28 receitas de nhoque de batata doce que são saudáveis e muito gostosas

Escrito por                          

Se você é o tipo de pessoa que não abre mão de uma refeição supersaborosa, mas que também está em busca de uma alimentação nutritiva e de baixa caloria, acabou de encontrar a solução para este paradoxo!

O nhoque de batata doce é uma opção de prato saudável e incrível, já que pode ser preparado de diferentes maneiras e incrementado com molhos e acompanhamentos variados.

Confira 28 receitas maravilhosas de nhoque de batata doce e escolha a que mais te agrada para testar em casa:

Nhoque de batata doce simples

Foto: Reprodução / jornada vegana

1. Nhoque de batata doce simples: com três ingredientes – batata doce, farinha de trigo e sal -, você pode preparar um nhoque gostoso e muito prático de fazer. A sugestão é servi-lo com um molinho de tomate pronto e incrementado com sal, alho, azeite, manjericão e cheiro-verde.

2. Nhoque de batata doce sem glúten: essa receita é de um nhoque de batata doce sem glúten que leva, claro, batata doce, ovo, azeite, sal, pimenta-do-reino e amido de milho ou fécula de batata (você pode escolher qual dos dois ingredientes prefere usar ou optar por aquele que já tem em casa)!

3. Nhoque de batata doce fácil: anote os ingredientes dessa receita e veja se tem todos em casa antes de começar – batata doce, ovo, manteiga, pimenta-do-reino, noz-moscada, sal e farinha de trigo. Simples, não é mesmo? Com ingredientes básicos, é possível criar um prato muito, muito gostoso.

4. Nhoque de batata doce com especiarias: a massa deste nhoque ganha o toque especial de especiarias, como canela e noz-moscada. Além disso, você deve servir os nhoques com um molinho de creme de leite, manteiga e pimenta-da-Jamaica.

5. Nhoque de batata doce assada: a proposta dessa receita é preparar a massa do nhoque com a batata doce assada ao invés de cozida. Ainda, aprenda a preparar um molho que leva manteiga, folhas frescas de sálvia e alecrim e sirva por cima dos nhoques.

6. Nhoque de batata doce sem glúten e sem lactose: batata doce, fécula de batata, sal e noz-moscada são tudo que você precisa para preparar um delicioso (e saudável!) nhoque de batata doce sem glúten e sem lactose. Perfeito para todo mundo se deliciar!

7. Nhoque de batata doce com farinha de trigo integral: aqui, a farinha de trigo branca é substituída por farinha de trigo integral, assim, o seu prato vai ficar muito mais saudável e menos calórico. Além desse ingrediente, não esqueça de separar a batata doce e um ovo.

8. Nhoque de batata doce fit e low carb: esse é outro nhoque sem glúten, mas o mais legal é que ele é superfit e low carb! A farinha de trigo tradicional é substituída por farinha de arroz e o sal tradicional é substituído por sal rosa. Além desses itens, você vai precisar apenas da batata doce.

9. Nhoque de batata doce com dois ingredientes: o diferencial dessa receita fica por conta do pequeno número de ingredientes utilizados na massa – eles são dois: batata doce e amido de milho ou fécula de batata, você pode escolher! Sirva com o molho de sua preferência e impressione todo mundo.

10. Nhoque de batata doce com molho de manjericão: a massa dessa receita leva batata doce, ovo, farinha de trigo integral e farinha de trigo branca. Para o molho, você vai precisar de manjericão, tomates em cubo, alho, azeite, sal, pimenta e queijo parmesão ralado.

11. Nhoque de batata doce com espinafre: aqui, você vai aprender a preparar um nhoque especial de batata doce e espinafre. Anote os ingredientes: farinha de trigo, ovo, gema, sal, noz-moscada e, claro, batata doce e folhas de espinafre.

12. Nhoque grelhado de batata doce com molho de tomate: essa é uma maneira diferente de preparar nhoques de batata doce, já que ao invés de cozinhá-los, você deve grelhá-los! Além disso, a receita ainda sugere o uso de parmesão ralado na massa do nhoque e molho de tomate pronto para acompanhar.

Nhoque de batata doce acompanhado de carnes

Foto: Reprodução / moldando afeto

13. Nhoque de batatas doce e baroa com bacon: o nhoque desta receita leva dois tipos de batata na massa, a doce e a baroa. Além disso, o molho de queijo e bacon harmoniza muito bem com o prato e para prepará-lo você vai precisar de creme de leite, manteiga, queijo gruyère e bacon picadinho.

14. Nhoque de batata doce com ragu de costela: certifique-se de preparar o ragu de costela com uma carne bem macia e de temperá-la bem durante o preparo. Sirva com tomate, molho de tomate, cebolinha e queijo parmesão à gosto.

15. Nhoque de batata doce com filé ao vinho: essa receita é a prova de que é superfácil preparar nhoque. A sugestão de acompanhamento é preparar filés com mignon ou alcatra ao molho de vinho tinto seco e tomate. Não deixe de experimentar!

16. Nhoque de batata doce com molho pesto de manjericão e linguiça: o preparo desta massa de nhoque é simples, o destaque da receita fica mesmo por conta do molho pesto de manjericão e linguiça calabresa. Para fazê-lo, você vai precisar também de castanha-do-Pará, azeite e couve.

17. Nhoque de batata doce com molho de linguiça e recheado com queijo: esse é um nhoque de batata doce gratinado recheado com queijo prato e orégano. Além disso, a sugestão é cobrir o prato com um molho de tomates e linguiça calabresa moída.

18. Nhoque de batata doce com molho de carne moída: a sugestão, aqui, é simples! Prepare um delicioso molho bolonhesa com carne moída sem gordura, tomate, molho de tomate e temperos variados para acompanhar o nhoque de batata doce.

19. Nhoque de batata doce com peito de frango grelhado: a proposta, aqui, é preparar a massa do nhoque apenas com a batata doce e os temperos, sem farinha, ovos ou nenhum outro ingrediente. Molho de tomate caseiro e frango grelhado e desfiado completam o prato.

20. Nhoque de batata doce com molho de carne moída e recheado com queijo: que tal rechear seus nhoques com mussarela de búfala? Essa é a proposta desta recheia, que ainda leva um molho de carne moída no final (mas você também pode preparar com o seu molho preferido)!

Nhoque de batata doce com acompanhamentos diversos

Foto: Reprodução / pimenta no reino

21. Nhoque grelhado de batata doce com manteiga e sálvia: simplicidade e elegância são as palavras-chave deste prato! Os pedacinhos de nhoque devem ser grelhados na manteiga e, só depois, deve-se acrescentar mais manteiga e as folhas de sálvia.

22. Nhoque de batata doce recheado com queijo e molho de gorgonzola: esse nhoque é recheado com mussarela em cubos e ainda leva um molho incrível de gorgonzola bem temperadinho. É impossível resistir a um prato tão gostoso e surpreendente!

23. Nhoque de batata doce com molho rústico de tomates: anote os ingredientes para preparar este molho rústico de tomates – tomate, farofa de pão, alho picado, manjericão, folhas de manjericão, azeite de oliva, queijo parmesão e sal. Você não vai se arrepender!

24. Nhoque de batata doce com fonduta de queijo e tomate concassé: a fonduta é um molho em que o queijo é derretido no leite e finalizado com manteiga e noz-moscada e o queijo escolhido para esta fonduta é o queijo minas de Araxá. Ainda, monte o prato com tomate concassé picadinho e cebolinha verde.

25. Nhoque de duas batatas com ragu de cogumelos: a massa de nhoque, aqui, é preparada com batata doce e com batata monalisa. Enquanto isso, o ragu leva quatro tipos de cogumelo – o paris, o shimeji, o shitake e o porto belo!

26. Nhoque vegano de duas batatas com molho de berinjela: batata doce e batata asterix se unem para formar a massa deste nhoque. A sugestão de acompanhamento é preparar um molho de berinjela com pimentão, azeitonas e uvas passas.

27. Nhoque de batata doce sem glúten e lactose com legumes: essa é uma receita perfeita para quem é vegano e também não pode consumir glúten e lactose. O acompanhamento fica por conta de brócolis, tomate e abobrinha, mas você pode usar outros legumes também.

28. Nhoque frito vegano com molho de tomate pera: este não é qualquer nhoque de batata doce, é um nhoque frito! Além disso, o molho é feito com tomate pera (ou tomate-cereja, se você preferir), azeite de oliva, sal e molho de tomate.

O nhoque de batata doce é realmente uma opção saudável e muito gostosa para quem busca sempre manter uma alimentação equilibrada. Para mais receitas com batata doce, confira opções de bolo e de purê!

PARA VOCÊ