55 receitas de mousse deliciosas para você arrasar na sobremesa

Escrito por                          

Difícil resistir a uma boa sobremesa, né?! E, quando o assunto é este, a mousse é uma receita que se destaca, pois, além de agradar a maioria das pessoas, é muito prática.

As mais conhecidas certamente são: mousse de chocolate, mousse de maracujá e mousse de limão. Mas, não faltam receitas de sucesso para esta sobremesa deliciosa!

Algumas receitas levam pouquíssimos ingredientes e podem ser feitas em menos de 10 minutos. Outras até podem ser mais elaboradas, usando vários ingredientes, mas, ainda assim, não costumam ser complicadas de preparar. Atualmente, as versões funcionais da mousse também têm feito muito sucesso.

Inspire-se com as receitas abaixo e faça deliciosas mousses na sua casa sempre que precisar de uma sobremesa saborosa e prática!

Mousse de chocolate

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Mousse de chocolate preto e branco: você vai preparar as duas mousses separadamentes. A de cochocolate negro leva 70% de cacau, entre outros ingredientes, e a de chocolate branco leva nata, leite, açúcar, chocolate branco em pedaços, ovos e folhas de gelatina. A dica é decorar com pétalas de rosa brancas e um ponto de chocolate derretido.

2. Mousse de chocolate com frutos silvestres: o contraste entre o chocolate e os frutos são o destaque desta receita. A amêndoa no topo atua como “cereja do bolo”, dando o aspecto crocante a um doce muito fofo e cremoso.

3. Mousse de chocolate e doce de leite: fica um pouco mais doce do que a mousse de chocolate tradicional, mas, ainda assim, deliciosa, além de ser prática de fazer. Você só precisa misturar o doce de leite, creme de leite e chocolate em pó. Depois é levar à geladeira e servir bem gelada.

4. Mousse de Nutella fácil: receita ideal para os amantes de Nutella, além de ser prática. Você só vai usar 250g de Nutella, 500g de creme de leite fresco e Kit Kat ou o chocolate que preferir para picar por cima.

5. Mousse duo: receita deliciosa, além de prática. Em 20 minutos você faz uma sobremesa para ninguém colocar defeito! Esta mousse também fica ótima como recheio de bolos, vale a pena experimentar.

6. Mousse de Nutella: receita saborosa e fácil, rende quatro porções. Você vai utilizar ovos, açúcar, queijo Mascarpone, a Nutella, além de confeitos coloridos. O ideal é deixar na geladeira por pelo menos duas horas.

7. Mousse de chocolate e Jack Daniel’s: existem muitas receitas de mousse, mas a maioria busca uma característica essencial, que é a textura cremosa e aerada, e isso é facilmente conquistado com uma dose (ou duas) de Jack Daniel’s na receita.

8. Mousse de chocolate com licor: ótima dica de sobremesa para um dia ou uma noite especial. Você vai utilizar ovos, açúcar, creme de leite, chocolate ao leite e licor de cacau (que é opcional, mas faz a diferença).

9. Mousse de chocolate e caramelo salgado: versão diferente de mousse, mas fácil de preparar, além de deliciosa. Você vai utilizar açúcar, manteiga, creme de leite, chocolate meio amargo, ovos e flor de sal.

10. Mousse de chocolate com baunilha: a textura e o sabor desta mousse ficam incríveis. O sabor de chocolate é intenso, a textura, aerada, e a mousse no geral fica bem leve.

11. Mousse de chocolate com marshmallow: fica com consistência aerada (cheia de furinhos), cremosa, com gostinho marcante de chocolate. Além disso, é fácil de preparar, ideal para os dias em que bate aquela supervontade de comer doces.

12. Mousse de chocolate aveludado: receita diferente de mousse, mas simples de fazer. Você vai utilizar chocolate meio amargo, ovos, açúcar de confeiteiro, café, licor e azeite de oliva extravirgem.

13. Mousse de chocolate branco: o chocolate branco é naturalmente um pouco mais difícil de trabalhar; para derreter, por exemplo, requer mais cuidado. Mas essa receita compensa o trabalho extra, pois oferece um ótimo resultado, ficando com uma textura delicada.

14. Mousse de chocolate 60% cacau: sobremesa repleta de chocolate, cremosa e aerada. Você vai utilizar leite, açúcar, ovos, chocolate 60%, conhaque e creme de leite.

15. Mousse de chocolate e jabuticaba: uma versão diferente de mousse de chocolate. Você vai fazer uma calda de jabuticaba que leva, além da fruta, açúcar e água somente. A mousse também é preparada de forma simples, utilizando chocolate amargo, manteiga, ovos e açúcar.

16. Mousse de chocolate e laranja: a textura fica aveludada e o resultado é uma sobremesa diferente e saborosa. Após tirar a mousse da geladeira, ponha um pouco de chantilly por cima, raspe chocolate e sirva.

17. Mousse de chocolate com framboesa: combinação deliciosa. A receita leva chocolate amargo, ovos, açúcar e creme de leite. Depois, é só servir com framboesa (ou morango). O preparo é de dificuldade média e o rendimento é de seis porções.

Mousse de fruta

Foto: Reprodução / ICKFD

Foto: Reprodução / ICKFD

18. Mousse de umbu: típica do semi-árido brasileiro, a fruta é bem azedinha e dá um sabor especial e diferente à mousse. Ideal para quem quer inovar, oferecendo uma receita exclusiva após um almoço especial.

19. Mousse de jabuticaba: é uma receita vegana, sem lactose. O resultado é uma mouse leve, cremosa e azedinha. Ideal para quem não gosta de sobremesas muito doces. Você vai utilizar somente as jabuticabas, água, leite de coco, amido de milho e açúcar.

20. Mousse cremosa de coco: receita fácil, que pode ser feita no mixer ou no liquidificador. Você só precisa misturar leite condensado, creme de leite, leite de coco e gelatina. Perfeita para dias em que se quer fazer uma sobremesa rápida.

21. Mousse de graviola: é uma sobremesa delicada, fina. Se você colocar a mousse em forminhas individuais, desinformar e decorar, ela pode ir para qualquer jantar sofisticado. Fica a dica!

22. Mousse de maracujá aerado: receita que permite a combinação de doçura versus acidez na medida, sem pender para nenhum dos lados. E o principal: por usar claras em neve, a mousse fica muito aerada, além de saborosa!

23. Mousse de maracujá com gelatina: receita simples e rápida. Você só precisa usar suco concentrado de maracujá, gelatina sem sabor, leite condensado e creme de leite. O suco concentrado pode ser comprado pronto ou feito em casa diretamente com a fruta.

24. Mousse de limão: ideal para dias quentes, quando o que mais se quer é saborear sobremesas geladinhas. A receita leva gelatina de limão para render mais, fica deliciosa, levinha e refrescante. Ótima dica para quando se vai receber visitas.

25. Mousse de limão com chocolate: você vai utilizar apenas chocolate meio amargo, creme de leite, suco de limão e leite condensado. A combinação do azedinho do limão com o doce do leite condensado e o equilíbrio do chocolate meio amargo permitem uma receita deliciosa, que agrada a maioria das pessoas.

26. Mousse de coco com chocolate: receita que não precisa nem de liquidificador. Você pode usar um batedor de arame para misturar, se preferir. Os ingredientes utilizados são leite condensado, creme de leite, iogurte natural, leite de coco, coco ralado sem açúcar e gelatina incolor.

27. Mousse de limão no copinho: uma maneira diferente de servir a mousse, ideal para quando você for levar a alguma festinha/reunião. Você vai utilizar apenas chocolate meio amargo, creme de leite, leite condensado e suco de limão. A receita rende aproximadamente 25 copinhos descartáveis de café.

28. Mousse de maracujá com castanha: deliciosa, leve, cremosa e levemente areada. Não leva leite nem gelatina na composição! Você vai utilizar castanha de caju crua, polpa de maracujá, água filtrada, açúcar, ágar-ágar, chocolate meio amargo e leite de coco.

29. Mousse de cupuaçu: o rendimento é para seis pessoas. A receita é, basicamente, trocar o maracujá pelo cupuaçu. A dica é acrescentar um pouquinho de cachaça para elevar o gosto do cupuaçu e o que não pode faltar para dar aquele toque especial é uma camadinha de ganache de chocolate.

30. Mousse de maracujá: uma das mais tradicionais mousses. Você vai utilizar manteiga, açúcar, suco concentrado de maracujá, gemas peneiradas, além de preparar um chantilly. O rendimento é de 10 porções. E a dificuldade de preparo é média.

31. Mousse de maracujá low carb: receita muito simples, em que a mousse fica pronta praticamente na hora. Dá para utilizá-la também no recheio de tortinhas e bolos, mas é uma delícia para ser comida pura mesmo. A receita inteira tem cerca de 5,5 gramas de carboidratos totais.

32. Mousse de maracujá com chocolate: sobremesa que, com certeza, fará o maior sucesso. Afinal, é difícil alguém não gostar de mousse de maracujá, ainda mais com chocolate! A mousse fica com uma aparência ótima, além de ser fácil de preparar.

33. Mousse de maracujá vegano: além de ficar linda por causa da casquinha de chocolate, leva poucos ingredientes e é fácil de fazer. Dá para servi-la sem fazer a temperagem do chocolate, mas é importante fazê-la, para que as casquinhas não fiquem derretendo quando estiver em contato com as mãos. Caso você prefira esta mousse mais docinha, use um chocolate meio amargo sem lactose e, se não quiser coar o suco, não tem problema deixar com as sementinhas.

34. Mousse de limão siciliano: receita fácil que combina bem com o clima quente do Brasil. Ótima dica de sobremesa, para encerrar uma refeição informal, porque o limão tem uma adstringência que limpa o paladar e geralmente agrada a todos.

Mousse criativa

Foto: Reprodução / ICKFD

Foto: Reprodução / ICKFD

35. Mousse de goiabada: uma receita diferente, vegana, feita com o ágar-ágar. Você vai utilizar, basicamente, leite de soja, goiabada picada, limão, ágar-ágar, creme de leite de soja, e mais água, goiabada e açúcar para a calda.

36. Mousse de doce de leite: preparo fácil e rendimento de oito porções. Você vai utilizar doce de leite, gemas, creme de leite, e preparar uma calda de caramelo para colocar nas laterais internas das taças.

37. Mousse de mascarpone e morangos: receita perfeita para refrescar nos dias mais quentes. A mousse de mascarpone bem geladinha com os morangos embaixo e a crocância do açúcar queimado irão te encantar.

38. Mousse de leite condensado: ideal para quem ama doces. Agora se você não é chegado em doce, passe longe, pois ele é doce mesmo. Você vai utilizar leite condensado, creme de leite, água e gelatina incolor e sem sabor.

39. Mousse de doce de leite e coco: fácil de fazer, não tão doce, é boa dica para a sobremesa de fim de semana. Você pode colocar em copinhos pequenos, para ficar mais charmoso na hora de servir. O rendimento é de 10 a 12 copinhos.

Mousse funcional

Foto: Reprodução / Dedo de moça

Foto: Reprodução / Dedo de moça

40. Mousse de maracujá com tofu: receita vegana, sem lactose, sem açúcar (diet), rica em proteína e cálcio. A mousse fica cremosa e você só vai utilizar tofu, suco de maracujá integral e adoçante stévia.

41. Mousse de manga saudável: receita de mousse fresquinha e gostosa, feita com fruta fresca e iogurte desnatado! É perfeita para uma sobremesa leve ou lanchinho no meio da tarde, e possui apenas 68 calorias.

42. Mousse de chocolate vegana: muito fácil de fazer e totalmente saudável. O preparo é de cinco minutos e o rendimento, quatro proções. Você só vai usar abacate, bananas e cacau em pó. Ideal para quem não quer sair da dieta.

43. Mousse de chocolate nutritivo: para matar a vontade de comer doces de uma maneira saudável. Receita fácil, à base de cacau em pó e abacate, com raspinhas de chocolate amargo. Lembrando que o abacate é rico em gorduras boas. O creme também fica uma delícia para adoçar o pão ou a torrada e também usar como recheios de tortas e bolos.

44. Mousse de maracujá com biomassa: boa dica para o sobremesa de final de semana, para quem não quer fugir da dieta. Esta mousse é perfeita para o verão e ainda é rica em fibras, não leva açúcar refinado e é vegan. A caldinha é feita só com maracujá e stévia.

45. Mousse de chocolate light: receita perfeita para quem ama chocolate mas se preocupa em seguir uma alimentação mais leve. O cacau, que é a estrela da receita, é antioxidante e nutritivo. A mousse leva também chocolate meio amargo.

46. Mousse de chocolate com tofu: combinação inusitada de ingredientes, mas que dá certo. A mousse fica bem cremosa e, se quiser, dá para acrescentar ½ colher de chá de canela em pó, para dar um sabor especial a mais.

47. Mousse de avocado e cacau: receita saudável e prática para o seu dia a dia. Você vai utilizar avocados bem maduros, cacau em pó e mel. Depois basta processar todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. Pode colocar em potes individuais ou em uma travessa e levar à geladeira por, no mínimo, duas horas.

48. Mousse de chocolate sem lactose: fica leve, cremosa, além de ser vegana/sem lactose, rica em fibras e antioxidantes. Tudo o que você precisa numa sobremesa saudável. Caso queira uma mousse mais consistente, utilize meia xícara de água em vez de uma xícara cheia. Essa medida pode variar um pouco dependendo da consistência da biomassa.

Mousse rápida

Foto: Reprodução / ICKFD

Foto: Reprodução / ICKFD

49. Mousse de papaya com cassis: creme de papaya com cassis é uma sobremesa bem refrescante e querida no verão brasileiro. Você vai utilizar apenas um mamão papaya, sorvete de creme e licor de cassis. O resultado é delicioso.

50. Mousse de leite em pó: dica ótima para quando você recebe uma visita de última hora e não dá tempo de fazer uma sobremesa mais elaborada. Você só vai usar leite em pó, água e suco em pó (tipo Clight).

51. Mousse de maracujá fácil: receita de “doce que não é tão doce”. A mistura do leite condensado com o azedinho do maracujá é simplesmente deliciosa e combina muito com os dias mais quentes.

52. Mousse de limão fácil: sobremesa fácil, rápida e barata. Você pode investir na forma de servir ou em caldas, para elevar “o nível” dela. Você pode também usar mais ou menos suco de limão se quiser uma mousse mais azedinha ou não.

53. Mousse de chocolate branco fácil: bem simples de fazer, pode ser consumida no mesmo momento em que fica pronta, ou ainda ser feita previamente e guardada na geladeira. Balanceada, não é aquela mousse hiperdoce e, sim, refrescante e gostosa.

54. Mousse de brigadeiro: receita simples, para se ter uma ideia, o mais difícil dela é preparar o brigadeiro, que você pode fazer tanto no fogão quanto no micro-ondas. Você pode usar sua receita de brigadeiro favorita ou também uma receita de brigadeiro gourmet feita com chocolate em barra. O que é muito importante na receita é usar claras de ovos que sejam pasteurizadas.

55. Mousse com dois ingredientes: fica com a textura bem aerada. A receita é prática e não leva ovos. Você vai unir o gosto puro de chocolate com a cremosidade do chantilly e, quanto mais tempo de geladeira, mais aerada a mousse ficará.

De maracujá, limão, doce de leite, chocolate branco ou preto… Boas receitas de mousse não faltam! Escolha a sua preferida e tenha a certeza de acertar sempre na sobremesa, independentemente da ocasião!

PARA VOCÊ