20 receitas de paella para uma refeição típica espanhola

Escrito por                          

A paella é originária de Valência, na Espanha. Seu principal ingrediente é o arroz, que pode ser combinado com vários ingredientes, que vão desde legumes até carnes e especiarias, como o açafrão, que é um tempero essencial para o seu sabor. Um bom azeite também não pode ser deixado de lado para que o prato tenha um gosto marcante.

Para preparar essa refeição é preciso utilizar a paellera, uma panela larga, que tem o fundo raso. Esse é um utensílio muito importante para um bom resultado, pois com ele o calor fica concentrado e todos os alimentos são cozidos de maneira uniforme.

Uma boa paella pode ser feita com peixes e frutos do mar, carnes ou legumes. O importante é escolher o que mais te agrada e seguir o passo a passo com cuidado para que o resultado seja de sucesso. Se você quer conhecer algumas opções desse prato que tem um gosto único, basta conferir nossa lista abaixo.

Paella de peixe e frutos do mar

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

1. Paella de frutos do mar completa: essa é uma receita que combina o peixe cação com lula, vieira, camarão e mariscos. A dica aqui é usar o arroz arbóreo para um resultado de sucesso, mas você também pode usar o comum. O resultado é um prato bem colorido e cheio de sabor.

2. Paella de frutos do mar básica: uma opção de receita que usa menos ingredientes do que a anterior, mas que não deixa de ser saborosa, viu? Como a lista de itens é menor, o preparo também se torna mais simples. Essa é uma boa pedida para uma refeição bem gostosa, mas que não dá muito trabalho.

3. Paella de frutos do mar: essa é uma opção mais incrementada do que a anterior, mas que não chega a ser tanto quanto a primeira da lista. Aqui o arroz utilizado é o parboilizado, a vantagem dessa opção é que esse grão tem um cozimento mais rápido do que o do arbóreo, por exemplo.

4. Paella com lagosta: ideia ótima para quem busca uma paella mais sofisticada. Aqui o prato não é feito apenas com lagosta, mas também leva uma boa combinação de frutos do mar. O sabor fica irresistível e você pode surpreender seus convidados.

5. Paella de cuscuz: e que tal substituir o arroz por cuscuz no preparo do seu prato? Como resultado você terá uma refeição com um sabor completamente novo. Por isso, essa é uma ótima pedida para quem gosta de inovar na cozinha.

6. Paella marinera: já essa é uma versão da paella que é feita com polvo, lula, camarão e mexilhão. O arroz pedido para o preparo do prato é o bomba espanhol. A combinação de ingredientes fica tão saborosa que será difícil não repetir.

7. Paella de mariscos: essa receita leva uma grande quantidade de mariscos, mas que não deixa o camarão de fora. Outros ingredientes que são usados são: feijão verde, ovo cozido, ervilha, cenoura, arroz e alguns temperos.

8. Paella de bacalhau: o bacalhau também é uma ótima opção de ingrediente para ser protagonista de uma deliciosa paella. Se você gosta do sabor desse peixe não deixe de testar essa receita na sua cozinha.

Paella de carnes variadas

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

9. Paella de frango: o frango é o principal ingrediente usado no preparo desse prato, mas você também vai precisar de linguiça e camarão para incrementar o sabor da sua paella. O legal é que essa é uma opção que tem um preparo super fácil de ser reproduzido em casa.

10. Paella de camarão: já nessa receita, o camarão é o ingrediente usado em maior quantidade, mas a linguiça também faz parte do prato. O resultado é bem inovador é pode agradar variados paladares. Se você não tem medo de arriscar, essa pode ser uma boa pedida.

11. Paella de frango valenciana: e que tal usar peito de frango para o preparo do seu prato? Uma dica dessa receita é usar um caldo de galinha bem caprichado, que você também pode conferir o passo a passo no link. Essa é uma opção que tem um preço bem acessível, mas não deixa em nada a desejar no sabor.

12. Paella valenciana: essa é uma opção mais incrementada do que a anterior, pois além do peito de frango, você também vai precisar de linguiça, lula, mexilhão, camarão e alguns legumes. É uma boa pedida para quem busca um prato bem completo.

13. Paella de porco: o porco também pode ser usado no preparo de uma paella saborosa, aqui, dois cortes do animal foram escolhidos: costelinha e pernil. Para deixar tudo ainda mais gostoso a dica é acrescentar o cogumelo shiitake.

Paellas vegetarianas

Foto: Reprodução / Receitas para felicidade

14. Paella de legumes: essa é uma receita que combina bimi (um tipo de brócolis), ervilhas e aspargos. O acréscimo de limão siciliano e pimentões vermelhos deixa o prato com uma cor de ficar com água na boca. Depois da primeira garfada você verá que não é só a aparência dessa paella que é incrível, mas também seu sabor.

15. Paella vegana: essa versão vegana do famoso prato espanhol tem como ingredientes principais a alga nori e o peixe vegano. Seu preparo não é muito complicado e pode agradar muito o paladar de quem não come ingredientes de origem animal.

16. Paella vegetariana: não se assuste ao olhar a lista de ingredientes dessa receita, pois a maioria deles são temperos. O sabor especial desse prato fica por conta dessa variedade, mas é claro que você pode deixar uma ou outra opção de lado.

17. Paella de cogumelos: já pensou em combinar o champignon, que também é conhecido como cogumelo Paris com shiitake no preparo de uma paella? Para quem não come carne ou quer apenas preparar uma versão diferenciada do prato, vale a pena apostar.

18. Paella de vegetais: o ingrediente mais usado nessa receita é a couve-flor, mas você também vai precisar de vagem, cogumelo, ervilha, tomate e uma grande quantidade de temperos que são usados para um toque especial de sabor. O preparo não é muito complicado e nem demorado, por isso, que tal testar na sua próxima refeição?

19. Paella vegetariana simples: essa receita, na verdade, é de um arroz que é muito parecido com uma paella, mas que tem algumas adaptações, mas o resultado não deixa de ser saboroso, tá? O principal ingrediente aqui é o tomate pelado.

20. Paella de legumes: combinar diversos legumes pode ser uma ótima pedida para uma refeição colorida, saborosa e cheia de nutrientes, não é mesmo? Nessa receita você encontra tudo isso e com um preparo que não te deixará por horas na cozinha.

Preparar esse típico prato espanhol pode ser mais simples do que a aparência dele mostra, não é mesmo? Como a variedade de ingredientes que podem ser misturadas ao arroz é grande, com certeza você deve ter encontrado algum item da lista que te agrade e que você possa testar para sua próxima refeição de sucesso.

PARA VOCÊ