30 receitas de panqueca fácil para provar suas versões doces e salgadas

Escrito por                                                              

A panqueca fácil pode ser feita tanto em versões doces quanto salgadas. O preparo da massa leva, geralmente, farinha de trigo, leite e ovo, mas esses ingredientes também podem ser substituídos por farinhas de castanhas, água e leites vegetais.

Os temperos e recheios também são diversos. Nas opções salgadas algumas possibilidades são o frango desfiado, queijos, embutidos e até legumes. Já nas doces é possível rechear com chocolate, cremes ou combinar com mel, caldas e frutas. Confira uma seleção de receitas de panqueca fácil para deixar todos com água na boca:

Receitas de panqueca fácil salgadas

1. Panqueca com recheio de carne moída: a massa dessa panqueca é feita no liquidificador com amido de milho, farinha de trigo, leite, ovo, óleo, sal e açafrão. O recheio é um refogado de carne moída com cebola, alho, azeite, cheiro-verde e temperos. As panquecas são montadas e servidas com um molho de tomate.

2. Panqueca tradicional: essa receita traz uma massa de panqueca feita com apenas quatro ingredientes: leite, farinha de trigo, manteiga e ovo. A combinação deles é realizada no liquidificador. A frigideira antiaderente é usada para fritar a massa, que pode ser recheada a gosto.

3. Panqueca fácil de frango: a massa dessa panqueca é composta por ovo, óleo, sal, farinha de trigo e leite. O recheio é feito a partir de uma mistura de frango desfiado com azeite, cebola, caldo de galinha, azeitona, creme de leite e molho de tomate. O prato deve ser finalizado no forno e ainda leva queijo mussarela e molho de tomate.

4. Panqueca de aveia com recheio de frango e cenoura: o diferencial dessa receita é o uso da farinha de aveia para compor a massa da panqueca. Para rechear deve-se utilizar frango desfiado com cenoura, leite, amido de milho, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino. O molho de tomate completa o prato, que é terminado no forno!

5. Panqueca com massa temperada: a massa temperadinha dessa panqueca é simplesmente deliciosa. O preparo é feito no liquidificador com ovos, alho, cebola, leite, óleo, sal e pimenta-do-reino. Para ela ficar com uma coloração mais verdinha, utilize salsinha ao bater.

6. Panqueca de omelete: essa é uma ótima pedida para quem busca uma panqueca pouco calórica. O preparo não leva nenhuma tipo de farinha, apenas ovo batido, sal, pimenta-do-reino e salsinha picada. O cozimento é feito na frigideira com azeite e o recheio fica por conta do presunto e do queijo.

7. Panqueca de calabresa: os ingredientes utilizados para compor a massa dessa panqueca são margarina, leite, farinha de trigo e ovo. Para o recheio é preciso combinar linguiça calabresa picada com creme de ricota, tomate, alho-poró, margarina e pimentões verde e amarelo.

8. Panqueca integral com recheio de frango: essa receita possui uma massa incrível. Para compor é necessário reunir leite desnatado com farinha de aveia, ovo e farinha de quinoa. O recheio usado para deixar o prato ainda mais gostoso é de abobrinha com peito de frango desfiado.

9. Panqueca vegana: aqui, a panqueca fácil aparece em uma versão vegana. A massa é composta de farinha de trigo, água, curry, azeite, sal e fermento em pó. O preparo dela pode ser feito tanto no liquidificador como na mão. Para rechear pode-se usar antepasto de berinjela, guacamole, shimeji ou queijo de castanha-de-caju.

10. Panqueca com massa de arroz: as sobras de arroz cozido são reaproveitadas na massa dessa panqueca. Seu preparo é feito no liquidificador com os grãos, leite, farinha de trigo, ovo, queijo parmesão ralado e sal. As sugestões de recheio são palmito, carne moída, ricota com brócolis ou presunto com mussarela.

11. Panqueca de frango com cogumelos: nessa opção a massa de panqueca fácil é levinha e feita de farinha de trigo, sal, leite e ovo. O preparo do recheio é realizado na frigideira e leva manteiga, azeite, frango desfiado, cogumelos dourados e cebola. A sugestão é adicionar queijo em cima de cada panqueca e servir com molho branco.

12. Panqueca de frango com requeijão: essa receita conta com uma massa de panqueca feita no liquidificador com leite, farinha de trigo, óleo, ovo e sal. O cozimento é realizado na frigideira e o recheio leva filé de frango desfiado, creme de leite e requeijão.

13. Panqueca sem leite e sem ovos: o preparo da massa dessa panqueca é bem simples e realizado no liquidificador. Os ingredientes usados para compor o preparo são farinha de trigo, sal, óleo e água. Para rechear pode-se utilizar proteína de soja refogada, tofu com espinafre ou até brócolis cozido.

14. Panqueca rápida de presunto e queijo: a panqueca dessa receita conta com uma massa simples feita com leite, farinha de trigo, ovo, óleo, sal e fermento. Para rechear é preciso de queijo mussarela ralado e presunto fatiado. A finalização é realizada com o molho de tomate e o queijo parmesão ralado.

15. Panqueca de abobrinha: aqui, a panqueca é feita a partir da mistura da abobrinha com ovo, cebola e maionese. Após isso, deve-se juntar à mistura a farinha de trigo, o queijo parmesão ralado, orégano, sal e pimenta.

Receitas de panqueca fácil doces

16. Panqueca americana: a panqueca americana agrada por ter consistência e sabor inconfundíveis. O preparo dessa massa é realizado com um fouet e os ingredientes necessários são leite, ovo, farinha de trigo, fermento em pó, sal, açúcar, óleo e essência de baunilha.

17. Panqueca de banana sem glúten e sem lactose: essa é uma versão muito prática de panqueca doce. Para preparar é necessário apenas bater o ovo e combinar com a banana amassada e o amaranto em flocos. A combinação deve ser bem misturada e a massa é levada ao fogo em uma frigideira antiaderente.

18. Panqueca de chocolate: o prato aqui reúne a textura incrível da panqueca com o chocolate – ingrediente amado por muitos. A massa é composta por uma mistura de farinha de trigo, leite, achocolatado, ovo, manteiga sem sal e fermento em pó.

19. Panqueca americana fofinha: essa panqueca americana é fofinha e feita com uma massa composta por ovo, leite, óleo, farinha de trigo, açúcar, sal e fermento em pó. O preparo é feito em uma vasilha e as panquecas são cozidas na frigideira. A sugestão é servir com geleias, pasta de amendoim ou mel.

20. Panqueca de maçã com mel e Nutella: a massa dessa panqueca fácil é feita em uma bacia. Primeiro devem ser combinados os ingredientes secos – farinha de trigo, fermento, açúcar e sal. Depois, é preciso acrescentar o ovo batido e o leite. A cobertura leva Nutella esquentada no micro-ondas, maçã e mel.

21. Panqueca de iogurte: eis uma boa opção para quem quer inovar. O iogurte natural é combinado com o leite e a farinha peneirada. Então, são acrescentados à mistura os ovos e a manteiga derretida até a massa ficar com uma textura lisa e homogênea. A finalização é feita com o fermento, o bicarbonato, as raspas de laranja e o açúcar.

22. Panqueca americana vegana: essa é uma opção vegana de panqueca americana. O preparo consiste em misturar farinha, açúcar, sal, leite de soja, óleo e vinagre, mexendo bem. Depois, acrescenta-se o fermento. A sugestão é servir acompanhando de glucose de milho, leite de coco, bananas ou castanhas.

23. Panqueca com gotas de chocolate: para compor essa massa de panqueca fácil é necessário peneirar e combinar a farinha de trigo, o fermento, o sal e o açúcar. Então, o ovo, a água, a manteiga, a baunilha e o leite são reunidos à mistura. O preparo é realizado em uma frigideira untada e as gotas de chocolate devem ser acrescentadas antes de virar a massa.

24. Panqueca de amêndoas: a panqueca de amêndoas é uma ótima pedida pra quem prefere os preparos mais nutritivos. A massa é composta por ovo, farinha de coco e de amêndoas. A mistura é feita batendo com um garfo e o cozimento é realizado na frigideira com óleo de coco.

25. Panqueca com Nutella: o melaço é o ingrediente diferencial da massa dessa panqueca fácil. O preparo também leva ovo, açúcar, farinha de trigo, bicarbonato de sódio e leite. Para cozinhar deve-se utilizar a frigideira e cada panqueca precisa ser dourada dos dois lados. O recheio, de gostinho marcante, é feito com Nutella e bananas.

26. Panqueca de aveia com calda de caramelo e maçã: essa é uma versão bem completa de panqueca. Os ingredientes utilizados para realizar a massa são leite, iogurte, ovos, mel, fermento, bicarbonato, sal, farinha de trigo, aveia em flocos, suco e raspas de laranja. A calda que acompanha as panquecas é feita com mel, açúcar, suco de laranja, manteiga e maçã picada.

27. Panqueca de chia: a chia é um ingrediente antioxidante e que dá o toque diferencial dessa receita. O ovo, o açúcar, o sal, a essência de baunilha, a farinha de trigo, o fermento, o leite e a semente são utilizados para compor a massa da panqueca.

28. Panqueca de caramelo: o preparo da massa dessa panqueca é feito combinando a farinha de trigo com fermento em pó, açúcar e sal. O leite e o ovo devem ser acrescentados depois. A calda de caramelo utilizada para servir com as panquecas é feita a partir de uma mistura de açúcar mascavo, manteiga sem sal, creme de leite e sal marinho.

29. Panqueca integral com aveia: essa panqueca integral é composta a partir de uma mistura de três farinhas: a de aveia, a de trigo integral e a branca. O preparo também leva leite desnatado, açúcar mascavo, sal, essência de baunilha, ovo, óleo de girassol e fermento químico.

30. Panqueca com calda de chocolate: aqui, a panqueca é feita com uma massa de leite, ovo, farinha, fermento, sal, açúcar, óleo e essência de baunilha. Os discos de massa são fritos na frigideira e a cobertura fica por conta da calda composta de chocolate com creme leite sem soro.

Os preparos de panqueca fácil são variados e vão desde as versões doces até as salgadas. Veja também receitas de panqueca de batata doce, recheio de panqueca e panqueca sem ovo!

PARA VOCÊ