11 receitas de moqueca de cação com sabor marcante

Escrito por                          

Que tal preparar receitas de moqueca de cação para o seu jantar? A moqueca é um prato típico, especialmente, dos estados do Espírito Santo, Bahia, Pará, Pernambuco e Ceará, que envolve quase sempre leite de coco, azeite de dendê, cebola, tomate, pimentão e outros ingredientes.

O sabor do cação – que é mais conhecido como tubarão – é leve e combina perfeitamente com a presença mais marcante dos outros ingredientes. Confira:

1. Moqueca no papelote de papel alumínio

As receitas feitas em papelote de papel alumínio são sempre rápidas, fáceis e não sujam a cozinha. Para preparar essa moqueca dessa maneira, você vai precisar de três postas de cação, um vidro de leite de coco, uma colher de chá de azeite de dendê, suco de um limão, pimentões vermelho, verde e amarelo, tomate sem sementes, cebola roxa, gengibre ralado, sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde e, se você quiser, nove camarões.

2. Moqueca de cação simples

500 g de cação em posta, uma cebola média picada em rodelas, dois tomates médios sem sementes, um pimentão verde em rodelas, um pimentão vermelho em rodelas, 200 ml de leite de coco, azeite de dendê, alho e sal. Em fogo médio, aqueça o azeite e refogue o alho; adicione a cebola, o tomate e os pimentões; acrescente as postas de cação e o leite de coco, tempere com sal e deixe cozinhar por uns quinze minutinhos. A receita serve quatro pessoas, custa cerca de vinte e cinco reais e pode ser servida com arroz branco!

3. Moqueca de cação com salsa

Aqui, a proposta é preparar uma moqueca de cação bem barata! Para isso, tenha em mão o cação, salsa, coentro, pimentão verde, pimentão vermelho, pimentão amarelo, tomate, cebola, alho, sal, azeite de dendê e leite de coco. Em uma panela, adicione o azeite de dendê; o alho picadinho; e o tomate, a cebola e os pimentões picados. Depois, acrescente o leite de coco, a salsa, um tiquinho de coentro e sal. Por último, é hora de adicionar o peixe e esperar cozinhar.

4. Moqueca de cação com arroz thai

iStock

Refogue cebola roxa e alho em duas colheres de azeite de oliva e uma colher de dendê. Adicione pimentão vermelho e amarelo picados, tomate em cubos e cheiro-verde. Tempere com colorífico, curry, sal, pimenta-do-reino moída na hora e meio tablete de caldo de camarão. Coloque duas postas de cação sobre o molho e deixe cozinhar por cerca de dez minutinhos. Acrescente meio vidro de leite de coco light e está pronto. A sugestão é preparar um arroz thai para acompanhar, mas se você quiser comer apenas com o molho, também fica uma delícia!

5. Moqueca de cação com colorau e molho de tomate

Essa moqueca de cação é fácil de preparar, serve cerca de oito pessoas e tem um tempo de preparo de apenas 40 minutos. Separe os seguintes ingredientes: postas de cação, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, tomate, cebola, azeite de dendê, pimenta branca, pimenta-do-reino, tempero baiano, sal, colorau, cheiro-verde, leite de coco e molho de tomate. Ainda, a dica é, se possível, preparar a receita em um fogão à lenha!

6. Moqueca de cação com camarão

Nesta receita, a moqueca de cação ganha o acréscimo de um outro ingrediente bastante especial: o camarão. Ainda, você vai precisar de cebola picada, tomate em rodelas, alho ralado, azeite, colorau, cebolinha, coentro, sal e água. Com um gostinho irresistível, essa é uma aposta certa para um almoço ou jantar especial – aprenda o passo a passo e surpreenda!

7. Moqueca de cação light

Duas colheres de sopa de óleo de coco extra-virgem, quatro dentes de alho amassados, meia colher de sopa de sal marinho, meia colher de chá de pimenta-do-reino, meia cebola cortada em rodelas, 750 g de cação em filé ou postas, um tomate, um pimentão verde, um pimentão vermelho, um pimentão amarelo, cebolinha, salsinha, páprica doce, 200 ml de leite de coco light e 100 ml de água são tudo o que você precisa para preparar essa moqueca que possui uma proposta bastante saudável.

8. Moqueca de cação com camarão e limão

Para essa receita, você vai precisar de 1 kg de cação, 1/2 kg de camarão, quatro dentes de alho, três tomates, um pimentão, uma cebola, um limão, um vidro de leite de coco, uma colher de azeite, sal e pimenta. Você ainda pode incrementar o sabor desse prato com coentro e azeite de dendê, se quiser. Sirva a moqueca com pirão e arroz branco!

9. Moqueca de cação com farinha panko e polpa de acerola

Anote os ingredientes dessa receita: um pimentão vermelho, um pimentão amarelo, um pimentão verde, uma cebola, dois vidros de leite de coco, dois dentes de alho, coentro a gosto, quatro tomates, sal, pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça, meio maço de cebolete, óleo de dendê, 100 g de manteiga sem sal, farinha panko, colorau, polpa de acerola, pimenta calabresa, 50 ml azeite extra-virgem e 15 g de alho em pó. Com itens diferentes e que chamam a atenção, essa receita promete sabor e personalidade à sua moqueca de cação.

10. Moqueca de cação com azeitonas

Os ingredientes dessa receita são: 1 kg de cação em postas, três dentes de alho moídos, uma cebola cortada em rodelas, dois tomates cortados em rodelas, um pimentão verde picado, um pimentão vermelho picado, uma xícara de leite de coco, 100 ml de azeite de oliva, cinco colheres de sopa de azeite de dendê, coentro e sal a gosto e azeitonas para finalizar o preparo e decorar. Aproveite!

11. Bolinho de moqueca

Para finalizar essa lista, que tal aprender a preparar bolinhos de moqueca? Você irá precisar apenas de 2 kg de cação, 600 g de cebola picada, 600 g de tomate picado, 150 g de alho picado, 250 g de azeite de dendê, 2 litros de leite de coco, 100 g de coentro, 200 g de tempero de feijão, 200 g de tempero de camarão, 900 g de farinha de mandioca e óleo para fritar.

Para aprender ainda mais receitas de moquecas, confira listas com opções de moqueca de camarão e de peixes variados e incremente o seu cardápio!

PARA VOCÊ