29 receitas de molho de tomate caseiro para substituir os industrializados

Escrito por                          

É muito tradicional e saboroso utilizar um molho de tomate para acompanhar massas variadas, porém, normalmente optamos pelas versões industrializadas deste ingrediente. Mas sabia que é possível preparar versões incríveis de molho de tomate em casa?

Ainda que seja muito tentador apenas ir até o mercado e comprar uma latinha de molho pronto, os preparos caseiros são muito mais saudáveis e, sem dúvidas, incrivelmente mais saborosos. Existem receitas simples, receitas diferentes, receitas com carnes e proteínas e até receitas com ingredientes que você nem podia imaginar que resultavam em um molho de tomate.

Então, confira agora mesmo 29 opções maravilhosas de molho de tomate caseiro e substitua os molhos industrializados.

Molho de tomate simples

Foto: Reprodução / aqui na cozinha

1. Molho de tomate com orégano e pimenta: este molho de tomate caseiro além de ficar com um sabor incrível, ainda fica com uma aparência bem linda! Você vai precisar de azeite, cebola, alho, água, sal, pimenta-do-reino, orégano e, claro, tomates bem maduros. Normalmente, ele não fica ácido, mas, se achar necessário, acrescente um pouquinho de açúcar para equilibrar ainda mais o resultado final.

2. Molho de tomate com louro: aqui, a receita dá um pouquinho mais de trabalho. Quanto mais maduros os tomates estiverem, melhor. Você vai precisar ainda de cebola, alho, louro, azeite de oliva, água quente e sal. Se você quiser, pode fazer o molho em grande quantidade, distribuir em recipientes pequenos e congelar no freezer (e não no congelador)!

3. Molho de tomate pelati: esse, é um molho delicioso e suculento feito com tomate pelati – o tomate pelado vendido em latinhas. O preparo da receita é fácil, rápido e fica muito gostoso. Anote os ingredientes – azeite, cebola, alho, água, sal, orégano seco e pimenta-do-reino moída.

4. Molho de tomate italiano com manjericão: aqui, a dica é preparar o molho com tomates italianos pequenos. Além disso, a receita também leva alho, manjericão, sal e pimenta. É um molho leve e fácil de preparar e, seguindo as medidas, serve quatro pessoas. Dica: rasgue as folhas de manjericão com as próprias mãos – não corte!

5. Molho de tomate com manjericão e pimenta preta: tenha em mãos um quilo de tomates, azeite de oliva, dentes de alho, folhas de manjericão, sal e pimenta preta. Essa última será responsável pelo sabor especial do molho! Na hora de cozinhar os ingredientes, quando os tomates já estiverem desmanchando, você pode finalizar com mais um punhadinho de manjericão.

Molho de tomate no liquidificador ou mixer

Foto: Reprodução / segredos da tia emilia

6. Molho de tomate com louro: dá pra acreditar que essa receita leva apenas dois ingredientes? Tomates e folhas de louro são responsáveis por criar um molho supergostoso que nem precisa de tempero – mas você pode temperar, se quiser. Cozinhe os dois ingredientes na panela e, depois, bata-os no liquidificador. Passe também a mistura em uma peneira, retirando as sementes.

7. Molho de tomate com shoyu: essa é outra receita supersimples! Os ingredientes são tomates, cebola, folhas de louro, manjericão fresco, sal e shoyu. Cozinhe o tomate e a cebola, bata essa mistura no mixer ou no liquidificador e, por último, tempere com o restante dos ingredientes.

8. Molho de tomate com cheiro-verde: primeiro, você vai precisar bater os tomates no liquidificador. Depois, vá acrescentando as cebolas, o alho, o orégano e o manjericão. Leve essa mistura para uma panela e deixe no fogo até ferver. Por último, tempere com sal, cebolinha e salsa a gosto.

9. Molho de tomate com polpa e sementes: essa é uma receita feita com polpa e sementes de tomate! Além disso, você vai precisar também de azeite, alho, cebola, manjericão, água, açúcar e sal. Bata os tomates, o alho, a cebola, o manjericão e a água no liquidificador até virar um suco. Depois, em uma panela, aqueça o azeite e despeje o conteúdo do liquidificador. Ao final, acrescente a açúcar e o sal

10. Molho de tomate pronto em 15 minutos: a promessa dessa receita é preparar um molho delicioso em 15 minutos! Feito com tomate pelado – de boa qualidade -, o preparo ainda leva cebola roxa, dentes de alho, manjericão, manteiga e, por último, sal. Você precisa conhecer essa opção, que é fácil e muito rápida de fazer.

11. Molho de tomate com páprica doce: é claro que é mais tentador comprar um molho de tomate pronto, mas esse é feito em meia hora e ainda pode ser congelado, ou seja, quase não dá trabalho – além de ser muito mais saboroso! A lista de ingredientes conta com tomates pequenos maduros, cebola, azeite, orégano ou manjericão seco, sal, pimenta-do-reino moída e páprica doce, que dá um sabor diferente ao molho. Rende cerca de 1 litro.

12. Molho de tomate com extrato de tomate: além dos tomates e de ingredientes para temperar – como alho, cebolas, manjericão, sal e pimenta -, essa receita pede também por uma latinha de extrato de tomate concentrado daqueles vendidos no mercado. Ainda, tenha em mãos um pacotinho de caldo de carne em pó também.

Molho de tomate diferente

Foto: Reprodução / pitadinha

13. Molho de tomates assados: em uma assadeira, distribua tomates e cebolas e tempere com azeite,sal, pimenta e ervas variadas. Leve ao forno por meia hora e, depois, transfira tudo para o liquidificador. Bata até virar um molho bem vermelho! Na hora de servir, adicione ainda folhas de manjericão.

14. Molho de tomate picante: esse é um molho de tomate que fica bem picante já que leva pimenta dedo-de-moça no preparo. Ainda, você vai precisar de tomates rasteiros maduros e sem pele, cebola, alho, manteiga, azeite e sal. Se precisar, adicione um tiquinho de açúcar para quebrar a acidez.

15. Molho de tomate cru: essa é uma receita bem diferente de todas as outras presentes na lista! Aqui, você aprende a preparar um molho de tomate cru, ou seja, não é bem um molho, mas sim um acompanhamento delicioso para suas massas. Ainda, é possível incrementar o preparo com azeitonas picadas, rúcula rasgada, alcaparras, anchovas, alcachofra e ervas frescas.

16. Molho de tomate rústico: simples de fazer, esse molho leva apenas tomates, cebola roxa, polpa de tomate, manjericão, azeite, sal e pimenta dedo-de-moça fresca. Como os tomates são picados grosseiramente, com semente e tudo, o resultado final fica com uma aparência rústica e despreocupada. Confira!

17. Molho de tomate com poucas calorias: está de dieta e morrendo de vontade de comer uma massa saborosa? Você pode preparar um macarrão integral e incrementá-lo com este molho de tomate pouco calórico. Os ingredientes necessários são tomates, cebola, alho, salsinha, manjericão, sal, pimenta-do-reino e água.

Molho de tomate com proteínas

Foto: Reprodução / a casa encantada

18. Molho de tomate com bacon e carne moída: este é um tradicional molho bolonhesa! Para fazê-lo, você vai precisar de bacon, carne moída, azeite, manteiga, cebola, salsão, cenouras, leite, vinho branco, molho de tomate, tomate, caldo de legumes, noz-moscada, sal e pimenta. Parece complicado, mas, sem dúvidas, o sabor vale a pena!

19. Molho de tomate com linguiça frescal: comece o preparo retirando a pele da linguiça e cortando-a em pedacinhos. Depois, refogue a carne no azeite com alho, cebola e pimentão. Por último, acrescente tomates, água e caldo de legumes. Deixe cozinhar e tempere com sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa.

20. Molho de tomate com cogumelos: aqui, as estrelas da vez são os cogumelos paris, que dão sabor e personalidade ao molho de tomate. Ainda, você vai precisar também de alho, salsinha desidratada, manjerona, sal, pimenta, óleo e, claro, tomates. É uma receita vegana e que você precisa experimentar!

21. Molho de tomate com linguiça calabresa: em uma panela, refogue o alho, a cebola e a calabresa. No liquidificador, bata os tomates com casca e semente e junte ao refogado. Deixe ferver até reduzir e tempere com sal e pimenta, se necessário. Você pode servir com a massa de sua preferência!

22. Molho de tomate com lentilha: essa é mais uma receita vegana de molho de tomate com proteína. Feita com lentilha, essa receita é simples, serve em média quatro pessoas e não contém glúten. Os ingredientes são alho, cebola, azeitonas, páprica doce, molho de tomate, água, manjericão, salsinha, cebolinha, sal, azeite e lentilhas.

23. Molho de tomate com proteína de soja: é superpossível fazer um molho bolonhesa maravilhoso utilizando proteína de soja e essa receita é a prova disso! Feito com tomate pelado, esse molho vai te surpreender. Tenha em mãos cebola, alho, shoyu, salsa, sal e pimenta-do-reino para temperar.

Molho de tomate com ingredientes especiais

Foto: Reprodução / a casa encantada

24. Molho de tomate com cenoura e pimentão: em uma panela, coloque azeite, cebola, cenoura e pimentão e refogue. Depois, acrescente os tomates, orégano, tomilho, sal e pimenta. Deixe cozinhar até reduzir e, então, desligue o fogo e acrescente manjericão ou salsa.

25. Molho de tomate com cenoura e garni: essa é mais uma receita de molho de tomate que leva cenoura em seu preparo, mas, aqui, ela é acompanhada também por garni – um raminho aromático de ervas composto por folhas de louro, alecrim, tomilho e salsa envoltos por uma folha de alho-poró. Aprenda a preparar!

26. Molho de tomate com beterraba e chuchu: a beterraba e o chuchu não são ingredientes que agradam qualquer um, mas não julgue esta receita sem antes experimentar! Ao lado do tomate, de cenoura e de temperos como alho e cebola, esses itens compõe um molho saboroso e especial.

27. Molho de tomate com cenoura e salsão: esse é um molho de tomate feito com vegetais – cebola, cenoura, salsão e, claro, tomates. Alho, manjericão e sal completam a receita. Não deixe de experimentar!

28. Molho de tomate com vinho tinto seco: aqui, você aprende duas receitas em que o ingrediente especial e de destaque é o vinho tinto seco! Além de dar cor ao molho de tomate, ele intensifica o sabor do preparo, deixando tudo ainda melhor. Confira e surpreenda-se.

29. Molho de tomate com alho-poró: por último, você precisa conhecer essa receita de molho de tomate que leva alho-poró! Conhecido por seu sabor característico, este ingrediente vai mudar seu conceito sobre molho de tomate. Finalize com folhas de manjericão!

Agora que você já deve ter escolhido sua receita favorita de molho de tomate caseiro, é hora de aprender a preparar massas que podem tê-la como acompanhamento. Confira, então, receitas de massa de pizza, de massa de panqueca e de massa fresca para preparar em casa. Surpreenda quem você ama com preparos caseiros e absurdamente saborosos!

PARA VOCÊ