7 receitas com molho madeira para sair da rotina sem muito trabalho

Escrito por                          

O molho madeira foi inventado pelos ingleses, mas sua versão original é preparada com vinho português da Ilha da Madeira, por isso o nome. A receita surgiu a partir do gosto por essa bebida, que começou a ser acrescentada em pratos como bolos e carnes.

Devido ao custo e acesso, em alguns casos qualquer vinho tinto é utilizado. Mas é importante destacar que isso altera de maneira crucial no sabor do condimento.

Aqui no Brasil é comum encontrar o molho para completar o sabor de carnes vermelhas, mas é possível combiná-lo com carnes brancas, massas e até mesmo saladas. Com um preparo simples, você vai se surpreender com o sabor.

Receitas de molho madeira

Foto: Reprodução / Casal cozinha

Foto: Reprodução / Casal cozinha

1. Molho madeira caseiro: com poucos ingredientes e um preparo simples, saborear o molho tradicional feito em casa pode se tornar frequente. Você vai precisar de pedaços de filé mignon, champignon, vinho tinto, cheiro verde, amido de milho, azeite, sal e pimenta.

2. Molho madeira tradicional : nessa receita, o vinho de Madeira é utilizado, além dele, você vai precisar de manteiga, cebola, alho, farinha de trigo, caldo de carne, tomilho e sal. O preparo é bem simples.

Carnes com molho madeira

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

3. Medalhão ao molho madeira: essa é uma receita de medalhões de filé mignon é bem simples de ser feita. Para um sabor irresistível, a dica é usar o vinho madeira, mas caso não seja possível, use vinho tinto no lugar.

4. Filé ao molho madeira: aqui pelo Brasil essa é provavelmente a combinação de molho madeira e carne mais conhecida e apreciada. O sabor desse prato é muito interessante e por isso conquista vários paladares.

5. Lombo ao molho madeira: essa é uma receita que se você for servir no almoço, deve começar a preparar na noite anterior, pois o lombo deve marinar no tempero. Já o molho pode ser preparado no momento de servir a carne, pois é bem simples de ser feito.

6. Maminha ao molho madeira: esse é um corte de carne que também combina muito bem com o molho à base de vinho madeira. Mesmo com pouco trabalho, é possível preparar uma refeição muito saborosa.

Receita vegetariana com molho madeira

Foto: Reprodução / Presunto vegetariano

Foto: Reprodução / Presunto vegetariano

7. Seitan ao molho madeira: o seitan é conhecido como carne de glúten, pois é feito com a proteína da farinha. O preparo é simples, mas o prato deve marinar por 8 horas. É uma ótima opção vegetariana para saborear esse molho.

Como essa é uma receita simples, é possível inovar no preparo de pratos para saborear esse molho de diferentes maneiras. Que tal combinar o sabor do vinho Madeira com massas ou até mesmo saladas?

PARA VOCÊ