8 receitas de niguiri de salmão para dar um show na culinária japonesa

Escrito por    
Atualizado em 08.08.19

O niguiri é um tipo de sushi feito com arroz prensado e coberto com uma fatia fina de peixe. Não existe um peixe ideal para preparar essas peças – são muitas as opções! -, porém, aqui, é hora de aprender versões de niguiri de salmão, um dos peixes mais nobres e populares quando o assunto é comida japonesa.

Primeiro, aprenda a preparar em casa o arroz japonês, aquele próprio para sushi. Depois, confira as receitas abaixo e escolha a sua favorita!

1. Niguiri de salmão simples

Continua após o anúncio

Não existe receita mais simples do que essa! Você precisa apenas de arroz para sushi e de salmão cortado em fatias. Basta fazer bolinhas com o arroz e cobrí-las com o peixe e seu niguiri está pronto. Prepare agora mesmo seus amigos!

2. Niguiri de salmão com wasabi

Aprenda a montar, de maneira mega simples, o seu niguiri de salmão. Para isso, é necessário apenas arroz japonês pronto e o peixe. Ainda, a dica é usar um pouquinho de wasabi no preparo das peças, mas isso é opcional, já que algumas pessoas não gostam muito do sabor deste ingrediente.

3. Niguiri de salmão com um toque de vinagre

Aqui, você vai precisar de arroz japonês pronto, vinagre, água e, claro, salmão. Primeiro, aprenda o corte certinho do peixe. Depois, utilize a solução de água e vinagre para molhar as mãos na hora de separar o arroz. Por último, é hora de montar o niguiri de forma que a peça desmonte na sua boca na hora de comer.

4. Niguiri de salmão com dois tipos de peixe

Continua após o anúncio

O niguiri de salmão pode ser feito com dois tipos de peixe: o salmão do Alasca e o salmão do Chile. Nesse vídeo, as diferenças entre eles são trabalhadas na hora de ensinar a montagem dessa peça deliciosa da culinária japonesa.

5. Niguiri de salmão com cream cheese, gengibre e tarê

200g de arroz, 100g de cream cheese, 100g de salmão, gengibre e molho tarê são os ingredientes necessários para preparar este niguiri especial. Tenha em mãos uma daquelas esteiras próprias para fazer sushi, facilitando, assim, seu trabalho. Coloque o arroz espalhado pela esteira, acrescente o cream cheese e feche o sushi. Depois de colocar o salmão por cima, é hora de acrescentar gengibre e molho tarê.

6. Niguiri de salmão no maçarico

Nessa receita, quando o arroz para sushi já estiver pronto, prepare as fatias de salmão e dê um toque especial fazendo leves cortes horizontais e verticais no peixe. Dê uma seladinha utilizando um maçarico e, para decorar, acrescente um pouquinho de maionese e de ovas do próprio peixe.

7. Niguiri de salmão skin

Você pode aprender o passo a passo do preparo de arroz japonês, incluindo os temperos que devem ser utilizados. Ainda que o vídeo ensine diferentes tipos de niguiri, o destaque da receita fica por conta do niguiri de salmão skin, ou seja, niguiri com a pele do salmão fritinha. Ainda, confira uma versão deliciosa do molho tarê para incrementar seus sushis.

8. Niguiri de salmão com azeite trufado

A última receita segue o preparo tradicional deste sushi, porém, inova ao acrescentar azeite trufado, trazendo um sabor intenso e especial ao prato. Além disso, a dica é servir o niguiri também com ovas de peixes e cebolinha, para enfeitar!

Continua após o anúncio

                   

Se seu objetivo é virar um especialista no preparo de comida japonesa, confira ainda outras receitas de sushi e amplie seu cardápio!