6 receitas de onigiri que garantem uma típica refeição japonesa

Escrito por                          

O onigiri é um bolinho de arroz japonês que conta com um pedaço de alga por fora e pode ou não ser recheado. Por causa de seu preparo simples e de o gohan ser um dos principais itens na alimentação japonesa, o onigiri se faz muito presente nas refeições.

Seja café da manhã, refeição principal ou até mesmo um piquenique, esse bolinho pode estar presente. Isso porque ele é tido como base para uma refeição equilibrada!

Suas versões recheadas, normalmente, contam com peixe, mas podem ter legumes e até mesmo conservas. Se você quer conhecer esse item tão comum nna culinária do Japão – tanto que aparece em vários animes e mangás e está sempre presente nas lojas de conveniência por lá -, confira a lista abaixo:

1. Onigiri simples

Gohan, folhas de nori, água, gergelim com sal e forma de onigiri, caso você tenha em casa, são os ingredientes necessários. Depois que o arroz estiver pronto, basta passar água na mão, moldar o onigiri e colocá-lo na forminha. O próximo passa é salpicar gergelim e colocar um pedacinho de alga.

2. Onigiri de atum

Aqui, você aprende, primeiro, como preparar o gohan. O próximo passo é cortar o atum fresco e, depois, misturá-lo com maionese, molho de pimenta, óleo de gergelim e cebolinha. Por último, basta moldar seus bolinhos e acrescentar gergelim e nori.

3. Onigiri de atum com cream cheese

Nessa receita, além de aprender a preparar o gohan em casa, você também confere como fazer um recheio com atum enlatado e cream cheese. Essa é uma opção mais barata do que a anterior, mas que também fica com um sabor muito bom.

4. Onigiri de atum e ume

Também conhecido como umeboshi, o ume é uma conserva de ameixa. Aqui, você aprende a fazer duas receitas diferentes de onigiri, uma com o ume e outra com atum enlatado misturado com maionese. Além disso, temperos japoneses também são usados.

5. Onigiri de umeboshi

Nessa receita, você aprende a fazer uma versão simples de onigiri com umeboshi. Para testar essa opção em casa, você vai precisar apenas de gohan, da conserva, de nori, água e sal. O modo de preparo é bem simples, mas o resultado fica bem saboroso.

6. Onigiri de salmão

Nessa receita, a sugestão é rechear o onigiri com salmão grelhado e desfiado. O resultado é um sabor incrível, com um passo a passo que não é complicado e muito menos demorado. Além disso, aqui, o bolinho é moldado com o auxílio de uma forma.

Preparar onigiris em casa pode ser uma ótima pedida para quem quer saborear um prato da culinária oriental que é muito prático de ser preparado e ainda conta com um gostinho incrível. Se você adora esse tipo de alimento, ainda pode conferir receitas de sushi, temaki e rolinho primavera.

PARA VOCÊ