12 receitas de molho de alcaparras que vão transformar suas refeições

Escrito por    
Em 08.07.20

A alcaparra é um botão floral que conta com um sabor marcante, o que faz com que ela combine muito bem com peixes, carnes suaves e saladas. Pensando nisso, que tal aprender como preparar um molho de alcaparras? Assim, suas refeições podem ficar muito mais gostosas. Veja as receitas a seguir:

1. Molho de alcaparras simples

Alcaparras e azeite são os únicos ingredientes usados nesta receita. É isso mesmo que você leu: são apenas dois ingredientes. Aqui, só é preciso triturar tudo em um mixer até a textura ficar pastosa. Dessa maneira, o sabor das alcaparras fica mais intenso sem que você tenha trabalho na cozinha.

Continua após o anúncio

2. Molho de alcaparras com manteiga

Já nesta receita, as alcaparras vão ao fogo com manteiga, suco de limão, água e salsinha. A lista de ingredientes é simples. Desta forma, o modo de preparo é prático e rápido. Mesmo assim, esse é um molho que não deixa a desejar pelo sabor. Veja o passo a passo.

3. Molho de alcaparras com azeite

Gostou da ideia de combinar alcaparras com azeite, mas quer um toque extra de sabor? Aqui, o molho ainda é temperado com suco de limão, lemon pepper e alho. Para o preparo, as alcaparras são cortadas com uma faca e misturadas com os outros ingredientes em uma tigela.

4. Molho de alcaparras com salsinha e coentro

Quer se deliciar com as alcaparras inteiras? Nesta receita, é assim que elas vão para a frigideira junto à manteiga. Limão, coentro e salsinha também ajudam a completar o sabor. Caso você esteja fazendo um peixe, o que sobrou do tempero dele também vai para a panela.

Continua após o anúncio

5. Molho de alcaparras com laranja

Para contrastar com o sabor intenso das alcaparras, a proposta desta receita é fazer um molho que também leva suco de laranja. A fruta contrasta muito bem com o botão floral, o que faz com que essa seja uma ótima alternativa para sair do comum. Além disso, cebola também entra em cena no preparo.

6. Molho de alcaparras com cebola roxa

Quer saborear um molho extremamente saboroso? Nesta receita, basta refogar as alcaparras e a cebola roxa em uma frigideira com manteiga e azeite. Para que o sabor do botão floral não fique extremamente forte, a dica é lavá-lo antes de levá-lo ao fogo.

7. Molho de alcaparras com champignon

Fazer um molho mais encorpado não precisa ser uma tarefa difícil e esta receita está aqui para provar isso. A sugestão é usar alcaparras com champignon, uma combinação que gera uma explosão de sabores a cada garfada. Para melhorar ainda mais: com pouco trabalho na cozinha.

8. Molho de alcaparras com tomilho

Deixe seu molho bem aromatizado com um ingrediente sensacional: o tomilho. Essa é uma erva fácil de ser encontrada, mas que faz toda a diferença no sabor final. Confira todas as dicas de preparo no vídeo.

9. Molho de alcaparras com tomate-cereja

Para testar esta receita, é preciso começar levando para uma frigideira manteiga, alcaparras e tomate-cereja. Na sequência, esses ingredientes são flambados com vinho branco. Para a finalização, manjericão entra em cena. Veja o modo de preparo detalhado.

Continua após o anúncio

                   

10. Molho de alcaparras com amido de milho

Gosta de um molho mais espesso? Para atingir este resultado, a proposta desta receita é utilizar amido de milho. Além dele e das alcaparras, você também vai precisar de margarina, azeite, cebola e água.

11. Molho de alcaparras com maracujá

Com um sabor azedo e marcante, o maracujá combina muito bem com as alcaparras. Para um toque agridoce, este é um molho que ainda leva mel. Para uma textura mais grossa, a dica é também acrescentar amido de milho.

12. Molho de alcaparras com vinho

Para encerrar a lista, um molho que é perfumado com vinho branco e suco de limão siciliano que fica simplesmente sensacional. Além disso, as alcaparras são levemente amassadas para que seu sabor seja liberado. Para completar o sabor, caldo de galinha e manteiga também entram em cena.

Viu só quantas receitas gostosas você pode testar na sua casa? Agora, que tal aprender como fazer um salmão no forno? Você pode cobri-lo com um dos molhos acima.