11 receitas de panceta assada que são garantia de refeições de sucesso

Escrito por    
Em 01.07.20

A panceta assada é um preparo que encanta pela textura crocante. Na churrasqueira ou no forno, a carne pode ser temperada com ervas, vinho e até melado. Para incrementar, pode-se adicionar purês e vegetais. Veja uma seleção de receitas bem saborosas:

Continua após o anúncio

1. Panceta assada para aperitivo

O segredo deste aperitivo de panceta é o tempero especial. A marinada utilizada para dar sabor à carne é composta por suco de limão, sal, pimenta-do-reino e azeite. A dica é assar em fogo médio e servir com mais limão. É um preparo que vai deixar seu happy hour mais completo!

2. Panceta enrolada e assada na churrasqueira

Nesta versão, a panceta é enrolada no espeto. O toque aromático fica por conta da erva-doce e do alecrim. O sabor picante é justificado pelo uso das pimentas calabresa e do reino. O vinho acrescenta ainda um gostinho sofisticado à carne que deve ser regada com azeite.

3. Panceta pururuca assada no forno

Esta panceta tem a crocância que qualquer pururuca de respeito precisa ter. Além da carne, você vai precisar de apenas mais dois ingredientes, o sal e a pimenta. O segredo é assar com papel alumínio, mas deixando a pele sem cobrir. Você pode servir com pedaços de limão.

4. Panceta com tomilho assada

A combinação da carne de porco com o tomilho é sucesso na certa e está presente nesta receita. O tempero é feito no processador e também leva azeite alho, sal, sálvia, alecrim e pimenta-do-reino. A panceta deve ser furada para incorporar bastante o sabor.

Continua após o anúncio

5. Panceta assada com melado de cana

Aqui, a panceta deve marinar por pelo menos 12 horas. O melado de cana, o suco de limão e a páprica são exemplos de ingredientes que compõem o tempero. Para ficar bem suculenta, a carne é tirada da geladeira só meia hora antes de assar. Saiba como fazer.

6. Panceta assada com chimichurri

O chimichurri é um tempero tradicional dos churrascos argentinos e dá um sabor especial à panceta. Você também vai precisar de ingredientes como suco de limão, alho e cebola. A carne deve ser assada com papel alumínio e, depois, é descoberta para ficar bem douradinha.

7. Panceta pururuca com alecrim assada na churrasqueira

O segredo para o tempero entrar bem nesta carne são os cortes em riscos. O preparo leva ervas secas – como o alecrim e o tomilho – e também frescas, como o coentro. O gengibre acrescenta um gosto picante e a panceta tem que ficar bem sequinha para pururucar.

8. Panceta assada especial

O açúcar de coco é o ingrediente que garante o toque agridoce deste prato, já que tem um gosto que lembra a rapadura. O tempero também leva dry rub que harmoniza bem com carne suína e o zimbro fresco. A pele fica caramelizada e tem uma consistência de dar água na boca.

9. Panceta assada com farofa de Neston

Esta receita traz uma panceta incrementada e com dois acompanhamentos. A carne é assada com ingredientes como cenoura, alho-poró e frutas secas. O vinho branco dá um toque ácido ao preparo. O Neston é combinado com manteiga para compor a farofa e a couve é servida como salada.

Continua após o anúncio

10. Panceta assada com purê de mandioca

O tempero desta panceta é uma marinada de suco de limão, sal e noz-moscada. A carne é assada no forno e coberta por um purê de mandioca com requeijão. Para complementar, deve-se adicionar mistura caribenha, tomate-cereja e bacon por cima. A finalização é feita no forno.

11. Panceta assada e recheada

Este é um prato que deixa qualquer um salivando. São três as carnes utilizadas para compor o recheio: coxão mole, bacon e linguiça calabresa. Um diferencial do tempero é o uso da pinga e a banha de porco quente é responsável por pururucar a pele já assada.

A panceta assada é um preparo que pode ser utilizado como acompanhamento para as refeições ou aperitivo. Os temperos são especiais e é possível incrementar com ingredientes variados. É um prato que vale a pena manter no cardápio. Confira também as receitas de costelinha de porco assada e de joelho de porco!

PARA VOCÊ