10 receitas de ovo frito que todo mundo precisa aprender

Escrito por                          

O ovo frito é sempre um curinga na hora das refeições. Isso porque, quando estamos sem muito tempo ou até sem muitos itens na despensa, preparar um ovinho é rápido, super baratinho e sempre rende um lanche gostoso.

Você vai descobrir que é possível fazer ovos fritos sem usar óleo e até mesmo prepará-los no micro-ondas. Basta preparar um arroz soltinho ou uma torrada bem crocante para acompanhar. Confira as melhores receitas e macetes!

1. Ovo frito estrelado

Mesmo sem existir uma regra no mundo da gastronomia, muitas pessoas consideram um ovo estrelado perfeito quando a gema do ovo fica bem líquida e as bordinhas da clara crocantes. É justamente este tipo de preparação que você aprende com esta receita, onde o segredo é separar a clara da gema antes de colocar na frigideira.

2. Ovo frito com gema mole

iStock

Para fazer um ovo frito com a gema bem molinha, você deve colocar bastante óleo e manteiga em uma frigideira, aquecendo em fogo médio. Coloque o ovo na frigideira e, com ajuda de uma colher, jogue a gordura em cima da clara. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

3. Ovo frito perfeito

Se você quer um ovo frito perfeito, aqueça uma frigideira em fogo alto, colocando um fio generoso de azeite. Quebre o ovo e polvilhe-o com sal. Com uma colher, vá regando o ovo com o azeite até que a clara fique totalmente cozida. Retire com uma escumadeira e deite o ovo sobre um prato com papel absorvente, para retirar a gordura.

4. Ovo frito sem óleo

Nesta receita, você vai aprender uma maneira de preparar ovos fritos sem usar óleo. Desta forma, sua refeição fica ainda mais saudável e deliciosa. Será necessário ter uma frigideira antiaderente em perfeito estado e uma tampa. Aqueça bem a frigideira, coloque o ovo, uma pitada de sal, uma colher de água e tampe. O ovo vai cozinhar com o vapor e, depois, fritar e ficar crocante.

5. Ovo frito no micro-ondas

Este é o tipo de receita que todo mundo que mora sozinho vai adorar! Afinal de contas, quer praticidade maior do que preparar um ovo frito cheio de sabor direto no micro-ondas? Sem sujeira, sem bagunça, seu ovinho fica pronto em pouco tempo. Você vai untar um prato com manteiga, colocar o ovo e temperar a gosto. Leve ao micro-ondas entre 30 a 40 segundos. Segredo: faça um furo leve na gema para não estourar no micro-ondas.

6. Ovo frito na água

Que tal fazer um ovo frito na água? Parece estranho, mas o resultado surpreende, já que o ovo fica mais macio, hidratado e sem gordura. O macete é quebrar o ovo em cima de uma frigideira com água fervendo, mantendo sempre o fogo baixo para não queimar rapidamente o ovo.

7. Ovo frito dentro da torrada

Além de linda, esta torrada com ovo frito no centro fica uma delícia. Para prepará-la, pegue uma fatia de pão de forma e faça um buraco no centro com ajuda de um copo. Passe manteiga na fatia de pão e também na frigideira e leve para dourar. Quando a manteiga derreter, quebre o ovo no buraco, tempere a gosto e, se quiser a gema mais durinha, faça um furo nela.

8. Ovo frito na Air Fryer

As fritadeiras elétricas sem óleo são um sucesso na cozinha de muitos brasileiros. Isso porque você consegue preparar diferentes pratos sem usar gordura, deixando os alimentos ainda mais saudáveis. E, acredite: até ovos fritos podem ser feitos em uma Air Fryer. Basta preaquecer a fritadeira a 160°C por 3 minutos e usar uma forma antiaderente compatível com a fritadeira. Deixe o ovo na fritadeira por 5 minutos a 160°C.

9. Ovo frito temperado

Quer ainda mais sabor? Prepare ovos fritos temperados com cebolinha verde, o sabor vai ficar incrível. Separe as claras das gemas e tempere somente as claras com cebolinha verde, sal e pimenta-do-reino. Aqueça a frigideira em fogo médio com manteiga e coloque as claras, tampando para elas não coagularem. Depois, é só colocar a gema em cima da clara com uma pitadinha de sal.

10. Ovo frito chique

Quem disse que ovos fritos não podem ser chiques? Aposte na preparação de um croque madame, um sanduíche típico francês feito com ovo frito, presunto e queijo. Você vai usar uma fatia de pão de forma e, em vez de fazer na frigideira, você vai levar o pão e o ovo ao forno.

Curtiu as receitas? Agora, você vai conseguir preparar ovos fritos de diferentes maneiras e tornar uma refeição rápida em algo ainda mais incrementado. Se você é fã de ovos, aproveite para conferir uma lista com as melhores receitas com ovo cozido que cabem no seu bolso!

PARA VOCÊ