32 receitas de nhoque de batata para uma massa caseira incrível

Escrito por Vanessa Herrmann

O gnocchi, ou nhoque, como conhecemos, é uma massa de origem italiana que tem origem nas casas das famílias pobres, mas que ganhou um cantinho na mesa de várias pessoas ao redor do mundo graças ao seu sabor, leve e superversátil.

Você pode usar a batata inglesa, a doce e até mesmo a asterix para preparar a sua receita, tudo depende do gostinho final que você quer para o prato. Além disso, você pode usar uma grande variedade de molhos e ingredientes para deixar sua refeição ainda mais gostosa, como molho de tomate, molho branco ou carnes, por exemplo.

A variedade de receitas que você pode testar em casa é bem grande, por isso, vale a pena conferir a lista que preparamos abaixo e se deliciar com o resultado final.

Nhoque de batata

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

1. Nhoque de batata simples: essa é uma receita de nhoque simples, feita apenas com batatas, farinha de trigo integral, noz moscada e sal. E não pense que deixar os ovos de lado faz com que sua massa fique dura ou sem liga, pois o resultado é extremamente macio e saboroso. Além disso, o passo a passo é bem simples e rápido, por isso, até mesmo quem não tem muita experiência na cozinha pode facilmente obter um resultado de grande sucesso.

2. Nhoque de batata com molho branco: já pensou em preparar uma massa de nhoque com um toque de queijo parmesão ralado? Esse é um ingrediente que quase todo mundo tem no armário da cozinha e que faz toda a diferença no sabor final do prato. Para deixar sua receita ainda mais gostosa, você ainda confere como fazer um molho branco usado para cobrir a massa.

3. Nhoque de batata de frigideira: essa é uma receita de nhoque com uma aparência bem diferente do prato tradicional. Aqui, você faz discos com a massa, acrescenta um recheio e depois leva para a frigideira. O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos, por isso, é uma ótima opção para quem gosta de inovar, mas sem perder muito tempo na cozinha.

4. Nhoque de batata com catupiry: que tal preparar uma deliciosa receita de nhoque de batata recheado com catupiry? Essa é a proposta dessa receita que não dá muito trabalho para ser feita, mas que pode fazer o maior sucesso na sua mesa. Porém, é importante saber que mesmo com um passo a passo simples, é preciso se programar com antecedência antes de fazer esse prato, isso porque é preciso fazer algumas bolinhas com catupiry e levar ao congelador para que todo o processo fique mais simples.

5. Nhoque de batata com queijos: essa é uma ótima receita de nhoque de batata para quem gosta de inovar. Aqui, a massa leva um toque de queijo parmesão e mussarela, o que faz toda a diferença no gostinho final do prato. Além disso, o legume não é cozido, mas sim, assado. Você ainda confere como fazer um molho de tomate divino para deixar sua refeição ainda mais incrível e saborosa.

6. Nhoque de batata com molho cru: essa é uma ótima opção para quem busca praticidade, pois, aqui, a massa é bem simples e o molho de tomate é cru, o que faz com que o tempo na cozinha seja bem curtinho. Além disso, o sabor também pode te surpreender.

Nhoque de batata com carnes

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

7. Nhoque de batata com ragu de porco: se você está procurando por uma receita de nhoque de batata bem incrementado, não pode deixar de conferir essa receita que leva um ragu de carne suína como complemento. O bom dessa opção é que com um prato único, você já pode se deliciar.

8. Nhoque de batata com ragu de cordeiro: já para quem é chegado em carne de cordeiro, conhecer essa opção pode ser uma excelente escolha. O preparo dessa receita não é dos mais rápidos, mas o resultado é tão gostoso, que faz a espera valer a pena.

9. Nhoque de batata com carne seca: a carne seca é um alimento que conta com um sabor marcante, por isso, seu uso fará toda a diferença no sabor final do seu prato. É importante saber que esse item deve ficar de molho por algumas horas para que o prato não fique com um gosto tão salgado. Tirando isso, o preparo não conta com muitos segredos.

10. Nhoque de batata com linguiça: que tal usar um ingrediente simples e acessível para dar um gostinho novo à massa? Essa é a proposta dessa receita que combina o nhoque de batata doce com linguiça. Para deixar o prato ainda mais gostoso, você também vai precisar de um molho de tomate caseiro.

11. Nhoque de batata com frango: gosta de inovar na cozinha? Então, você deve conhecer essa opção, pois ela conta com uma aparência e montagem de lasanha, mas tem gostinho de nhoque. A lista de ingredientes é bem extensa, mas não precisa se preocupar, já que o passo a passo é bem explicadinho. Essa é uma ótima ideia para aquele almoço de domingo em que a família inteira se reúne em volta da mesa.

12. Nhoque de batata com camarão: que tal conhecer uma receita de nhoque de batata que leva um delicioso molho feito com camarão e que ainda ganha um toque de limão siciliano e alho-poró? É uma ótima pedida para quem busca por um prato leve, com um passo a passo que não seja muito complicado, mas que tenha um gostinho irresistível.

Nhoque de batata doce

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

13. Nhoque de batata doce simples: nessa opção, você aprende a preparar uma receita básica de nhoque de batata doce. Porém, você pode incrementar o prato com molhos, carnes ou outros ingredientes de sua preferência. A quantidade de ingredientes usada é ideal para servir aproximadamente 6 pessoas, então, dependendo da quantidade de pessoas que forem comer, você pode fazer algumas adaptações.

14. Nhoque de batata doce com ragu: essa é uma receita de nhoque de batata levemente adocicado e bem encorpado, que leva um toque de ragu de costela bem macia. A combinação de sabores e texturas é tão gostosa que pode deixar qualquer um com água na boca.

15. Nhoque de batata doce saudável: já pensou em deixar a farinha de trigo de lado no preparo da sua massa? Nessa receita, a sugestão para preparar o nhoque de batata doce é fazer o uso da farinha de aveia ou até mesmo de arroz. Além disso, você também confere o passo a passo de um filé ao vinho para servir de acompanhamento.

16. Nhoque de batata doce recheado: essa é uma receita para quem adora queijos! Aqui, a massa leva um toque de parmesão, o recheio fica por conta da mussarela e o molho ainda é feito com gorgonzola. O resultado é um prato leve e que combina sabores deliciosos.

17. Nhoque de batata doce na manteiga: já pensou em dar uma nova textura ao seu nhoque de batata doce? Essa é a proposta dessa receita em que a massa é grelhada com manteiga e sálvia, mas isso acontece depois que ela já estiver cozida, ok? O resultado é um prato com uma casquinha crocante e com o interior bem macio, além de um sabor de dar água na boca.

18. Nhoque de batata doce e mandioquinha: para quem quer uma massa com um gostinho diferente, essa receita que combina a batata doce com a mandioca salsa pode ser uma excelente escolha. Além disso, você ainda confere como preparar um delicioso molho de queijo e bacon para deixar sua refeição irresistível.

19. Nhoque de batata doce sem glúten: para deixar a farinha de trigo de lado você tem duas opções de ingredientes que podem ser usados em seu lugar: amido de milho ou fécula de batata. Independente da sua escolha, com certeza o resultado será bem saboroso. Essa é uma ótima opção para quem é intolerante ou alérgico ao glúten e até mesmo para quem quer perder alguns quilinhos.

20. Nhoque integral de batatas doce: nessa receita você vai usar dois tipos de batata doce: a roxa e a laranja. Como resultado você terá um prato extremamente colorido e super saudável. Para deixar o valor nutricional da massa ainda maior, a dica é usar três farinhas diferentes.

21. Nhoque de batata doce assada: que tal conferir uma receita em que a batata é assada em vez de ser cozida? A proposta dessa receita é que o legume seja temperado no momento em que for para o forno. Isso fará com que o gostinho do seu prato fique inesquecível.

22. Nhoque de batata doce com molho rústico: essa é uma receita de nhoque de batata doce com uma massa bem básica e com um molho de tomate com pedaços da fruta, o que faz com que a aparência tenha um toque rústico. É ideal para quem quer surpreender com uma refeição caseira extremamente saborosa.

23. Nhoque de batata doce recheado com queijo: que tal preparar uma receita em que a farinha de trigo é deixada de lado e quem entra em cena é o farelo de aveia? Além disso, o queijo prato é usado como recheio. A dica é preparar um molho ralo para acompanhar a massa.

24. Nhoque de batata doce com queijo e tomate: essa é uma receita em que além de preparar uma deliciosa massa de nhoque de batata doce, você ainda pode conferir como fazer a fonduta, um molho de queijo italiano. O tipo escolhido aqui foi o de minas meia cura, que ainda é incrementado com um toque de tomate.

Nhoque de batata asterix

Foto: Reprodução / Blog do Bom Gosto

25. Nhoque de batata asterix recheado: nessa receita, você confere como preparar um delicioso nhoque de batata recheado com mussarela de búfala. Além disso, você vai preparar também um molho super simples de tomate seco, manteiga, manjericão e queijo parmesão ralado. O passo a passo não é dos mais complicados, mas o gostinho pode deixar qualquer um com água na boca.

26. Nhoque de batata asterix simples: se você acha difícil acertar o ponto do nhoque sem deixar a massa pesada, pode conferir as dicas dessa receita. Aqui a quantidade de ingredientes foi usada com exatidão para um resultado extremamente leve e fácil de ser trabalhado. Então, se você quer um resultado de sucesso, pode apostar sem receio nessa opção.

27. Nhoque de batata asterix com queijo e presunto parma: nessa receita, você confere como preparar uma massa de um nhoque básica e um molho que pode fazer o maior sucesso na sua mesa, isso porque ele é feito com queijo mascarpone, que é super cremoso e ainda leva presunto parma, um ingrediente que dá um toque crocante ao prato.

28. Nhoque de batata asterix recheado: essa é uma receita de massa de nhoque de batata simples, mas que leva um toque especial no recheio: ele é feito com cream cheese e queijo parmesão ralado. Para incrementar o sabor, a dica é preparar um molho de tomate para cobrir a massa.

29. Nhoque de batata na manteiga: que tal conferir essa receita básica, em que o nhoque, depois de pronto, é levado à frigideira com manteiga e sálvia? O resultado é uma massa com uma casquinha crocante por fora e super aromática. Ideal para quem quer inovar no sabor do prato, mas sem ter muito trabalho na cozinha.

30. Nhoque de batata asterix vegano: essa é uma receita que combina a batata asterix com a doce, além disso, o ovo é deixado de lado. A dica para incrementar o sabor do seu prato é preparar um delicioso molho de berinjela. O resultado é tão gostoso que até mesmo quem é fã de carne pode se surpreender.

31. Nhoque de batata asterix com goulash: o goulash é um prato húngaro em que uma carne é cozida e combinada normalmente com macarrão. Porém, aqui, o nhoque de batata é quem entra em cena para dar um gostinho extra à sua refeição. É importante saber que essa não é uma receita rápida de ser preparada, mas o resultado final compensa a espera.

32. Nhoque de batata asterix e ricota: que tal preparar uma receita de nhoque que combina a batata asterix com ricota? O resultado é uma massa extremamente leve e com um gostinho bem suave.. A dica é servir o prato acompanhado de um molho vermelho, mas você também pode usar outro de sua preferência.

O nhoque de batata é um prato que pode contar com texturas diferentes e ser saboroso em cada uma das opções. Além disso, os recheios e os molhos também fazem com que cada receita seja única e agrade os mais variados tipos de paladares. Se você adora massas e quer prepará-las casa, escolha uma receita da lista e se delicie com o resultado final. Você também pode se aventurar preparando sua própria massa de macarrão ou de pizza.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS