72 receitas de panna cotta para uma sobremesa refinada e especial

Escrito por                          

A panna cotta é uma receita clássica da confeitaria italiana, mas ganhou muita gente por seu sabor, encanto e cremosidade. Vendida nas melhores casas do ramo, essa sobremesa é muito refinada e pode ser preparada em diversas situações, desde reuniões de família até eventos importantes.

A receita tradicional é feita com natas de leite, açúcar e gelatina, além de outros ingredientes que compõe o requinte que o prato pede, como a tradicional calda de frutas vermelhas, por exemplo.

Veja abaixo várias receitas de panna cotta para você fazer em casa e surpreender a todos os seus convidados.

Receitas simples de panna cotta

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Panna cotta super fácil: o que á uma receita super fácil para você? Ela precisa ter poucos ingredientes, ser de fácil preparo, não ter muitos processos? Acho que tudo isso junto, não é mesmo? E é exatamente isso que essa receita é: muito simples de ser preparada para quem ainda é um iniciante na cozinha.

2. Panna cotta tradicional: é hora de você aprender a fazer o clássico, o tradicional. Essa receita usa os ingredientes básicos da panna cotta, como leite, gelatina, creme de leite, açúcar e essência de baunilha, e deixa a calda em aberto para que você possa usar o sabor de sua preferência.

3. Panna cotta com nata: a nata, como já foi dito, é um dos ingredientes principais em grande parte das receitas dessa sobremesa italiana. Ela fica muito bem no prato, porque além de ter um sabor único, ajuda em sua textura cremosa.

4. Panna cotta de chocolate branco: uma das opções para preparar o doce é usar o chocolate, afinal de contas tudo fica bom com esse maravilhoso ingrediente, não é mesmo? Essa receita, por sua vez, utiliza o chocolate branco, que precisa ser de boa qualidade para que tudo saia da melhor maneira possível.

5. Panna cotta com calda de vinho: as caldas são essenciais nesse tipo de doce para dar cremosidade, sabor e suculência ao prato. Uma das mais tradicionais é a calda de vinho que é simples de ser feita e fica deliciosa com esse doce.

6. Panna cotta italiana: claro que se essa receita veio da Itália, você precisa aprender a preparar uma opção clássica italiana para provar que entende mesmo de culinária e testar o sabor em sua forma original.

7. Panna cotta com essência de baunilha: a baunilha é sempre um excelente ingrediente para usar em sobremesa. Ela tem um sabor muito específico e que traz um toque bem especial para esse tipo de prato. A essência de baunilha, então, é fácil de ser encontrada e vai fazer diferença no resultado dessa panna cotta.

8. Panna cotta de doce de leite: está na hora de você aprender a preparar uma receita simples, fácil, que não vai demandar muito esforço e que tem aquele toque brasileiro. Essa receita tem o doce de leite como um de seus ingredientes e isso deixa o prato com uma cara bem mineira.

9. Panna cotta com café expresso: para os amantes de café, que tal fazer esse doce maravilhoso a partir de um café expresso, realçando todo o sabor que essa iguaria idolatrada pelos brasileiros possui. É isso que você vai aprender nessa receita bem simples de ser feita e deliciosa.

10. Panna cotta com Nutella: já que a Nutella se tornou muito popular nas receitas de sobremesa no Brasil, nada melhor do que colocar o creme de avelã dentro da panna cotta também. O doce fica muito gostoso, além de ser super fácil de ser preparado.

11. Panna cotta de mel: essa receita é muito simples e usa o mel como ingrediente principal. Além de servir como recheio ou cobertura, o mel é o melhor ingrediente para substituir o açúcar em sobremesas, fica muito gostoso.

12. Panna cotta de doce de leite com rum ou uísque: essa é uma receita simples, apesar de parecer mais elaborada. Você vai preparar aquela sobremesa feita com doce de leite que já sabe como fazer e depois é só adicionar um pouquinho de uma bebida alcoólica da sua preferência, rum e uísque são boas opções.

13. Panna cotta de chocolate: claro que o chocolate preto tradicional não poderia ficar de fora desta lista de sobremesas, já que é o principal ingrediente de grande parte das sobremesas existentes no mundo. Confira uma panna cota que usa o chocolate como um item importante em seu preparo.

14. Panna cotta de menta com calda de chocolate: agora é hora de você colocar uma calda de chocolate na sua sobremesa feita com menta e provar que essa mistura é sim muito gostosa. Claro que precisa ser bem feita, mas com atenção o refrescante da menta misturado com o sabor incrível do chocolate vai deixar a panna cotta ainda mais especial.

15. Panna cotta de amêndoa e mel: mais uma oportunidade de aprender a preparar um prato bem simples desse doce tipicamente italiano com um toque brasileiro especial. Os ingredientes principais da sobremesa são as amêndoas e o mel, que juntos vão fazer uma harmonização sensacional.

Panna cotta de morangos

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

16. Panna cotta com purê de morango: essa é uma receita bem diferente do que você viu até agora porque ela exige um preparo mais complexo, mas você vai aprendê=lo rapidamente. O cozinheiro precisa montar um delicioso purê de morangos no ponto certo, pra deixar a sobremesa perfeita.

17. Panna cotta natalina: agora você vai aprender a fazer um prato super gostoso para ser servido em um evento especial, como a sobremesa da ceia de Natal, por exemplo. Essa receita é relativamente simples de ser preparada, basta ficar atento ao passo a passo do site que é bem detalhado e vai te ajudar na montagem da panna cotta.

18. Panna cotta de iogurte com morango: uma receita de doce que vai morango fica ainda melhor quando essa fruta é combinada com iogurte. O sabor adocicado desses dois ingredientes e a textura cremosa causada pelo ingrediente vão criar um prato agradável e delicioso.

19. Panna cotta de morango light: essa deliciosa receita é perfeita para você preparar até mesmo como sobremesa de um dia de semana qualquer, por ser bem gostosa e super saudável. É uma receita simples de ser feita, com poucos ingredientes e todos eles pouco calóricos e bem nutritivos.

20. Panna cotta de baunilha com morangos: essa é uma mistura muito gostosa para você comer em um final de semana com a família ou um jantar especial, ainda mais se você e os seus convidados gostarem da combinação maravilhosa entre morango e baunilha, uma parceria bem presente em várias sobremesas tradicionais.

21. Panna cotta com calda de morangos: a calda é uma das marcas dessa receita tradicional italiana, praticamente todas as opções que você vai ver por aqui levam esse tipo de preparo, deixando a sobremesa mais apetitosa, molhadinha e suculenta. Nessa receita, você vai aprender a apostar na calda de morango para usar na panna cotta.

22. Panna cotta de morango com agar-agar: a receita que você vai aprender nesse site possui ingredientes bem especiais que não são tão fáceis assim de encontrar nos supermercados tradicionais, mas vale muito a pena procurar. Um dos ingredientes responsáveis pelo sabor único dessa sobremesa é uma iguaria conhecida como agar-agar.

23. Panna cotta de morango com nata: a nata está presente nas receitas mais tradicionais desse prato italiano e claro que ela vai aparecer por diversas vezes nesta lista. A combinação da nata com um delicioso morango, que é a fruta mais utilizada no preparo dessa maravilhosa sobremesa, deixa o prato ainda mais saboroso e refinado.

24. Panna cotta com calda de morangos assados e água de rosas: agora sim chegou a vez de você aprender uma receita daquelas de apresentar em casa com cara de chef de cozinha de restaurante 5 estrelas, isso porque ela é feita com calda de morangos assados e águas de rosas, quer descrição mais fina do que essa?

25. Panna cotta de morangos ao vinagre balsâmico: um prato bem diferente das receitas tradicionais para você que adora sabores exóticos e diferenciados. Ele é feito com os morangos temperados com um pouco de vinagre balsâmico, a mistura pode até parecer um pouco estranha, mas o resultado é espetacular.

26. Panna cotta de leite de coco com calda de morango: o leite de coco é uma adição brasileira ao tradicional doce italiano e faz uma grande diferença no sabor da sobremesa. Nessa receita, então, ele é combinado com uma maravilhosa calda de morango que vai fazer todo mundo devorar a travessa de doce até acabar.

27. Panna cotta de leite evaporado com coulis de morango: outra receita muito chique para ser preparada em ocasiões especiais e mostrar para a família que você entende mesmo de alta gastronomia, ainda mais quando eles souberem que a sobremesa é feita de leite evaporado com coulis de morango. Fino demais, né?

28. Panna cotta de chocolate branco com molho de morangos e tomilho: mais uma mistura daquelas que só vai agradar quem não tem nenhum tipo de preconceito culinário e adora provar receitas inovadoras e bem diferentes do tradicional. O prato vai com chocolate branco e morango, mas também usa tomilho para dar um toque especial.

Panna cotta com outras frutas vermelhas

Foto: Reprodução / Diga Maria

29. Panna cotta de leite de coco, limão e amoras: as amoras são frutas que conversam muito bem com essa receita tipicamente italiana, ainda mais se combinada com um maravilhoso leite de coco que vai dar toda a cremosidade necessária para que essa sobremesa seja devorada rapidamente por seu sabor e textura.

30. Panna cotta com coulis de amora: essa é mais uma possibilidade de utilizar amoras na sua receita para uma sobremesa especial feita em casa e que toda a família e os amigos vão ter a oportunidade de experimentar e aprovar essa delícia feita com muito amor, carinho, extremo bom gosto e qualidade também.

31. Panna cotta com frutas vermelhas e baunilha: essa é uma receita que usa e abusa das frutas vermelhas para deixar a sobremesa bem saborosa para quem gosta desse tipo de fruta. Para melhorar, ela ainda leva um pouco de baunilha que dá o toque especial na finalização do prato.

32. Panna cotta de gengibre com calda de amora: agora você vai conferir uma opção mais forte de sabor pra você que adora explorar os sentidos que a gastronomia e a própria confeitaria em específico podem trazer para um prato. O gengibre faz total diferença no sabor dessa sobremesa, ainda mais quando combinado com essa maravilhosa calda de amora.

33. Panna cotta com calda de framboesa: claro que em uma lista de frutas vermelhas, a framboesa não poderia nunca ficar de fora com todo o sabor e a beleza que traz para um prato sofisticado, chique e elegante. É um prato ideal para você servir em algum evento ou ocasião especial.

34. Panna cotta com calda de mirtilo: uma fruta que vem sendo cada vez mais consumida no Brasil e em boa parte do mundo é o mirtilo, ele possui nutrientes necessários para a boa saúde e o bem estar das pessoas. Nessa receita, então, ele fica sensacional como uma calda que vai por cima da sobremesa.

35. Panna cotta de mel e demerara com geleia de framboesa: essa é uma receita super elegante para ser servida em um momento especial, é praticamente um símbolo da alta gastronomia ao usar açúcar demerara, mel e geleia de framboesa.

36. Panna cotta de iogurte e mel com geleia de jabuticaba: a jabuticaba é uma das frutas mais amadas em boa parte do planeta não só pelo seu sabor, mas também pelos benefícios que ela traz para quem a consome. No Brasil, é uma fruta bem comum, mas muito apreciada.

37. Panna Cotta com geleia de frutas vermelhas: confira uma receita muito gostosa e bem simples de ser feita, desde que você siga corretamente o passo a passo da receita. O prato é feito de uma forma bem parecida com a tradicional, a principal diferença é que ele usa uma maravilhosa geleia de frutas vermelhas para deixar tudo ainda mais gostoso.

38. Panna cotta com amoras: aprenda mais uma possibilidade de você trabalhar com amoras em uma receita muito simples, saborosa e nutritiva para ser feita na sua casa em momentos especiais. O sabor é incrível e a textura do doce é melhor ainda.

39. Panna cotta com keffir e calda de cereja: essa é outra receita bem elaborada que todo mundo da sua casa vai adorar provar por ter um mix de sabores diferenciados, deliciosos e finos. Você vai usar uma iguaria conhecida como keffir e finalizar o prato com uma maravilhosa calda de cereja que dá água na boca só de pensar.

Mais receitas de panna cotta com frutas

Foto: Reprodução / Essência Studio

40. Panna cotta tropical: se você mora em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, a sua escolha de receita para aproveitar em um dia na piscina já está mais que decidida, ainda mais se combinar essa sobremesa sensacional com uma bela taça de champanhe.

41. Panna cotta de coco com figos: essa é mais uma possibilidade de você utilizar o coco em suas receitas. Esse é um prato simplesmente sensacional de tão fino, elegante e chique. Além do coco, a receita também leva figos que colaboram com o ar de sofisticação do doce.

42. Panna cotta com compota de damascos: os damascos são frutas que combinam perfeitamente com pratos variados, desde doces até receitas salgados. No caso dessa sobremesa, a compota de damascos caiu como uma luva, dando muito sabor e uma textura especial para o doce.

43. Panna cotta de frutas amarelas: se tem receita com frutas vermelhas, por que não fazer algo mais tupiniquim e preparar uma só com frutas amarelas? É isso que você vai aprender a fazer nessa deliciosa sobremesa perfeita para ser servida na sua casa em dias de muito calor e que exigem aquela refrescância culinária.

44. Panna cotta com creme de limão siciliano: aprenda uma receita sensacional e super elegante para fazer em um jantar romântico maravilhoso com a pessoa amada ou até mesmo servir em um encontro de amigos. Você vai ter que montar um creme de limão siciliano que fica simplesmente espetacular.

45. Panna cotta de coco com abacaxi: o coco volta em mais uma receita desse prato tradicional italiano dando um toque para lá de brasileiro, só que agora ele vem combinado com a fruta que é o símbolo de uma das cantoras mais famosas da música popular do nosso país, isso mesmo, o abacaxi, muito usado por Carmen Miranda, é o grande protagonista da sobremesa.

46. Panna cotta com geleia de damasco: mais uma possibilidade de você usar o damasco em outra receita super simples de ser feita e que pode ser preparada nas mais diversas ocasiões e situações, dependendo da sua preferência e disponibilidade. Dessa vez, ele vai acompanhado de uma geleia de fruta.

47. Panna cotta com limão e baunilha: o limão é realmente uma fruta que combina muito bem com receitas de sobremesas e isso ocorre exatamente por ele ser muito ácido e conseguir quebrar de forma correta o sabor exagerado de açúcar que algumas receitas têm.

48. Panna cotta de maracujá: confira mais uma receita que usa uma fruta ácida para dar aquela quebrada no doce exagerado de alguns pratos e deixá-los mais saborosos. Nesse prato, você vai utilizar o maracujá, uma das frutas mais amadas pela população brasileira.

49. Panna cotta de leite de coco com maracujá: outra oportunidade de você utilizar o maracujá na receita desse doce tradicional italiano, só que agora ele vem combinado com aquele maravilhoso leite de coco que você sabe muito bem ser o responsável pela cremosidade e suculência dessa deliciosa sobremesa.

50. Panna cotta de coco com chocolate branco: uma combinação muito simples e fina ao mesmo tempo, digna de um restaurante de alta gastronomia e perfeito para você surpreender pessoas queridas em um encontro na sua casa. Você vai precisar usar um chocolate branco de boa qualidade combinado com coco.

51. Panna cotta de leite de coco e limão com coulis de manga: o leite de coco volta nessa receita sensacional para um prato super elegante, chique e fino, assim como é você e sua cozinha espetacular. Ele vai combinado com nada menos do que um limão com coulis de manga, é só falar o nome da receita que todo mundo já fica intrigado.

52. Panna cotta de iogurte com suco de limão: uma receita bem simples de ser feita para você preparar no dia a dia e deixar a sua vida e das pessoas que ama mais doce, alegre e feliz, até mesmo em uma segunda-feira. Você vai precisar usar iogurte, de preferência caseiro, e um pouco de suco de limão.

53. Panna cotta de coco com damasco e laranja: agora chegou a hora de provar que a brasilidade é maior que qualquer tradição culinária e colocar frutas bem brasileiras dentro dessa receita tradicionalmente italiana. No caso desse prato, ele vai com laranjas, coco e até mesmo com um pouco de damasco.

54. Panna cotta de iogurte com frutas amarelas: essa é outra receita bem simples e que valoriza a cultura e os alimentos nacionais, já que usa variados tipos de frutas amarelas, deixando a sobremesa com a cara do Brasil. Para melhorar o sabor dessa deliciosa sobremesa, você vai usar também o iogurte.

55. Panna cotta de cupuaçu: se estamos falando de características brasileiras e em como transformar um clássico italiano em um samba de primeira qualidade, é claro que a Amazônia não poderia ficar de fora nunca e é com o cupuaçu que ela vai ser representada nesse prato super saboroso para quem ama o sabor dessa fruta.

56. Panna cotta de pêssego: o pêssego é uma fruta bem tradicional e que ainda é pouco explorada nesse tipo de receita até mesmo no Brasil que é um país que consome bastante esse produto. O prato é bem simples de ser feito, não tem segredo nenhum, basta que você siga o passo a passo direitinho.

57. Panna cotta de leite de coco com chia: claro que tinha que existir uma receita dessa sobremesa sensacional para aquelas pessoas fitness, mas que não podem ver um pratinho delicioso como esse e já querem logo atacar. Além do super cremoso leite de coco, o prato vai com chia, um grão milagroso.

58. Panna cotta de maracujá sem lactose: mais uma possibilidade de utilizar o maracujá nas suas receitas de sobremesas italianas que são mais brasileiras que europeias, só que dessa vez ela vem completamente sem lactose para quem não pode nem chegar perto dessa famosa proteína do leite de vaca.

Receitas especiais de panna cotta

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

59. Panna cotta com doce de leite e chantilly de uísque: essa é aquela receita para você fazer em casa e deixar todo mundo boquiaberto com as suas habilidades de confeitaria ao ponto de quererem te enviar direto para o MasterChef, já que você entende muito mesmo do assunto. Afinal, um chantilly de uísque não é para qualquer um fazer, não é mesmo?

60. Panna cotta de caramelo: receita muito bem elaborada e ao mesmo tempo simples de ser feita, ideal para você servir em um encontro ou evento especial na sua casa com os seus amigos, pessoal do trabalho, ou até mesmo apenas com a família. O caramelo dá um toque bem especial ao prato, você vai adorar.

61. Panna cotta de mascarpone com calda de goiabada: uma receita que mistura sabores bem brasileiros e também internacionais ao usar a calda de goiabada juntamente com queijo mascarpone. O melhor de tudo é que essa união é completamente elegante e chique, ideal para você surpreender a todos.

62. Panna cotta com doce de alperce: se você nunca ouviu falar em doce de alperce, não perca tempo e procure imediatamente preparar essa delícia que vai te deixar nas nuvens depois de prová-la junto com uma sobremesa pra lá de saborosa, especial, gostosa, maravilhosa, deslumbrante e o que mais você quiser chamar.

63. Panna cotta de doce de leite com ganache de rum: outra receita sensacional e chiquérrima para preparar em momentos muito especiais, afinal de contas uma ganache de rum merece um término de dia bem especial não é mesmo? Então vá logo arrasar na cozinha!

64. Panna cotta de caramelo com licor de avelãs: mais uma possibilidade de utilizar o caramelo em suas receitas sofisticadas e especiais desse doce maravilhoso, só que dessa vez ele vem acompanhado de ninguém menos do que um magnífico licor de avelãs para deixar todo mundo com fome.

65. Panna cotta de café com farofa de amêndoas e cacau: pense em uma receita bem elaborada, elegante, perfeita para ser servida em um café ou bistrô e com certeza o que veio à sua cabeça é algo parecido com isso. Uma sobremesa de café com farofa de amêndoas e cacau, quer algo mais chique que isso?

66. Panna cotta de avelãs: essa é uma receita bem simples de fazer em um prato que não deixa de ser muito especial, porque usa ingredientes selecionados e de primeiríssima qualidade, como é o caso dessas deliciosas avelãs que são as verdadeiras protagonistas dessa sobremesa maravilhosa.

67. Panna cotta perfumada com água de flor de laranjeira: essa é aquela receita que só de falar o nome você já ganhou todo o público, porque não é todo dia que alguém come uma panna cotta perfumada com água de flor de laranjeira, não é mesmo? Agora é só aprender a fazer e deixar todo mundo de boca aberta.

68. Panna cotta de café com toffee de laranja e iogurte de chocolate: conheça outra receita muito bem elaborada e que fica perfeita se for servida em um café daqueles bem chiques que todo mundo tem vontade de ir. Isso porque ela é feita com café e um maravilhoso toffe de laranja com iogurte de chocolate.

69. Panna cotta de iogurte com calda de goiabada: aprenda mais uma possibilidade de usar a calda de goiabada maravilhosa e 100% brasileira em uma receita bem especial desse doce. Dessa vez, ela vai combinada com um delicioso iogurte que precisa ser caseiro para que você mostre mesmo suas habilidades culinárias.

70. Panna cotta de amarula com mel: uma mistura deliciosa, bem doce e com um toque alcoólico especial ao final para deixar tudo ainda mais perfeito. Isso porque você vai usar ninguém menos que o famoso licor de amarula juntamente com um pouco de mel para dar aquela finalização saborosa.

71. Panna cotta vegana com hortelãs: conheça uma receita mais saudável e não menos especial para fazer na sua casa, ainda mais se você não consumir nada que venha de origem animal, já que ela é 100% vegan power. Você vai ‘temperar’ o prato com algumas hortelãs que vão deixar tudo ainda mais refrescante na finalização.

72. Panna cotta com vinho do porto e açúcar demerara: essa é receitinha básica para surpreender a pessoa amada em um jantar bem especial de namoro, casamento, aniversário ou o que você quiser. Ela usa vinho do Porto, mas não qualquer um, tem que ser dos bons, além de açúcar demerara para deixar tudo ainda mais chique.

A panna cotta é uma receita que já deixou de ser italiana há muito tempo e se tornou mundial, porque é consumida cada vez mais ao redor do mundo. Existem outras receitas que também são assim, como o verrine, por exemplo.

PARA VOCÊ