28 receitas de molho para churrasco para inovar no domingo

Escrito por                          

O churrasco integra a alimentação do brasileiro em diversos momentos, seja em confraternizações, comemorações ou simplesmente para sair da rotina com amigos e familiares. Por ser tão frequente e comum ao paladar, o churrasco pode ser considerado por alguns uma refeição previsível em que tudo sempre é igual, desde o preparo até o sabor. Pensando nisso, confira essa seleção de receitas de molho para churrasco vão te surpreender.

Molhos picantes

1. Molho de pimenta simples: o molho de pimenta é tradicional e já integra o churrasco de muitos em sua versão industrializada. Que tal experimentar o molho de pimenta caseiro? Com seu preparo fácil e rápido, ele acrescentará sabor e diversidade ao seu churrasco.

2. Molho de pimenta biquinho: o molho preparado com pimenta biquinho é ideal para aqueles que desejam acrescentar pouco ardor ao churrasco, uma vez que ela não é muito picante. Pode ser facilmente apreciada por pessoas que não estão habituadas a consumir pimentas, e a experiência vai ser deliciosa.

3. Molho de pimenta dedo-de-moça: muito comum na culinária brasileira e mexicana, esta pimenta é caracterizada por seu aroma e ardor fortes quando madura. Perfeita para os apreciadores de comidas picantes, acrescenta acidez aos pratos servidos.

4. Molho de pimenta vermelha: a cor característica desta pimenta é um indicativo natural de seu grande ardor. Deve ser utilizada com moderação, uma vez que seu uso exagerado pode tornar o consumo difícil para algumas pessoas. Porém, se utilizada corretamente, tornará seu churrasco muito saboroso.

5. Molho de pimenta cambuci: este molho é muito apetitoso, especialmente pelo sabor adocicado e o pouco ardor da pimenta cambuci. Seu sabor suave traz à lembrança o pimentão e apetece paladares que não abrem mão de pimentas em suas refeições.

6. Molho Chipotle: este molho é ideal para apimentar ainda mais o seu churrasco, pois, além de seu principal ativo, a pimenta Chipotle, pode variar entre páprica doce e picante de acordo com sua preferência. Se preparado nas duas versões é a receita certa para agradar ao paladar de todos.

7. Molho de tomate picante: o tradicional molho de tomate já é conhecido de todos, sendo utilizado principalmente em receitas de massa. Neste caso, para o churrasco, pode ser facilmente adaptado com a versão picante para trazer o sabor da pimenta e a acidez do tomate para as carnes.

8. Molho agridoce apimentado: muito comum na culinária oriental, este molho recebe uma versão brasileira ao ser preparado com frutas tropicais, como o abacaxi ou laranja. Apimentado, torna-se ideal para ser saboreado com nosso tradicional churrasco.

Molhos Barbecue

9. Barbecue simples: esta receita fácil e rápida de barbecue mostra que podemos deixar de lado os industrializados sem grande esforço. Seu sabor ressalta o defumado do churrasco, tornando sua refeição inesquecível!

10. Barbecue com bacon: variação simples da receita tradicional, esta traz o bacon como opção para compor ainda mais o sabor do churrasco. Além de delicioso, o bacon é rico em nutrientes e vitaminas e, se consumido com moderação, não é o maior vilão da alimentação saudável.

11. Barbecue com curry: com seu rápido preparo, cerca de 15 minutos, esta receita é maravilhosa para aquele churrasco de ultima hora. Preparado com salsão e o sabor marcante do curry, esse molho inova os acompanhamentos para churrasco.

12. Barbecue de mostarda: esta receita é superprática, não sendo necessário nem mesmo o fogão. Basta misturar bem os ingredientes e desfrutar desse delicioso molho que combina com qualquer carne.

13. Barbecue de goiabada: talvez, esta seja a maior variação da receita original do molho barbecue e é perfeita para sair do comum em seu churrasco. Uma receita rápida, prática e que vale a pena ser experimentada.

Molhos com legumes

14. Molho de alho: este tempero tão utilizado no dia a dia não poderia ficar de fora. Receita clássica e já conhecida dos que não aceitam churrasco sem um bom acompanhamento, é uma proposta de molho para agradar a todos os gostos e paladares.

15. Molho de cebola: outro acompanhamento indispensável para o seu churrasco é este molho de cebola delicioso, com ingredientes crocantes e sem acidez. Remete aos molhos de churrascarias e tornará o eu churrasco ainda mais inesquecível.

16. Molho de cebola agridoce: uma variação da receita anterior é o molho de cebola agridoce preparado com cebola roxa. Seu sabor adocicado cria um contraste maravilhoso com o sabor das carnes e satisfaz até os paladares mais exigentes.

17. Molho de cenoura: por ser um acompanhamento diferente dos comuns para churrasco, este molho irá impressionar os convidados com sua criatividade e habilidades culinárias. A melhor parte é que, além de saudável e delicioso, esse molho é fácil e rápido de preparar, te dando mais tempo para se dedicar às carnes.

18. Molho de tomate assado: contrastando com as carnes, este molho com tomates caramelizados ao forno ganha destaque por seu sabor e consistência. É uma opção de molho fácil e com poucos ingredientes.

Molhos diversos

19. Molho cremoso de avocado: sugestão de molho para aproveitar o churrasco sem sair da dieta, pois o avocado possui menos calorias, mais nutrientes e sabor mais acentuado que o abacate. Combinação perfeita para comer bem e manter a forma.

20. Molho verde: preparado com raspas de limão e laranja para acentuar ainda mais as ervas verdes da receita, este molho traz, além do sabor, o aroma refrescante do hortelã para o churrasco. Imperdível!

21. Molho de mostarda: receita que pode ser preparada em 5 minutos e apetece a todos ao redor. Por ser uma receita simples, é ótima para deixar o churrasco com a sua cara. Use a criatividade e incremente com novos ingredientes.

22. Molho de mostarda e mel (Honey Mustard): exemplo perfeito de inovação do molho anterior é esta receita de Honey Mustard, variação do tradicional molho de mostarda acrescido do mel. Esse molho é uma dádiva ao paladar de quem aprecia acompanhamentos agridoces.

23. Molho chimichurri: molho tradicional dos churrascos argentinos, o chimichurri é um combinado de ervas e temperos. Esse molho serve tanto para marinar a carne como para acompanhá-la ao ser servida.

24. Molho rose: este molho é bastante conhecido por acompanhar saladas, porém poucos sabem que pode ser apreciado junto a uma bela churrascada e, o melhor, é prático e fácil de preparar.

25. Molho vermelho: para os minimalistas, este molho fácil, característico pela vermelhidão dos tomates, promete inovar. Para customizar, experimente acrescentar pimentões e outros frutos e vegetais vermelhos para intensificar o sabor.

26. Molho de cheddar: utilizando cheddar e creme de leite fresco, esta receita é ideal para os apreciadores de queijos e é uma ótima combinação com as carnes de churrasco.

27. Molho tártaro: feito a base de maionese, este molho é preparado com ervas e temperos de fácil acesso e preparo. Experimente aprimorar esta receita com uma seleção de pimentas e azeitonas a sua preferência e desfrute desse delicioso acompanhamento.

28. Molho pesto: opção prática e que cabe em todas as situações é o molho pesto de manjericão. Simples de preparar é uma alternativa de sabor leve e aromático para seu churrasco.

Com estas receitas é fácil e barato inovar no seu churrasco. Para um churrasco ainda mais variado e que impressione a todos os convidados, que tal preparar mais de um molho para acompanhamento? Aproveite também para conferir esta seleção de receitas de tempero para churrasco e torne sua experiência ainda mais saborosa.

PARA VOCÊ