14 receitas de moqueca de peixe com camarão para um prato brasileiro

Escrito por    
Em 17.04.20

A moqueca é um dos pratos mais famosos da culinária brasileira e sua origem é indígena. Antes, ela era preparada em panela de barro e levava urucum. Com o passar dos anos, foi sofrendo transformações e hoje tem várias versões. Uma delas é a moqueca de peixe com camarão, uma das opções mais gostosas desse prato que tem tanto sabor e história. Veja as maneiras de prepará-la:

Continua após o anúncio

1. Moqueca de peixe com camarão simples

Sempre bom começar por uma receita mais fácil de fazer, não é mesmo? E quem não tem muita experiência na cozinha pode investir nessa versão de moqueca sem medo. Ela fica pronta bem rápido e ainda leva ingredientes fáceis de se encontrar no mercado. Não deixe de conferir!

2. Moqueca de peixe com camarão e mix de pimentões

Com um sabor muito marcante e característico, o pimentão é aquele tipo de ingrediente que deixa qualquer receita mais saborosa! Se você gosta desse legume, então precisa dar uma conferida no preparo dele. O prato é perfeito para um almoço de domingo.

3. Moqueca de peixe com camarão e pimenta-preta

Um temperinho simples pode fazer toda a diferença no resultado final de um prato! E esse é o caso dessa moqueca. Aqui, o ingrediente especial é a pimenta-preta, que garante um sabor muito gostoso para a receita. Ficou com vontade de experimentar? Então veja o passo a passo e aproveite.

4. Moqueca de peixe com camarão e tomate

Esse prato é perfeito para preparar em um dia mais quente e saborear à beira do mar ou piscina. O peixe usado aqui é o robalo, rico em ômega 3, proteínas, ferro e sais minerais. E para dar cremosidade e sabor, o leite de coco entra em cena. Não tem como dar errado!

5. Moqueca de peixe com camarão e curry

iStock

Para quem não sabe, o curry não é uma planta, mas sim uma mistura de ervas secas, torradas e moídas. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele é o temperinho principal dessa moqueca que vai encantar a todos os seus amigos e familiares.

Continua após o anúncio

6. Moqueca de peixe com camarão e caldo de peixe

Quer preparar uma refeição completa? Então, confira este vídeo que ensina a fazer o clássico arroz branco e um acompanhamento para lá de especial: a moqueca de peixe com camarão que é regada com caldo de peixe. Vale a pena testar na sua cozinha!

7. Moqueca de peixe com camarão com banana da terra

A cara do Brasil, esta receita é para quem gosta dos temperos e ingredientes característicos da nossa terra tupiniquim. Aqui, o destaque fica por conta do azeite de dendê, da banana da terra e do leite de coco, que conferem também uma aroma todo especial para a moqueca. Difícil resistir!

8. Moqueca de peixe com camarão baiana

Quer viajar para a Bahia sem sair de casa? Então, aposte neste prato saboroso e colorido. Dica para uma refeição cheia de sabores: procure comprar peixes e camarões bem fresquinhos, ok? Frutos do mar muito velhos podem ficar com um gosto forte e desagradável. Prepare para a sua família e esteja pronto para ser transportado para a beira do mar.

9. Moqueca de peixe com camarão capixaba

Muito tradicional no estado do Espírito Santo, esta moqueca remete aos tempos da colonização, quando os índios preparavam o prato com temperos nativos. Hoje, ela é feita também com azeite doce e cozida na panela de barro.

10. Moqueca de peixe com camarão e abóbora

Vai receber os amigos em casa e quer deixar todo mundo feliz e de barriga cheia? Então aprenda a preparar a moqueca que leva um ingrediente megaespecial: a abóbora. Essa delícia, além de dar um sabor incrível para o prato, também deixa tudo mais colorido e bonito.

11. Moqueca de peixe com camarão e lula

Continua após o anúncio

Esta é uma receita mais refinada e ótima para servir naquele jantar especial com a família. Você pode usar o peixe de água salgada que você quiser, mas a dica aqui é investir no burriquete. Limpe todos os frutos do mar, tempere, cozinhe e saboreie com uma taça de vinho.

12. Moqueca de peixe com camarão e tempero baiano

Feita com tilápia, essa moqueca tem um tempero famoso: o baiano. Outro condimento que dá um sabor marcante ao prato é a pimenta-calabresa. Lembre-se de preparar tudo em uma panela grande, ok? Essa receita rende bastante e promete alimentar toda a família!

13. Moqueca de peixe com camarão na panela de barro

Sucesso em qualquer ponto da Amazônia, a receita conquista os mais variados paladares. O peixe usado é o pirarucu, uma referência na gastronomia amazônica. O gostinho de comida feita na panela de barro também é um dos diferenciais dessa opção gostosa e original.

14. Moqueca de peixe com camarão e bacon

Uma combinação inusitada, mas que dá muito certo, é o peixe com camarão e bacon. O modo de preparo é simples e até mesmo quem não está familiarizado com a cozinha vai tirar de letra.

Moqueca de ovo, moqueca de cação e moqueca de camarão são outras opções para quem quer continuar aprendendo a preparar novos pratos dessa deliciosa receita da culinária brasileira.

PARA VOCÊ