12 receitas de moussaka para saborear uma versão saudável de lasanha

Moussaka é o nome dado a um prato típico da culinária grega que, originalmente, deve ser preparado com berinjela e carne de cordeiro moída. Existem inúmeras variações na hora de preparar essa maravilha, por isso, não é possível afirmar que exista apenas um jeito correto.

Aqui no Brasil, a carne mais utilizada para fazer a moussaka é a bovina. A berinjela, carro-chefe desse prato, costuma ser mantida em quase todas as versões. Também é possível acrescentar outros ingredientes e sabores de sua preferência, deixando tudo ainda melhor!

Confira 12 receitas maravilhosas de moussaka que vão fazer um carinho no seu estômago.

1. Moussaka tradicional

Foto: Reprodução / Figos e funghis

Essa é a receita mais clássica da lista, ideal para quem ainda não tem muita experiência na cozinha. Você vai precisar de berinjela, batata, carne moída, tomate, leite, farinha e manteiga. O tempero do prato fica por conta da cebola, do alho, da pimenta, do sal e da noz-moscada.

Publicidade

2. Moussaka simplificada

Foto: Reprodução / Figos e funghis

Para momentos de pressa ou preguiça, nada melhor do que apostar em uma opção mais simples. Ao contrário das receitas tradicionais, nesse passo a passo os ingredientes são cortados em cubos e acrescentados à massa sem uma ordem específica. Praticidade é o nome!

3. Moussaka com abobrinha

Foto: Reprodução / Teretetê na cozinha

Que tal incrementar a sua receita sem precisar abrir mão da leveza? Esse passo a passo te ensina a fazer uma versão de moussaka que, além de ser preparada com berinjela, também leva abobrinha. Para a montagem, siga a seguinte sequência: batata, molho de carne, berinjela e abobrinha e mais molho. Repita até cobrir o recipiente e finalize com molho branco e queijo.

4. Moussaka com requeijão

Publicidade

Foto: Reprodução / Vida low carb

O requeijão, aqui, além de dar um toque especial de sabor, tem o papel de deixar a receita com uma consistência ainda mais cremosa. Para o preparo dessa maravilha, você também vai precisar de berinjela, carne moída, tomate, extrato de tomate, leite, queijo e manteiga.

5. Moussaka com vinho tinto

Essa receita sugere outra maneira incrível de potencializar o seu prato sem fazer grandes esforços. O vinho tinto é utilizado para refogar a carne moída e, juntamente com o molho de tomate, faz com que o sabor final seja aprimorado. Experimente e comprove você mesmo!

Publicidade

6. Moussaka com azeitona e pimentão

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Que tal preparar uma opção que acompanha uma carne bem temperadinha? Para isso, utilize cebola, alho, pimentão, azeitona e berinjela. A receita também leva batata, tomate, shoyu, caldo de carne, pimenta e um molho branco – que pode ser comprado pronto ou feito em casa.

7. Moussaka com mel

Foto: Reprodução / Eu como sim

Para quem gosta de receitas com um toque mais sofisticado e original, essa pode ser uma boa pedida. O passo a passo leva berinjela, batata, carne moída, tomate, cebola, azeite, manteiga, mel, noz-moscada, sal e pimenta. O molho fica por conta da manteiga, da farinha e do leite.

Publicidade

8. Moussaka com canela

Foto: Reprodução / Pitadinha

O que diferencia essa receita das demais é algo bem simples, mas cheio de sabor: um toque generoso de canela. O passo a passo leva, também, berinjela, carne, alho, cebola, sal, extrato de tomate, leite, farinha, manteiga, pimenta, noz-moscada e queijo. Prove e se surpreenda!

9. Moussaka light

Foto: Reprodução / Jantinha de hoje

Se você está procurando por uma versão mais saudável para saborear sem culpa, não deixe de testar essa receita deliciosa! O segredo para reduzir as calorias do prato é escolher atentamente os ingredientes, por isso, dedique tempo e atenção a esse passo. Uma dica é substituir a carne moída por uma versão mais magra e apostar em ingredientes orgânicos.

10. Moussaka vegetariana

Foto: Reprodução / Moussaka vegetariana

Nesse passo a passo, você aprende a fazer uma versão que leva ragu de funghi secchi no lugar da carne moída. Berinjela, batata, azeite e queijo são outros ingredientes necessários para o preparo. O resultado é tão gostoso que até mesmo quem não é vegetariano vai se apaixonar!

11. Moussaka vegana

Foto: Reprodução / Torrada torrada

Essa é uma receita que só tem pontos positivos: além de não levar ingredientes de origem animal em seu preparo, também é supersaudável! Para ter o mesmo resultado incrível na sua casa, você vai precisar de berinjela, batata doce, lentilha, leite, farinha, noz-moscada e azeite.

12. Moussaka em rolinhos

Publicidade

Foto: Reprodução / Figos e funghis

A última receita da lista é também a mais diferenciada. Ao invés de montar o prato como se fosse uma lasanha, a sugestão é preparar pequenos rolinhos de moussaka. O passo a passo continua sendo moleza e não difere muito das outras opções – tirando a hora da montagem.

Depois de conferir tantas receitas deliciosas, é impossível não ter se encantado por esse prato. Prepare a sua opção favorita e tenha uma receita de massa que é diferente, mais saudável e que pode ser servida nas mais diferentes ocasiões. Tem coisa melhor?