sal e azeite. Então, é só misturar bem e seu molho estará prontinho.

4. Molho chimichurri com cebolinha fresca

Essa é uma receita simples, mas que requer um tempo de espera. Para que o sabor do molho incorpore o sabor de todos os ingredientes, a dica é deixá-lo repousar por algumas horas antes de ser servido. Aqui, a dica é usar vários itens desidratados como alho, cebola, salsa e orégano. Também é preciso ter em mãos cebolinha, pimenta-calabresa, folhas de louro, azeite e vinagre.

5. Molho chimichurri na salmoura

Essa receita começa com o preparo de uma salmoura com água e sal. Ela é usada como base para o molho. Alho triturado, salsinha fresca, orégano, páprica picante, vinagre de vinho tinto e azeite. Com poucos ingredientes, você já consegue um resultado bem saboroso. Então, que tal experimentar?

6. Molho chimichurri com ervas secas

Para fazer essa receita, primeiro, é preciso misturar tomilho, salsinha, pimenta-calabresa, orégano, açúcar, água, alho, sal e vinagre. Essa mistura deve ir ao fogo para que as ervas fiquem hidratadas. Para finalizar, é hora de adicionar páprica, azeite e salsinha e alho frescos. Na sequência, basta mexer bem e acertar o sal.

7. Molho chimichurri para carne

Com poucos ingredientes, essa é uma boa opção para quem quer ter pouco trabalho na cozinha, mas sem deixar o sabor de lado. Quer saber quais são esses ingredientes? Anota aí! Salsinha, cebola, alho, limão ou vinagre, orégano, pimenta-calabresa e azeite. A ideia é que os temperos fiquem bem embebidos no azeite.

8. Molho chimichurri com coentro

Esse é um molho que conta com um ingrediente diferenciado, o coentro. Aqui, ele é combinado com salsinha, cebolinha, alecrim, orégano, pimenta-dedo-de-moça, alho, vinagre de vinho, azeite, vinagre balsâmico e sal. Se você quer dar um toque especial ao seu chimichurri, vale a pena testar essa opção.

9. Molho chimichurri com cominho

Alho, cominho, orégano, salsinha, sal, pimenta, azeite, óleo, vinagre e azeite são usados nessa receita. Primeiro, é preciso misturar os ingredientes secos, para só então adicionar os demais itens. Aqui, o óleo é usado em maior quantidade que o azeite, pois assim o resultado fica mais leve. Além disso, essa é uma boa alternativa para quem quer economizar.

10. Molho chimichurri com temperos frescos

A base desse molho é feita com salsinha e coentro, mas outros temperos também entram em cena para dar aquele gostinho especial. Aqui, água é usada para hidratar o orégano e acentuar seu sabor. A dica é bater bem o molho para que a textura do azeite engrosse um pouco. Ele deve descansar por pelo menos uma hora antes de ser servido.

11. Molho chimichurri com maionese

Sabe o molho chimichurri da primeira receita da lista? Aqui, ele é usado para incrementar o sabor de uma maionese caseira. De uma maneira prática, você aprende a deixar o gostinho dos seus pratos muito melhor. Ficou curioso? Então, é só conferir o vídeo e aprender o passo a passo.

Viu só quantas opções gostosas para você testar em casa? Como esse molho é bem versátil, ele pode ser usado para incrementar o sabor de vários pratos, principalmente carnes. Se você gostou dessa última dica, confira ainda receitas de acompanhamentos para churrasco.

PARA VOCÊ